Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento , Flaviano Batista do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9351
Resumo: With the aim of subsidizing students with disabilities and reduced mobility in achieving equality, equity of opportunity and space in academic society in their total or partial university experience, presented himself, as objective of our research, the creation of an evaluation instrument that has as result an indicator of the level of accessibility of the university academic centers of Higher Education Institutions (IES), having as a case study the Center of Legal Sciences (CCJ) of the Federal University of Paraíba (UFPB). The developed instrument measured the accessibility of the academic structure that configures university academic centers based on technical and instrumental parameters that make up the dimensions: architectural, communicational; methodological; instrumental; programmatic and attitudinal. As a result, a global indicator was presented – Indicator A6 – which testifies to how accessible the academic university center under study, contributing to the management, mobilization, debate and evaluation of the institutional actors, in view of the importance of promoting accessibility as an empowerment for admission, permanence and completion of higher education of those historically marginalized.
id UFPB_5d7443e693a8cd5f8970349dc1b4d655
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/9351
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliaçãoPessoa com deficiênciaAcessibilidadeCentro acadêmicoIndicador A6AvaliaçãoDisabled personAccessibilityAcademic centerIndicator A6EvaluatioPOLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALWith the aim of subsidizing students with disabilities and reduced mobility in achieving equality, equity of opportunity and space in academic society in their total or partial university experience, presented himself, as objective of our research, the creation of an evaluation instrument that has as result an indicator of the level of accessibility of the university academic centers of Higher Education Institutions (IES), having as a case study the Center of Legal Sciences (CCJ) of the Federal University of Paraíba (UFPB). The developed instrument measured the accessibility of the academic structure that configures university academic centers based on technical and instrumental parameters that make up the dimensions: architectural, communicational; methodological; instrumental; programmatic and attitudinal. As a result, a global indicator was presented – Indicator A6 – which testifies to how accessible the academic university center under study, contributing to the management, mobilization, debate and evaluation of the institutional actors, in view of the importance of promoting accessibility as an empowerment for admission, permanence and completion of higher education of those historically marginalized.Com a finalidade de subsidiar os discentes com deficiência e mobilidade reduzida no alcance da igualdade, equidade de oportunidade e espaço na sociedade acadêmica em sua total ou parcial vivência universitária, apresentou-se, como objetivo de pesquisa, a criação de um instrumento de avaliação que tem por resultado um indicador do nível de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários das Instituições de Ensino Superior (IES), tendo, como estudo de caso, o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O instrumento desenvolvido mensurou a acessibilidade da estrutura acadêmica que configura os centros acadêmicos universitários com base em parâmetros técnicos e instrumentais que compõem as dimensões: arquitetônica; comunicacional; metodológica; instrumental; programática e atitudinal. Como resultado, foi apresentado um indicador global – Indicador A6 – que atesta o quão acessível está o centro acadêmico universitário em estudo, contribuindo para a gestão, mobilização, debate e avaliação dos atores institucionais, frente à importância de se promover a acessibilidade como empoderador para o ingresso, permanência e conclusão do ensino superior daqueles historicamente marginalizados.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da EducaçãoUFPBLima, Damião dehttp://lattes.cnpq.br/8788300833928470Nascimento , Flaviano Batista do2017-08-31T15:31:19Z2018-07-21T00:35:51Z2018-07-21T00:35:51Z2017-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Flaviano Batista do. Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliação. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:03:33Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:03:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliação
title Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliação
spellingShingle Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliação
Nascimento , Flaviano Batista do
Pessoa com deficiência
Acessibilidade
Centro acadêmico
Indicador A6
Avaliação
Disabled person
Accessibility
Academic center
Indicator A6
Evaluatio
POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL
title_short Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliação
title_full Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliação
title_fullStr Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliação
title_full_unstemmed Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliação
title_sort Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliação
author Nascimento , Flaviano Batista do
author_facet Nascimento , Flaviano Batista do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Damião de
http://lattes.cnpq.br/8788300833928470
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento , Flaviano Batista do
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa com deficiência
Acessibilidade
Centro acadêmico
Indicador A6
Avaliação
Disabled person
Accessibility
Academic center
Indicator A6
Evaluatio
POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL
topic Pessoa com deficiência
Acessibilidade
Centro acadêmico
Indicador A6
Avaliação
Disabled person
Accessibility
Academic center
Indicator A6
Evaluatio
POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL
description With the aim of subsidizing students with disabilities and reduced mobility in achieving equality, equity of opportunity and space in academic society in their total or partial university experience, presented himself, as objective of our research, the creation of an evaluation instrument that has as result an indicator of the level of accessibility of the university academic centers of Higher Education Institutions (IES), having as a case study the Center of Legal Sciences (CCJ) of the Federal University of Paraíba (UFPB). The developed instrument measured the accessibility of the academic structure that configures university academic centers based on technical and instrumental parameters that make up the dimensions: architectural, communicational; methodological; instrumental; programmatic and attitudinal. As a result, a global indicator was presented – Indicator A6 – which testifies to how accessible the academic university center under study, contributing to the management, mobilization, debate and evaluation of the institutional actors, in view of the importance of promoting accessibility as an empowerment for admission, permanence and completion of higher education of those historically marginalized.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31T15:31:19Z
2017-02-15
2018-07-21T00:35:51Z
2018-07-21T00:35:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Flaviano Batista do. Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliação. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9351
identifier_str_mv NASCIMENTO, Flaviano Batista do. Condições de acessibilidade dos centros acadêmicos universitários: criação de um instrumento de avaliação. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1797057428337983488