Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251070 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar as narrativas históricas disponibilizadas na plataforma YouTube Edu. Criada em 2013 por iniciativa da Google, em parceria com a Fundação Lemann, a plataforma tem como objetivo reunir vídeos educacionais produzidos por professores. Partindo da concepção de Didática da História como campo de estudo das formas com que a consciência histórica se manifesta na sociedade, foram analisados vídeos dos canais Descomplica e Nerdologia. Os resultados permitem observar a multiplicidade de narrativas históricas presentes no YouTube e a sua relação com a finalidade dos canais analisados. |
id |
UFPE-3_d42f787ad0384d8a205f47627954350c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251070 |
network_acronym_str |
UFPE-3 |
network_name_str |
Clio (Recife. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube EduDidática da HistóriaEnsino de HistóriaCultura DigitalYouTube.Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar as narrativas históricas disponibilizadas na plataforma YouTube Edu. Criada em 2013 por iniciativa da Google, em parceria com a Fundação Lemann, a plataforma tem como objetivo reunir vídeos educacionais produzidos por professores. Partindo da concepção de Didática da História como campo de estudo das formas com que a consciência histórica se manifesta na sociedade, foram analisados vídeos dos canais Descomplica e Nerdologia. Os resultados permitem observar a multiplicidade de narrativas históricas presentes no YouTube e a sua relação com a finalidade dos canais analisados.Universidade Federal de Pernambuco2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25107010.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.3CLIO: Historical Research Journal; Vol. 40 No. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 26-50CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 40 Núm. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 26-50CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 40 n. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 26-502525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251070/40773Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Junior, Osvaldo2024-04-03T19:33:23Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251070Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:33:23Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu |
title |
Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu |
spellingShingle |
Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu Rodrigues Junior, Osvaldo Didática da História Ensino de História Cultura Digital YouTube. |
title_short |
Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu |
title_full |
Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu |
title_fullStr |
Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu |
title_full_unstemmed |
Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu |
title_sort |
Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu |
author |
Rodrigues Junior, Osvaldo |
author_facet |
Rodrigues Junior, Osvaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Junior, Osvaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática da História Ensino de História Cultura Digital YouTube. |
topic |
Didática da História Ensino de História Cultura Digital YouTube. |
description |
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar as narrativas históricas disponibilizadas na plataforma YouTube Edu. Criada em 2013 por iniciativa da Google, em parceria com a Fundação Lemann, a plataforma tem como objetivo reunir vídeos educacionais produzidos por professores. Partindo da concepção de Didática da História como campo de estudo das formas com que a consciência histórica se manifesta na sociedade, foram analisados vídeos dos canais Descomplica e Nerdologia. Os resultados permitem observar a multiplicidade de narrativas históricas presentes no YouTube e a sua relação com a finalidade dos canais analisados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251070 10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.3 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251070 |
identifier_str_mv |
10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251070/40773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 . info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 . |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; Vol. 40 No. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 26-50 CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 40 Núm. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 26-50 CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 40 n. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 26-50 2525-5649 0102-4736 reponame:Clio (Recife. Online) instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Clio (Recife. Online) |
collection |
Clio (Recife. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editorclio@gmail.com |
_version_ |
1797240112464003072 |