A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Eliana Silva de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1749
Resumo: In this paper, I investigate the professional experiences of six Elementary School teachers, in which I include myself, from Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Foundation, Belém/Pará, whose educational project embrace interdisciplinary constructivist environmental perspective that presuppose effective pupils participation in constructivist knowledge process interacting scholar contents and making the research possible. Aiming at drawing a profile of pedagogic actions lived in a context of social, historical and cultural implications which reveal structural subsides involved in the investigated educational project, I present docent narratives and report my own pedagogic practice. For such deeds, I utilize theoretical presupposition of narrative research that considers the reports of individual significant experiences from involved people, and I contextualize the docent practice establishing a dialog with pertinent literature and with the schools own documental material. From obtained data I could testify that some pedagogic practices glimmered at Escola Bosques physical space, even presenting imperfections, configure themselves as constructivist and interdisciplinary and institute themselves by research, becoming a special action to be considered for teaching quality amelioration.
id UFPA_9b86f1b10e6484e50dec6c1e754bb464
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1749
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2011-03-23T21:19:22Z2011-03-23T21:19:22Z2004-11-23SOUZA, Eliana Silva de. A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista. 2004. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1749In this paper, I investigate the professional experiences of six Elementary School teachers, in which I include myself, from Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Foundation, Belém/Pará, whose educational project embrace interdisciplinary constructivist environmental perspective that presuppose effective pupils participation in constructivist knowledge process interacting scholar contents and making the research possible. Aiming at drawing a profile of pedagogic actions lived in a context of social, historical and cultural implications which reveal structural subsides involved in the investigated educational project, I present docent narratives and report my own pedagogic practice. For such deeds, I utilize theoretical presupposition of narrative research that considers the reports of individual significant experiences from involved people, and I contextualize the docent practice establishing a dialog with pertinent literature and with the schools own documental material. From obtained data I could testify that some pedagogic practices glimmered at Escola Bosques physical space, even presenting imperfections, configure themselves as constructivist and interdisciplinary and institute themselves by research, becoming a special action to be considered for teaching quality amelioration.Neste estudo investigo as experiências profissionais de seis professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, entre os quais me incluo, da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque, Belém/Pará, cujo projeto educacional abarca a perspectiva ambiental construtivista interdisciplinar que pressupõe a efetiva participação do aluno no processo construtivo do conhecimento inter-relacionando conteúdos escolares e viabilizando a pesquisa. Buscando traçar um perfil das ações pedagógicas vivenciadas num contexto de implicações sócio-históricas, políticas e culturais que revelam os subsídios estruturais envolvidos no projeto educacional investigado, apresento as narrativas docentes e informo minha própria prática pedagógica. Para tanto, utilizo os pressupostos teóricos da pesquisa narrativa que considera os relatos das experiências individuais significativas dos participantes, e contextualizo a prática docente estabelecendo um diálogo com a literatura pertinente e com o material documental da própria escola. A partir dos dados obtidos, pude constatar que algumas práticas metodológicas vislumbradas no espaço físico da Escola Bosque, se configuram de forma construtivista e interdisciplinar e se estabelece por meio da pesquisa, se colocando como ação diferenciada a ser considerada para melhoria da qualidade do ensino.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOPrática de ensinoEducação ambientalFundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe MoreiraConstrutivismo (Educação)Belém - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraA prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivistaThe practical professor in the School Forest: the educative challenge of a proposal constructivistinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGONÇALVES, Terezinha Valim Oliverhttp://lattes.cnpq.br/0496932429575513http://lattes.cnpq.br/9884421271153269SOUZA, Eliana Silva deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_PraticaDocenteEscola.pdfDissertacao_PraticaDocenteEscola.pdfapplication/pdf1093327http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1749/1/Dissertacao_PraticaDocenteEscola.pdf5a901fdb20297ec75d2bc7809751ffe8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1749/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1749/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1749/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_PraticaDocenteEscola.pdf.txtDissertacao_PraticaDocenteEscola.pdf.txtExtracted texttext/plain178858http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1749/5/Dissertacao_PraticaDocenteEscola.pdf.txt7b27ed56f04b9e89e101de890c1c492cMD552011/17492019-05-23 10:25:55.264oai:repositorio.ufpa.br:2011/1749Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T13:25:55Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The practical professor in the School Forest: the educative challenge of a proposal constructivist
title A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista
spellingShingle A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista
SOUZA, Eliana Silva de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Prática de ensino
Educação ambiental
Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira
Construtivismo (Educação)
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
title_short A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista
title_full A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista
title_fullStr A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista
title_full_unstemmed A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista
title_sort A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista
author SOUZA, Eliana Silva de
author_facet SOUZA, Eliana Silva de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0496932429575513
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9884421271153269
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Eliana Silva de
contributor_str_mv GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Prática de ensino
Educação ambiental
Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira
Construtivismo (Educação)
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Educação ambiental
Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira
Construtivismo (Educação)
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
description In this paper, I investigate the professional experiences of six Elementary School teachers, in which I include myself, from Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Foundation, Belém/Pará, whose educational project embrace interdisciplinary constructivist environmental perspective that presuppose effective pupils participation in constructivist knowledge process interacting scholar contents and making the research possible. Aiming at drawing a profile of pedagogic actions lived in a context of social, historical and cultural implications which reveal structural subsides involved in the investigated educational project, I present docent narratives and report my own pedagogic practice. For such deeds, I utilize theoretical presupposition of narrative research that considers the reports of individual significant experiences from involved people, and I contextualize the docent practice establishing a dialog with pertinent literature and with the schools own documental material. From obtained data I could testify that some pedagogic practices glimmered at Escola Bosques physical space, even presenting imperfections, configure themselves as constructivist and interdisciplinary and institute themselves by research, becoming a special action to be considered for teaching quality amelioration.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Eliana Silva de. A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista. 2004. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1749
identifier_str_mv SOUZA, Eliana Silva de. A prática docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista. 2004. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Educação Matemática e Científica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1749/1/Dissertacao_PraticaDocenteEscola.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1749/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1749/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1749/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1749/5/Dissertacao_PraticaDocenteEscola.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a901fdb20297ec75d2bc7809751ffe8
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e
1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
7b27ed56f04b9e89e101de890c1c492c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1797787948185288704