Cálculo de área e perímetro das principais figuras planas: discutindo a adequação de exercícios e problemas para o GeoGebra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erenilson Francisco da.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/779
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de discutir a adequação de exercícios e problemas envolvendo área e perímetro das principais figuras planas para o trabalho com o GeoGebra. Como referencial teórico utilizamos, entre outros, autores como TOLEDO e TOLEDO, (1997), DANTE (2000) e ASSIS e BEZERRA (2011). Procuramos com base em Dante (2000), mostrar os diversos tipos de problemas e exercícios. Selecionamos diversos problemas envolvendo área e/ou perímetro das principais figuras planas nos livros didáticos de Matemática de uma escola da cidade de Pitimbu. Concluímos que os problemas não servem para o trabalho com o GeoGebra, pois não exploram o aspecto dinâmico do software, o GeoGebra neste caso seria usado apenas como ferramenta de desenho e/ou ferramenta de cálculo, tornando sua utilização desnecessária e assim as atividades muitas vezes se resumiriam apenas a aplicação de fórmulas. Assim, criamos e/ou adaptamos problemas que exploram o aspecto dinâmico do software e também a capacidade interpretativa dos alunos, levando-os a uma aprendizagem significativa dos conceitos abordados. Além disso, também concluímos que o GeoGebra é uma importante ferramenta didática, pois auxilia o professor no processo ensino-aprendizagem, pois trabalha a capacidade criativa e interpretativa dos alunos de forma dinâmica, levando-os, no nosso caso, a compreenderem o conceito de área e perímetro das principais figuras planas de forma significativa.
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Assim, criamos e/ou adaptamos problemas que exploram o aspecto dinâmico do software e também a capacidade interpretativa dos alunos, levando-os a uma aprendizagem significativa dos conceitos abordados. Além disso, também concluímos que o GeoGebra é uma importante ferramenta didática, pois auxilia o professor no processo ensino-aprendizagem, pois trabalha a capacidade criativa e interpretativa dos alunos de forma dinâmica, levando-os, no nosso caso, a compreenderem o conceito de área e perímetro das principais figuras planas de forma significativa.This paper aims to discuss the adequacy of exercises and problems involving area and perimeter of the main plane figures to work with GeoGebra. As a theoretical framework we use, among others, and authors like TOLEDO TOLEDO, (1997), DANTE (2000) and ASSISI and BEZERRA (2011). We try based on Dante (2000), showing the various types of problems and exercises. We selected several problems involving area and/or perimeter of the main plane figures in textbooks of mathematics in a school in Pitimbu. We conclude that the problems are not intended to work with GeoGebra therefore do not exploit the dynamic aspect of the software, GeoGebra this case would be used only as a drawing and/or the calculation tool tool, making their unnecessary use and so the activities often could sum up just applying formulas. Thus, we have created and/or adapted problems that explore the dynamic aspect of the software and the interpretive skills of the students, leading them to a meaningful learning of the concepts covered. Furthermore, we also concluded that GeoGebra is an important teaching tool because it assists the teacher in the teaching- learning process, because it works the creative and interpretive skills of the students in a dynamic way, leading them, in our case, to understand the concept of area and perimeter of the main plane figures significantly.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2014-09-22T20:21:03Z No. of bitstreams: 1 EFS22092014.pdf: 1256563 bytes, checksum: 072a709b316f1ba3c7afa33906b8b80a (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-22T20:21:03Z (GMT). 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