Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Junior, Osvaldo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251070
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar as narrativas históricas disponibilizadas na plataforma YouTube Edu. Criada em 2013 por iniciativa da Google, em parceria com a Fundação Lemann, a plataforma tem como objetivo reunir vídeos educacionais produzidos por professores. Partindo da concepção de Didática da História como campo de estudo das formas com que a consciência histórica se manifesta na sociedade, foram analisados vídeos dos canais Descomplica e Nerdologia. Os resultados permitem observar a multiplicidade de narrativas históricas presentes no YouTube e a sua relação com a finalidade dos canais analisados.
id UFPE-3_d42f787ad0384d8a205f47627954350c
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251070
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube EduDidática da HistóriaEnsino de HistóriaCultura DigitalYouTube.Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar as narrativas históricas disponibilizadas na plataforma YouTube Edu. Criada em 2013 por iniciativa da Google, em parceria com a Fundação Lemann, a plataforma tem como objetivo reunir vídeos educacionais produzidos por professores. Partindo da concepção de Didática da História como campo de estudo das formas com que a consciência histórica se manifesta na sociedade, foram analisados vídeos dos canais Descomplica e Nerdologia. Os resultados permitem observar a multiplicidade de narrativas históricas presentes no YouTube e a sua relação com a finalidade dos canais analisados.Universidade Federal de Pernambuco2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25107010.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.3CLIO: Historical Research Journal; Vol. 40 No. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 26-50CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 40 Núm. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 26-50CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 40 n. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 26-502525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251070/40773Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Junior, Osvaldo2024-04-03T19:33:23Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251070Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:33:23Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu
title Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu
spellingShingle Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu
Rodrigues Junior, Osvaldo
Didática da História
Ensino de História
Cultura Digital
YouTube.
title_short Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu
title_full Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu
title_fullStr Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu
title_full_unstemmed Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu
title_sort Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu
author Rodrigues Junior, Osvaldo
author_facet Rodrigues Junior, Osvaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Junior, Osvaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Didática da História
Ensino de História
Cultura Digital
YouTube.
topic Didática da História
Ensino de História
Cultura Digital
YouTube.
description Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar as narrativas históricas disponibilizadas na plataforma YouTube Edu. Criada em 2013 por iniciativa da Google, em parceria com a Fundação Lemann, a plataforma tem como objetivo reunir vídeos educacionais produzidos por professores. Partindo da concepção de Didática da História como campo de estudo das formas com que a consciência histórica se manifesta na sociedade, foram analisados vídeos dos canais Descomplica e Nerdologia. Os resultados permitem observar a multiplicidade de narrativas históricas presentes no YouTube e a sua relação com a finalidade dos canais analisados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251070
10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.3
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251070
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251070/40773
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 40 No. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 26-50
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 40 Núm. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 26-50
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 40 n. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 26-50
2525-5649
0102-4736
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112464003072