A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Milena
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Stobäus, Claus Dieter, Vitória, Maria Inês Côrte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20530
Resumo: O presente artigo teve como objetivo discutir elementos encontrados na Dissertação de Mestrado da autora com seu orientador, sobre práticas positivas de qualificação da leitura e da escrita durante o Curso de Graduação, que primam pelo desenvolvimento de habilidades da pessoa enquanto leitor/escritor. A coleta de dados transversalmente foi feita com alunos na disciplina Educação e Literatura Infantil, durante o desenvolvimento de quatro semestres do Curso de Graduação em Pedagogia, na PUCRS, aplicando um questionário, acompanhamento de relatos através da Plataforma Moodle e observações em sala de aula, cujas respostas foram analisadas qualitativamente através da técnica de Análise de Conteúdo. Como principal achado, percebemos a interinfluência de bons exemplos de uma prática positiva em aula, levando à qualificação de habilidades enquanto aluno e da pessoa do leitor/escritor em desenvolvimento, durante a disciplina, bem como o quanto é imprescindível uma abordagem positiva afetiva, cognitivamente e socialmente, em leitura e escrita que foque sobre o desenvolvimento humano também no Ensino Superior.
id UFPB-11_7427b9af8666179f74f8800a1e07bfad
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/20530
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADESO presente artigo teve como objetivo discutir elementos encontrados na Dissertação de Mestrado da autora com seu orientador, sobre práticas positivas de qualificação da leitura e da escrita durante o Curso de Graduação, que primam pelo desenvolvimento de habilidades da pessoa enquanto leitor/escritor. A coleta de dados transversalmente foi feita com alunos na disciplina Educação e Literatura Infantil, durante o desenvolvimento de quatro semestres do Curso de Graduação em Pedagogia, na PUCRS, aplicando um questionário, acompanhamento de relatos através da Plataforma Moodle e observações em sala de aula, cujas respostas foram analisadas qualitativamente através da técnica de Análise de Conteúdo. Como principal achado, percebemos a interinfluência de bons exemplos de uma prática positiva em aula, levando à qualificação de habilidades enquanto aluno e da pessoa do leitor/escritor em desenvolvimento, durante a disciplina, bem como o quanto é imprescindível uma abordagem positiva afetiva, cognitivamente e socialmente, em leitura e escrita que foque sobre o desenvolvimento humano também no Ensino Superior.Editora da UFPB2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20530Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): RTE (July.-Dec.); 188-202Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014): RTE (jul.-dic.); 188-202Revista Temas em Educação; v. 23 n. 2 (2014): RTE (jul.-dez.); 188-2022359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20530/12568Ramos, MilenaStobäus, Claus DieterVitória, Maria Inês Côrteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:00Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20530Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES
title A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES
spellingShingle A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES
Ramos, Milena
title_short A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES
title_full A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES
title_fullStr A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES
title_sort A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES
author Ramos, Milena
author_facet Ramos, Milena
Stobäus, Claus Dieter
Vitória, Maria Inês Côrte
author_role author
author2 Stobäus, Claus Dieter
Vitória, Maria Inês Côrte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Milena
Stobäus, Claus Dieter
Vitória, Maria Inês Côrte
description O presente artigo teve como objetivo discutir elementos encontrados na Dissertação de Mestrado da autora com seu orientador, sobre práticas positivas de qualificação da leitura e da escrita durante o Curso de Graduação, que primam pelo desenvolvimento de habilidades da pessoa enquanto leitor/escritor. A coleta de dados transversalmente foi feita com alunos na disciplina Educação e Literatura Infantil, durante o desenvolvimento de quatro semestres do Curso de Graduação em Pedagogia, na PUCRS, aplicando um questionário, acompanhamento de relatos através da Plataforma Moodle e observações em sala de aula, cujas respostas foram analisadas qualitativamente através da técnica de Análise de Conteúdo. Como principal achado, percebemos a interinfluência de bons exemplos de uma prática positiva em aula, levando à qualificação de habilidades enquanto aluno e da pessoa do leitor/escritor em desenvolvimento, durante a disciplina, bem como o quanto é imprescindível uma abordagem positiva afetiva, cognitivamente e socialmente, em leitura e escrita que foque sobre o desenvolvimento humano também no Ensino Superior.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20530
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20530/12568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): RTE (July.-Dec.); 188-202
Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014): RTE (jul.-dic.); 188-202
Revista Temas em Educação; v. 23 n. 2 (2014): RTE (jul.-dez.); 188-202
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908810596352