Do cinema mudo à Nuberu Bagu: uma introdução ao Japão e seu cinema industrial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25949 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é conduzir uma introdução a história do Japão sob o viés do cinema, através das intensas transformações conjunturais que ocorreram durante o século XX. Conforme o sucesso do cinema industrial japonês, correspondido periodicamente do começo do século XX até a década de 1970. Sempre aplicando o esforço de pensar às vezes que o cinema foi utilizado como ferramenta política. Este cinema japonês, que em sua essência, sempre foi industrial e deteve pouco espaço para a influência independente. Para isto, é abarcada a conjuntura política do período anterior, que no ocidente, se entende como era “feudal japonesa”, conhecido como período Edo. O período foi bastante influente para o cinema, formulando um próprio gênero cinematográfico discutido no artigo. O cinema - da transição do período Edo para o período contemporâneo - foi utilizado como instrumento de modernização, apesar de em sua gênese, se inspirar fortemente no teatro tradicional japonês. Essa herança, no início do século XX, é debatida. E as influências externas de Hollywood são incorporadas ao ato de fazer cinema no Japão no começo do século. A primeira e segunda guerra afetam diretamente a cinematografia, utilizada como propaganda de guerra durante a primeira e censurada após a derrota do eixo na segunda. Esse cinema, é novamente utilizado como ferramenta para a condução intelectual-popular da política do país, e do fazer do senso comum. Por vezes estimulando a belicosidade, e após a guerra, trazendo a perspectiva pacifista estimulada pela ocupação americana em território japonês. Após a segunda guerra, o cinema japonês - hoje conhecido como clássico - se consolida, durante a década de 1950. Quando há a expansão cinematográfica do Japão para o mundo ocidental, ganhando festivais e conquistando aclamação crítica. Com a chegada da televisão e da popularização do home-video o cinema mainstream entra em decadência, e os diretores e produtoras procuram se reinventar através do exploitation que ficou conhecido como o movimento da Nuberu Bagu. Buscando novas formas de invenção, mas também por consequência, trazendo perspectivas novas e nunca antes vistas como o gênero e a sexualidade. |
id |
UFPB-2_8dcdbfcf5d85f31df3697dc1ccaa2852 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25949 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-01-24T12:04:47Z2023-01-24T12:04:47Z2022-12https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25949O objetivo deste artigo é conduzir uma introdução a história do Japão sob o viés do cinema, através das intensas transformações conjunturais que ocorreram durante o século XX. Conforme o sucesso do cinema industrial japonês, correspondido periodicamente do começo do século XX até a década de 1970. Sempre aplicando o esforço de pensar às vezes que o cinema foi utilizado como ferramenta política. Este cinema japonês, que em sua essência, sempre foi industrial e deteve pouco espaço para a influência independente. Para isto, é abarcada a conjuntura política do período anterior, que no ocidente, se entende como era “feudal japonesa”, conhecido como período Edo. O período foi bastante influente para o cinema, formulando um próprio gênero cinematográfico discutido no artigo. O cinema - da transição do período Edo para o período contemporâneo - foi utilizado como instrumento de modernização, apesar de em sua gênese, se inspirar fortemente no teatro tradicional japonês. Essa herança, no início do século XX, é debatida. E as influências externas de Hollywood são incorporadas ao ato de fazer cinema no Japão no começo do século. A primeira e segunda guerra afetam diretamente a cinematografia, utilizada como propaganda de guerra durante a primeira e censurada após a derrota do eixo na segunda. Esse cinema, é novamente utilizado como ferramenta para a condução intelectual-popular da política do país, e do fazer do senso comum. Por vezes estimulando a belicosidade, e após a guerra, trazendo a perspectiva pacifista estimulada pela ocupação americana em território japonês. Após a segunda guerra, o cinema japonês - hoje conhecido como clássico - se consolida, durante a década de 1950. Quando há a expansão cinematográfica do Japão para o mundo ocidental, ganhando festivais e conquistando aclamação crítica. Com a chegada da televisão e da popularização do home-video o cinema mainstream entra em decadência, e os diretores e produtoras procuram se reinventar através do exploitation que ficou conhecido como o movimento da Nuberu Bagu. Buscando novas formas de invenção, mas também por consequência, trazendo perspectivas novas e nunca antes vistas como o gênero e a sexualidade..Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-24T12:04:47Z No. of bitstreams: 1 Rodolfo França de Souza (1) (1).docx (1).pdf: 1397445 bytes, checksum: 4801bbb41cc4765ee138e29f840bca0c (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-24T12:04:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodolfo França de Souza (1) (1).docx (1).pdf: 1397445 bytes, checksum: 4801bbb41cc4765ee138e29f840bca0c (MD5) Previous issue date: 2022-12porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilHistóriaCNPQ::CIENCIAS HUMANASJapão; Cinema; História Contemporânea.Do cinema mudo à Nuberu Bagu: uma introdução ao Japão e seu cinema industrialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVeiga, Ana MariaSouza, Rodolfo França deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTRodolfo França de Souza (1) (1).docx (1).pdf.txtRodolfo França de Souza (1) (1).docx (1).pdf.txtExtracted texttext/plain64393https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25949/3/Rodolfo%20Fran%c3%a7a%20de%20Souza%20%281%29%20%281%29.docx%20%281%29.pdf.txt14c1cf49ad1ae2fef8b3f62ee1dca4b9MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25949/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALRodolfo França de Souza (1) (1).docx (1).pdfRodolfo França de Souza (1) (1).docx (1).pdfapplication/pdf1397445https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25949/1/Rodolfo%20Fran%c3%a7a%20de%20Souza%20%281%29%20%281%29.docx%20%281%29.pdf4801bbb41cc4765ee138e29f840bca0cMD51123456789/259492023-01-25 03:05:58.581QVVUT1JJWkHDh8ODTyBFIExJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBdXRvcml6byBlIGVzdG91IGRlIGFjb3JkbywgbmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBhdXRvLWRlcG9zaXRhZGEsIGNvbmZvcm1lIExlaSBuwrogOTYxMC85OCwgb3Mgc2VndWludGVzIHRlcm1vczoKIApEYSBEaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSAKTyBhdXRvciBkZWNsYXJhIHF1ZTogCmEpIE8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0ZSB0ZXJtby4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuIApiKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgUGFyYcOtYmEgb3MgZGlyZWl0b3MgcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0ZSB0ZXJtbywgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IGNvbnRlw7pkbyBkbyB0cmFiYWxobyBlbnRyZWd1ZS4gCmMpIFNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvIHBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIHF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgUGFyYcOtYmEgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCmQpIENvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZQQiBvIGRpcmVpdG8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgdHJhZHV6aXIsIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4KZSkgVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZQQiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgcXVhbHF1ZXIgbWVpbyBvdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgpmKSBWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRlBCIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKRG9zIEVtYmFyZ29zIGUgUmVzdHJpw6fDtWVzIGRlIEFjZXNzbwpPIGVtYmFyZ28gcG9kZXLDoSBzZXIgbWFudGlkbyBwb3IgYXTDqSAxICh1bSkgYW5vLCBwb2RlbmRvIHNlciBwcm9ycm9nYWRvIHBvciBpZ3VhbCBwZXLDrW9kbywgY29tIGEgbmVjZXNzaWRhZGUgZGUgYW5leGFyIGRvY3VtZW50b3MgY29tcHJvYmF0w7NyaW9zLiBPIHJlc3VtbyBlIG9zIG1ldGFkYWRvcyBkZXNjcml0aXZvcyBzZXLDo28gZGlzcG9uaWJpbGl6YWRvcyBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRlBCLgpPIGRlcMOzc2l0byBkbyB0cmFiYWxobyDDqSBvYnJpZ2F0w7NyaW8sIGluZGVwZW5kZW50ZSBkbyBlbWJhcmdvLgpRdWFuZG8gZW1iYXJnYWRvLCBvIHRyYWJhbGhvIHBlcm1hbmVjZXLDoSBpbmRpc3BvbsOtdmVsIGVucXVhbnRvIHZpZ29yYXIgYXMgcmVzdHJpw6fDtWVzLiBQYXNzYWRvIG8gcGVyw61vZG8gZG8gZW1iYXJnbywgbyB0cmFiYWxobyBzZXLDoSBhdXRvbWF0aWNhbWVudGUgZGlzcG9uaWJpbGl6YWRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEIuIAo=Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do cinema mudo à Nuberu Bagu: uma introdução ao Japão e seu cinema industrial |
title |
Do cinema mudo à Nuberu Bagu: uma introdução ao Japão e seu cinema industrial |
spellingShingle |
Do cinema mudo à Nuberu Bagu: uma introdução ao Japão e seu cinema industrial Souza, Rodolfo França de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Japão; Cinema; História Contemporânea. |
title_short |
Do cinema mudo à Nuberu Bagu: uma introdução ao Japão e seu cinema industrial |
title_full |
Do cinema mudo à Nuberu Bagu: uma introdução ao Japão e seu cinema industrial |
title_fullStr |
Do cinema mudo à Nuberu Bagu: uma introdução ao Japão e seu cinema industrial |
title_full_unstemmed |
Do cinema mudo à Nuberu Bagu: uma introdução ao Japão e seu cinema industrial |
title_sort |
Do cinema mudo à Nuberu Bagu: uma introdução ao Japão e seu cinema industrial |
author |
Souza, Rodolfo França de |
author_facet |
Souza, Rodolfo França de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veiga, Ana Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rodolfo França de |
contributor_str_mv |
Veiga, Ana Maria |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Japão; Cinema; História Contemporânea. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Japão; Cinema; História Contemporânea. |
description |
O objetivo deste artigo é conduzir uma introdução a história do Japão sob o viés do cinema, através das intensas transformações conjunturais que ocorreram durante o século XX. Conforme o sucesso do cinema industrial japonês, correspondido periodicamente do começo do século XX até a década de 1970. Sempre aplicando o esforço de pensar às vezes que o cinema foi utilizado como ferramenta política. Este cinema japonês, que em sua essência, sempre foi industrial e deteve pouco espaço para a influência independente. Para isto, é abarcada a conjuntura política do período anterior, que no ocidente, se entende como era “feudal japonesa”, conhecido como período Edo. O período foi bastante influente para o cinema, formulando um próprio gênero cinematográfico discutido no artigo. O cinema - da transição do período Edo para o período contemporâneo - foi utilizado como instrumento de modernização, apesar de em sua gênese, se inspirar fortemente no teatro tradicional japonês. Essa herança, no início do século XX, é debatida. E as influências externas de Hollywood são incorporadas ao ato de fazer cinema no Japão no começo do século. A primeira e segunda guerra afetam diretamente a cinematografia, utilizada como propaganda de guerra durante a primeira e censurada após a derrota do eixo na segunda. Esse cinema, é novamente utilizado como ferramenta para a condução intelectual-popular da política do país, e do fazer do senso comum. Por vezes estimulando a belicosidade, e após a guerra, trazendo a perspectiva pacifista estimulada pela ocupação americana em território japonês. Após a segunda guerra, o cinema japonês - hoje conhecido como clássico - se consolida, durante a década de 1950. Quando há a expansão cinematográfica do Japão para o mundo ocidental, ganhando festivais e conquistando aclamação crítica. Com a chegada da televisão e da popularização do home-video o cinema mainstream entra em decadência, e os diretores e produtoras procuram se reinventar através do exploitation que ficou conhecido como o movimento da Nuberu Bagu. Buscando novas formas de invenção, mas também por consequência, trazendo perspectivas novas e nunca antes vistas como o gênero e a sexualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-24T12:04:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-24T12:04:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25949 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25949/3/Rodolfo%20Fran%c3%a7a%20de%20Souza%20%281%29%20%281%29.docx%20%281%29.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25949/2/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25949/1/Rodolfo%20Fran%c3%a7a%20de%20Souza%20%281%29%20%281%29.docx%20%281%29.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14c1cf49ad1ae2fef8b3f62ee1dca4b9 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 4801bbb41cc4765ee138e29f840bca0c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562279984758784 |