A INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magarinos de Souza Leão, Márcia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20878
Resumo: O presente trabalho apresenta uma revisão das formas de interagir em educação a distância on-line. Primeiramente, há uma discussão sobre o conceito de interação em ambiente on-line. Em seguida, com base nas relações entre professor-aluno, aluno-aluno, aluno-conteúdo, professor-professor, professor-conteúdo e conteúdo-conteúdo descritas por Anderson (2003a), as atuais possibilidades de interação em cursos on-line são descritas, considerando diferentes propostas pedagógicas e desenhos de curso, assim como as variadas funções do professor e do aluno, além da contribuição da tecnologia. A escolha das formas de interação depende das decisões do desenhista instrucional e/ou do professor, com base nos objetivos e nas circunstâncias próprias a cada curso.
id UFPB-11_b3454bda4173f6440f48163414a4b785
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/20878
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling A INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINEO presente trabalho apresenta uma revisão das formas de interagir em educação a distância on-line. Primeiramente, há uma discussão sobre o conceito de interação em ambiente on-line. Em seguida, com base nas relações entre professor-aluno, aluno-aluno, aluno-conteúdo, professor-professor, professor-conteúdo e conteúdo-conteúdo descritas por Anderson (2003a), as atuais possibilidades de interação em cursos on-line são descritas, considerando diferentes propostas pedagógicas e desenhos de curso, assim como as variadas funções do professor e do aluno, além da contribuição da tecnologia. A escolha das formas de interação depende das decisões do desenhista instrucional e/ou do professor, com base nos objetivos e nas circunstâncias próprias a cada curso.Editora da UFPB2014-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20878Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): RTE (July.-Dec.); 156-174Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014): RTE (jul.-dic.); 156-174Revista Temas em Educação; v. 23 n. 2 (2014): RTE (jul.-dez.); 156-1742359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20878/12565Magarinos de Souza Leão, Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:00Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20878Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
title A INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
spellingShingle A INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
Magarinos de Souza Leão, Márcia
title_short A INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
title_full A INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
title_fullStr A INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
title_full_unstemmed A INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
title_sort A INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
author Magarinos de Souza Leão, Márcia
author_facet Magarinos de Souza Leão, Márcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magarinos de Souza Leão, Márcia
description O presente trabalho apresenta uma revisão das formas de interagir em educação a distância on-line. Primeiramente, há uma discussão sobre o conceito de interação em ambiente on-line. Em seguida, com base nas relações entre professor-aluno, aluno-aluno, aluno-conteúdo, professor-professor, professor-conteúdo e conteúdo-conteúdo descritas por Anderson (2003a), as atuais possibilidades de interação em cursos on-line são descritas, considerando diferentes propostas pedagógicas e desenhos de curso, assim como as variadas funções do professor e do aluno, além da contribuição da tecnologia. A escolha das formas de interação depende das decisões do desenhista instrucional e/ou do professor, com base nos objetivos e nas circunstâncias próprias a cada curso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20878
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20878/12565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): RTE (July.-Dec.); 156-174
Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014): RTE (jul.-dic.); 156-174
Revista Temas em Educação; v. 23 n. 2 (2014): RTE (jul.-dez.); 156-174
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908820033536