A AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS E DAS DEMAIS LÍNGUAS DE GUINÉ-BISSAU POR ESTUDANTES GUINEENSES DO ENSINO SECUNDÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rubio, Cássio Florêncio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cá, João Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/15053
Resumo: O presente trabalho visa perceber a avaliação feita por estudantes guineenses do Ensino Secundário de variedades do português e das demais línguas de Guiné-Bissau, com o intuito de verificar os diferentes status dessas línguas em convívio no país. Como base teórica temos, principalmente, a Sociolinguística Quantitativa, com a consideração de autores como Labov (2008), Lucchesi (2008), Petter (2015) e Freitag (2016), dentre outros. O corpus utilizado na pesquisa compõe-se de inquéritos aplicados a 50 estudantes do Liceu Nacional Kwame Nkrumah, de Bissau, capital de Guiné-Bissau. Os resultados apontam tendência à maior valorização da língua portuguesa, principalmente a variedade de Portugal, em detrimento das demais línguas presentes no país.Palavras-chave: Guiné-Bissau; língua portuguesa; crioulo guineense; línguas africanas; avaliação linguística.
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