Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Aldeniz dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6394
Resumo: This work is addressed to a search about textual genres from a L.D textbook. From a virtualroom in a state School of Pernambuco with interest to analyse specifically the balance between the thematic (cenatextos), the genres and the activities proposed in the LD and within this purpose, it was based mainly on Bronckart (2003), Dolz and Sheneuwly (2004), Soares (2004). Two points are examining, qualitatively and quantitatively, from the three volumes reached it was developed the said textbook and 160 (one hundred and sixty) questionnaires in order to check also whether the teachers enjoyed the searched LD or not. This L.D confirms the theories sociocomunications from genres and the notion of literacy, it also offers students the possibility to be in contact with the heterogeneity and not only with some genres considered to be scholar ones, which make education homogeneous, preferences and particularities of each student. Exploring genres in the activities of reading and production, it explores the issue of diversity genres. In addition, there is an emphasis on literary texts and connecting the practice of communicative approach daily. In relation to the connection established between the thematic and activities included in the LD, the final result reached the interconnection shows that it is mostly quite harmonious. The percentage of the questionnaire indicates that most of teachers, received it assess and positively.
id UFPB_634749faeaee78fc7cb4fdcc8beecba1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/6394
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto TravessiaLivro didáticoGênerosLetramentoTelessalaProfessorTextbookGenresLiteracyVirtualroomTeacherLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThis work is addressed to a search about textual genres from a L.D textbook. From a virtualroom in a state School of Pernambuco with interest to analyse specifically the balance between the thematic (cenatextos), the genres and the activities proposed in the LD and within this purpose, it was based mainly on Bronckart (2003), Dolz and Sheneuwly (2004), Soares (2004). Two points are examining, qualitatively and quantitatively, from the three volumes reached it was developed the said textbook and 160 (one hundred and sixty) questionnaires in order to check also whether the teachers enjoyed the searched LD or not. This L.D confirms the theories sociocomunications from genres and the notion of literacy, it also offers students the possibility to be in contact with the heterogeneity and not only with some genres considered to be scholar ones, which make education homogeneous, preferences and particularities of each student. Exploring genres in the activities of reading and production, it explores the issue of diversity genres. In addition, there is an emphasis on literary texts and connecting the practice of communicative approach daily. In relation to the connection established between the thematic and activities included in the LD, the final result reached the interconnection shows that it is mostly quite harmonious. The percentage of the questionnaire indicates that most of teachers, received it assess and positively.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho teve o objetivo de pesquisar os gêneros textuais presentes no Livro Didático das Telessalas do Ensino Médio do Estado de Pernambuco, com interesse em analisar especificamente a sintonia entre as temáticas (cenatextos), os gêneros e as atividades propostas no LD. Para este fim, baseamo-nos principalmente em Bronckart (2003), Dolz e Sheneuwly (2004) e Soares (2004). Analisamos, qualitativa e quantitativamente, os três volumes do referido Livro Didático e 160 (cento e sessenta) questionários para verificar também qual a avaliação dos professores concernente ao LD pesquisado. Observamos que o livro didático sob análise tenta referendar as teorias sociocomunicativas do gênero e a noção de letramento, pois oferece aos alunos a possibilidade de entrar em contato com a heterogeneidade textual e não se pauta unicamente em alguns gêneros considerados escolares , os quais tornam o ensino homogêneo, desconsiderando as diferenças, preferências e particularidades de cada aluno. Quanto à exploração dos gêneros nas atividades de leitura e produção textual, verificamos que se explora bem a questão da diversidade de gêneros. Além disso, há uma ênfase nos textos literários e de circulação nas práticas comunicativas diárias. Em relação à conexão estabelecida entre as temáticas, os gêneros e as atividades inseridas no LD, podemos dizer que essa interligação acontece na sua maioria de forma bem harmoniosa. Os percentuais do questionário indicam que os professores, na sua grande maioria, fazem uma avaliação bem positiva do LD.Universidade Federal da Paraí­baBRLinguísticaPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUFPBPereira, Regina Celi Mendeshttp://lattes.cnpq.br/5160922992921094Pinto, Aldeniz dos Santos2015-05-14T12:42:53Z2018-07-21T00:18:30Z2009-11-182018-07-21T00:18:30Z2009-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINTO, Aldeniz dos Santos. Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-11-01T16:18:18Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-11-01T16:18:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia
title Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia
spellingShingle Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia
Pinto, Aldeniz dos Santos
Livro didático
Gêneros
Letramento
Telessala
Professor
Textbook
Genres
Literacy
Virtualroom
Teacher
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia
title_full Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia
title_fullStr Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia
title_full_unstemmed Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia
title_sort Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia
author Pinto, Aldeniz dos Santos
author_facet Pinto, Aldeniz dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Regina Celi Mendes
http://lattes.cnpq.br/5160922992921094
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Aldeniz dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Gêneros
Letramento
Telessala
Professor
Textbook
Genres
Literacy
Virtualroom
Teacher
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Livro didático
Gêneros
Letramento
Telessala
Professor
Textbook
Genres
Literacy
Virtualroom
Teacher
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This work is addressed to a search about textual genres from a L.D textbook. From a virtualroom in a state School of Pernambuco with interest to analyse specifically the balance between the thematic (cenatextos), the genres and the activities proposed in the LD and within this purpose, it was based mainly on Bronckart (2003), Dolz and Sheneuwly (2004), Soares (2004). Two points are examining, qualitatively and quantitatively, from the three volumes reached it was developed the said textbook and 160 (one hundred and sixty) questionnaires in order to check also whether the teachers enjoyed the searched LD or not. This L.D confirms the theories sociocomunications from genres and the notion of literacy, it also offers students the possibility to be in contact with the heterogeneity and not only with some genres considered to be scholar ones, which make education homogeneous, preferences and particularities of each student. Exploring genres in the activities of reading and production, it explores the issue of diversity genres. In addition, there is an emphasis on literary texts and connecting the practice of communicative approach daily. In relation to the connection established between the thematic and activities included in the LD, the final result reached the interconnection shows that it is mostly quite harmonious. The percentage of the questionnaire indicates that most of teachers, received it assess and positively.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-18
2009-09-30
2015-05-14T12:42:53Z
2018-07-21T00:18:30Z
2018-07-21T00:18:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Aldeniz dos Santos. Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6394
identifier_str_mv PINTO, Aldeniz dos Santos. Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Linguística
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Linguística
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1797057418305208320