A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Ariela Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6275
Resumo: The current work intends to analyze betrayal in action at the play A mulher sem pecado, by Nelson Rodrigues. The perception that the title of genius author was compared to damned one, led us to observe which precepts led the author´s playwriting production, seeking the roots of his theater in Brazilian Modernism. Apart from the relations with such esthetic movement, we seek noticing, in his poetic, the importance of concepts connected to tragedy, to fait divers, and to melodrama, used at analysis, of chosen corpus. Talking about a handicapped husband´s obsession, Olegário, by his wife, Lídia, the play is about a constant persecution, with dynamic dialogues and tension measured by the interruption of such dialogues. Analysis allow us to say that Nelson Rodrigues endow the play of an occult complexity, weaving elements that hides, a conection of dramatic genre that leads on stage, trhough formal transgressions, the transgression of a woman which had no sins.
id UFPB_3890a11a1465743c7cf43c31b8cb016b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/6275
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson RodriguesThe insidious voice of treason: tragedy, melodrama and fait divers at A mulher sem pecado, of Nelson RodriguesNelson RodriguesTragédiaFait diversMelodramaNelson RodriguesTragedyFait diversMelodramaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThe current work intends to analyze betrayal in action at the play A mulher sem pecado, by Nelson Rodrigues. The perception that the title of genius author was compared to damned one, led us to observe which precepts led the author´s playwriting production, seeking the roots of his theater in Brazilian Modernism. Apart from the relations with such esthetic movement, we seek noticing, in his poetic, the importance of concepts connected to tragedy, to fait divers, and to melodrama, used at analysis, of chosen corpus. Talking about a handicapped husband´s obsession, Olegário, by his wife, Lídia, the play is about a constant persecution, with dynamic dialogues and tension measured by the interruption of such dialogues. Analysis allow us to say that Nelson Rodrigues endow the play of an occult complexity, weaving elements that hides, a conection of dramatic genre that leads on stage, trhough formal transgressions, the transgression of a woman which had no sins.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO presente trabalho tem como objetivo analisar a traição como ação na obra A mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues. A percepção de que o título de autor genial recebia contrastes com o de autor maldito, levou-nos a observar quais preceitos nortearam a produção dramatúrgica do autor, buscando raízes do seu teatro no Modernismo brasileiro. Afora as relações com tal movimento estético, procuramos perceber a importância, em sua poética, de conceitos ligados à tragédia, ao fait divers e ao melodrama, utilizados na análise do corpus escolhido. Tratando da obsessão de um marido paralítico, Olegário, por sua esposa, Lídia, a peça configura uma perseguição constante, com diálogos dinâmicos e tensões pautadas nas interrupções de tais diálogos. Análises permitem-nos dizer que Nelson Rodrigues dota a peça em questão de uma complexidade oculta, tecendo elementos que escondem, no trato de uma temática tão corriqueira como o adultério, um imbricamento de gêneros dramáticos que leva ao palco, através de transgressões formais, a transgressão de uma mulher que não possuía pecados.Universidade Federal da Paraí­baBRLetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPBAzevedo, Sandra Amélia Luna Cirne dehttp://lattes.cnpq.br/9692262228730123Sales, Ariela Fernandes2015-05-14T12:39:56Z2018-07-21T00:16:43Z2014-09-082018-07-21T00:16:43Z2014-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSALES, Ariela Fernandes. A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6275porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:25:08Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:25:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues
The insidious voice of treason: tragedy, melodrama and fait divers at A mulher sem pecado, of Nelson Rodrigues
title A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues
spellingShingle A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues
Sales, Ariela Fernandes
Nelson Rodrigues
Tragédia
Fait divers
Melodrama
Nelson Rodrigues
Tragedy
Fait divers
Melodrama
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues
title_full A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues
title_fullStr A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues
title_full_unstemmed A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues
title_sort A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues
author Sales, Ariela Fernandes
author_facet Sales, Ariela Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Sandra Amélia Luna Cirne de
http://lattes.cnpq.br/9692262228730123
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Ariela Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Nelson Rodrigues
Tragédia
Fait divers
Melodrama
Nelson Rodrigues
Tragedy
Fait divers
Melodrama
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Nelson Rodrigues
Tragédia
Fait divers
Melodrama
Nelson Rodrigues
Tragedy
Fait divers
Melodrama
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The current work intends to analyze betrayal in action at the play A mulher sem pecado, by Nelson Rodrigues. The perception that the title of genius author was compared to damned one, led us to observe which precepts led the author´s playwriting production, seeking the roots of his theater in Brazilian Modernism. Apart from the relations with such esthetic movement, we seek noticing, in his poetic, the importance of concepts connected to tragedy, to fait divers, and to melodrama, used at analysis, of chosen corpus. Talking about a handicapped husband´s obsession, Olegário, by his wife, Lídia, the play is about a constant persecution, with dynamic dialogues and tension measured by the interruption of such dialogues. Analysis allow us to say that Nelson Rodrigues endow the play of an occult complexity, weaving elements that hides, a conection of dramatic genre that leads on stage, trhough formal transgressions, the transgression of a woman which had no sins.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-08
2014-03-25
2015-05-14T12:39:56Z
2018-07-21T00:16:43Z
2018-07-21T00:16:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Ariela Fernandes. A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6275
identifier_str_mv SALES, Ariela Fernandes. A voz insidiosa da traição: tragédia, melodrama e fait divers em a mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1797057417127657472