A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20530 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo discutir elementos encontrados na Dissertação de Mestrado da autora com seu orientador, sobre práticas positivas de qualificação da leitura e da escrita durante o Curso de Graduação, que primam pelo desenvolvimento de habilidades da pessoa enquanto leitor/escritor. A coleta de dados transversalmente foi feita com alunos na disciplina Educação e Literatura Infantil, durante o desenvolvimento de quatro semestres do Curso de Graduação em Pedagogia, na PUCRS, aplicando um questionário, acompanhamento de relatos através da Plataforma Moodle e observações em sala de aula, cujas respostas foram analisadas qualitativamente através da técnica de Análise de Conteúdo. Como principal achado, percebemos a interinfluência de bons exemplos de uma prática positiva em aula, levando à qualificação de habilidades enquanto aluno e da pessoa do leitor/escritor em desenvolvimento, durante a disciplina, bem como o quanto é imprescindível uma abordagem positiva afetiva, cognitivamente e socialmente, em leitura e escrita que foque sobre o desenvolvimento humano também no Ensino Superior. |
id |
UFPB-11_7427b9af8666179f74f8800a1e07bfad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/20530 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADESO presente artigo teve como objetivo discutir elementos encontrados na Dissertação de Mestrado da autora com seu orientador, sobre práticas positivas de qualificação da leitura e da escrita durante o Curso de Graduação, que primam pelo desenvolvimento de habilidades da pessoa enquanto leitor/escritor. A coleta de dados transversalmente foi feita com alunos na disciplina Educação e Literatura Infantil, durante o desenvolvimento de quatro semestres do Curso de Graduação em Pedagogia, na PUCRS, aplicando um questionário, acompanhamento de relatos através da Plataforma Moodle e observações em sala de aula, cujas respostas foram analisadas qualitativamente através da técnica de Análise de Conteúdo. Como principal achado, percebemos a interinfluência de bons exemplos de uma prática positiva em aula, levando à qualificação de habilidades enquanto aluno e da pessoa do leitor/escritor em desenvolvimento, durante a disciplina, bem como o quanto é imprescindível uma abordagem positiva afetiva, cognitivamente e socialmente, em leitura e escrita que foque sobre o desenvolvimento humano também no Ensino Superior.Editora da UFPB2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20530Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): RTE (July.-Dec.); 188-202Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014): RTE (jul.-dic.); 188-202Revista Temas em Educação; v. 23 n. 2 (2014): RTE (jul.-dez.); 188-2022359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20530/12568Ramos, MilenaStobäus, Claus DieterVitória, Maria Inês Côrteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:00Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20530Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES |
title |
A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES Ramos, Milena |
title_short |
A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES |
title_full |
A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES |
title_sort |
A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES |
author |
Ramos, Milena |
author_facet |
Ramos, Milena Stobäus, Claus Dieter Vitória, Maria Inês Côrte |
author_role |
author |
author2 |
Stobäus, Claus Dieter Vitória, Maria Inês Côrte |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Milena Stobäus, Claus Dieter Vitória, Maria Inês Côrte |
description |
O presente artigo teve como objetivo discutir elementos encontrados na Dissertação de Mestrado da autora com seu orientador, sobre práticas positivas de qualificação da leitura e da escrita durante o Curso de Graduação, que primam pelo desenvolvimento de habilidades da pessoa enquanto leitor/escritor. A coleta de dados transversalmente foi feita com alunos na disciplina Educação e Literatura Infantil, durante o desenvolvimento de quatro semestres do Curso de Graduação em Pedagogia, na PUCRS, aplicando um questionário, acompanhamento de relatos através da Plataforma Moodle e observações em sala de aula, cujas respostas foram analisadas qualitativamente através da técnica de Análise de Conteúdo. Como principal achado, percebemos a interinfluência de bons exemplos de uma prática positiva em aula, levando à qualificação de habilidades enquanto aluno e da pessoa do leitor/escritor em desenvolvimento, durante a disciplina, bem como o quanto é imprescindível uma abordagem positiva afetiva, cognitivamente e socialmente, em leitura e escrita que foque sobre o desenvolvimento humano também no Ensino Superior. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20530 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20530/12568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): RTE (July.-Dec.); 188-202 Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014): RTE (jul.-dic.); 188-202 Revista Temas em Educação; v. 23 n. 2 (2014): RTE (jul.-dez.); 188-202 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908810596352 |