Análise da Eficiência nos Gastos Públicos com Educação Fundamental nos Colégios Militares do Exército em 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Gilberto Magalhães da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Tarso Rocha Lula, Dantas, Marke Geisy da Silva, Araújo, Aneide Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Evidenciação Contábil & Finanças
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27425
Resumo: Este artigo teve como objetivo avaliar a eficiência na alocação dos gastos públicos com educação nos Colégios Militares do Exército. Foram tomados como referência de estudo os anos de 2009 e 2011 do 9º ano de estudo, que é a série final do ensino fundamental. A amostra da pesquisa foi composta pelas 12 unidades que fazem parte do Sistema Colégio Militar do Brasil. Para análise da eficiência nos gastos com educação foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA), tendo-se como insumos as variáveis despesa com educação, número de alunos matriculados e número de professores (insumos). E, como produto, o IDEB dos colégios para os anos de 2009 e 2011. Os resultados da pesquisa mostraram que para o ano de 2009 sete colégios (58,34%) foram considerados eficientes e, para o ano de 2011, apenas quatro unidades (30%), mediante o modelo DEA-BCC. Quando analisado através do modelo CCR, cinco colégios (41,67%) se mostraram eficientes, já em relação a 2011, apenas três (25%). A pesquisa contribuiu no sentido de proporcionar aos ordenadores de despesa uma ferramenta capaz de auxiliar na avaliação da gestão e permitir a tomada de decisões por estes gestores, no sentido de maximizar a utilidade dos recursos e proporcionar uma melhor eficiência na alocação dos recursos públicos. Pode-se destacar que os colégios que apresentaram maior alocação de recursos, não necessariamente, apresentaram-se eficientes indicando a necessidade de uma melhor gestão dos recursos por parte dos gestores frente a essas organizações. Os resultados aqui apresentados podem ser definidos como uma análise de eficiência relativa, uma vez que as escolas foram consideradas eficientes quando comparadas com os outros colégios que compõem a amostra da pesquisa.
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