Eurídice segundo Atwood?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzáles Bolaños, Aimée
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6424
Resumo:  A busca de identidade resulta um motivo dominante na história da literatura. Na alta modernidade, Margaret Atwood faz uma complexa reinterpretação de arquétipos míticos clássicos, a partir de uma perspectiva de gênero. Nesse contexto, são lidos criticamente dois poemas, “Eurydice” e “Orpheus (1)”, os quais integram, nos níveis simbólico, metafórico e icônico, outra imagem de Eurídice. Ponto focal desta análise é, portanto, o estudo das principais estratégias textuais dos poemas que, na sua aspiração a modelar um leitor semiótico, desenvolvem com originalidade uma poética e conformam narrativas de identidades possíveis, em processo e abertas. Privilegiando a constituição estética de sujeitos femininos de sentidos plurais e centrados no tema da metamorfose, os textos de Atwood interpelam o sistema da cultura patrilinear e ao assumir outros loci de enunciação, abrem renovadas perspectivas para o discurso feminino contemporâneo.Abstract: The searching for an identity results in a prevailing motif in the literary history. In high modernity, Margaret Atwood presents a complex reinterpretation of the classic mythic archetypes, from a new gender perspective. In this context, two poems, “Eurydice” and “Orpheus”, are critically read, both integrate, in the symbolic, metaphoric, and iconic levels, another Eurydice’s image. The focal point of this analysis is, therefore, the study of the main textual strategies of the poems which, aspiring to model a semiotic reader, develop an original poetics and establish narratives of possible identities, opened or in process. Privileging the aesthetic constitution of the feminine subject with plural meanings and centered in the theme of metamorphosis, Atwood texts question the patriarchal cultural system. Besides, when assuming other enunciation loci, her texts open innovative perspectives to the contemporaneous feminine discourse.
id UFPEL-3_d37a3457954d37184d96906190cfdc7b
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/6424
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling Eurídice segundo Atwood? A busca de identidade resulta um motivo dominante na história da literatura. Na alta modernidade, Margaret Atwood faz uma complexa reinterpretação de arquétipos míticos clássicos, a partir de uma perspectiva de gênero. Nesse contexto, são lidos criticamente dois poemas, “Eurydice” e “Orpheus (1)”, os quais integram, nos níveis simbólico, metafórico e icônico, outra imagem de Eurídice. Ponto focal desta análise é, portanto, o estudo das principais estratégias textuais dos poemas que, na sua aspiração a modelar um leitor semiótico, desenvolvem com originalidade uma poética e conformam narrativas de identidades possíveis, em processo e abertas. Privilegiando a constituição estética de sujeitos femininos de sentidos plurais e centrados no tema da metamorfose, os textos de Atwood interpelam o sistema da cultura patrilinear e ao assumir outros loci de enunciação, abrem renovadas perspectivas para o discurso feminino contemporâneo.Abstract: The searching for an identity results in a prevailing motif in the literary history. In high modernity, Margaret Atwood presents a complex reinterpretation of the classic mythic archetypes, from a new gender perspective. In this context, two poems, “Eurydice” and “Orpheus”, are critically read, both integrate, in the symbolic, metaphoric, and iconic levels, another Eurydice’s image. The focal point of this analysis is, therefore, the study of the main textual strategies of the poems which, aspiring to model a semiotic reader, develop an original poetics and establish narratives of possible identities, opened or in process. Privileging the aesthetic constitution of the feminine subject with plural meanings and centered in the theme of metamorphosis, Atwood texts question the patriarchal cultural system. Besides, when assuming other enunciation loci, her texts open innovative perspectives to the contemporaneous feminine discourse.Abecan2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/642410.15210/interfaces.v4i1.6424Interfaces Brasil/Canadá; v. 4 n. 1 (2004); 27 - 44Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 4 No. 1 (2004); 27 - 44Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 4 Núm. 1 (2004); 27 - 44Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 4 No 1 (2004); 27 - 441984-56771519-099410.15210/interfaces.v4i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6424/4498https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6424/4499Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzáles Bolaños, Aimée2017-03-12T22:07:53Zoai:ojs.ufpel:article/6424Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2017-03-12T22:07:53Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Eurídice segundo Atwood?
title Eurídice segundo Atwood?
spellingShingle Eurídice segundo Atwood?
Gonzáles Bolaños, Aimée
title_short Eurídice segundo Atwood?
title_full Eurídice segundo Atwood?
title_fullStr Eurídice segundo Atwood?
title_full_unstemmed Eurídice segundo Atwood?
title_sort Eurídice segundo Atwood?
author Gonzáles Bolaños, Aimée
author_facet Gonzáles Bolaños, Aimée
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzáles Bolaños, Aimée
description  A busca de identidade resulta um motivo dominante na história da literatura. Na alta modernidade, Margaret Atwood faz uma complexa reinterpretação de arquétipos míticos clássicos, a partir de uma perspectiva de gênero. Nesse contexto, são lidos criticamente dois poemas, “Eurydice” e “Orpheus (1)”, os quais integram, nos níveis simbólico, metafórico e icônico, outra imagem de Eurídice. Ponto focal desta análise é, portanto, o estudo das principais estratégias textuais dos poemas que, na sua aspiração a modelar um leitor semiótico, desenvolvem com originalidade uma poética e conformam narrativas de identidades possíveis, em processo e abertas. Privilegiando a constituição estética de sujeitos femininos de sentidos plurais e centrados no tema da metamorfose, os textos de Atwood interpelam o sistema da cultura patrilinear e ao assumir outros loci de enunciação, abrem renovadas perspectivas para o discurso feminino contemporâneo.Abstract: The searching for an identity results in a prevailing motif in the literary history. In high modernity, Margaret Atwood presents a complex reinterpretation of the classic mythic archetypes, from a new gender perspective. In this context, two poems, “Eurydice” and “Orpheus”, are critically read, both integrate, in the symbolic, metaphoric, and iconic levels, another Eurydice’s image. The focal point of this analysis is, therefore, the study of the main textual strategies of the poems which, aspiring to model a semiotic reader, develop an original poetics and establish narratives of possible identities, opened or in process. Privileging the aesthetic constitution of the feminine subject with plural meanings and centered in the theme of metamorphosis, Atwood texts question the patriarchal cultural system. Besides, when assuming other enunciation loci, her texts open innovative perspectives to the contemporaneous feminine discourse.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6424
10.15210/interfaces.v4i1.6424
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6424
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v4i1.6424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6424/4498
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6424/4499
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 4 n. 1 (2004); 27 - 44
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 4 No. 1 (2004); 27 - 44
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 4 Núm. 1 (2004); 27 - 44
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 4 No 1 (2004); 27 - 44
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v4i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1788990185818554368