CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2021 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Download full: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19851 |
Summary: | O artigo apresenta um breve panorama sobre o conto fantástico conhecido como Chapeuzinho Vermelho, abordando tanto as reescritas autorais de Charles Perrault e dos irmãos Grimm, quanto variantes recolhidas da tradição oral, dando especial atenção aos processos de transformação do conto. No segundo momento, apresentam-se leituras analíticas de duas obras contemporâneas: A história do Capuchinho Vermelho contada a crianças e nem por isso, de Manuel António Pina e Paula Rego, e “El lobo hambriento”, de Yukari Miura, parte da coletânea Érase 21 veces Caperucita Roja. Recorrendo à ideia de que a transmissão de narrativas através das gerações e barreiras culturais oferece fonte de evidência sobre quais tipos de informações são consideradas importantes para serem passadas adiante, busca-se identificar quais características tais versões contemporâneas mantiveram e quais temas foram modificados, visando o tratamento de questões da contemporaneidade. O artigo ainda avança para a crítica de processos adaptativos que tendem a excluir quaisquer temáticas desafiadoras das reescritas deste conto feitas para o público infanto-juvenil. |
id |
UFPEL-4_dfcc7125ff443b160287e28e4d112fb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/19851 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃOChapeuzinho vermelho; recontos; reescritas; literatura infanto-juvenil.O artigo apresenta um breve panorama sobre o conto fantástico conhecido como Chapeuzinho Vermelho, abordando tanto as reescritas autorais de Charles Perrault e dos irmãos Grimm, quanto variantes recolhidas da tradição oral, dando especial atenção aos processos de transformação do conto. No segundo momento, apresentam-se leituras analíticas de duas obras contemporâneas: A história do Capuchinho Vermelho contada a crianças e nem por isso, de Manuel António Pina e Paula Rego, e “El lobo hambriento”, de Yukari Miura, parte da coletânea Érase 21 veces Caperucita Roja. Recorrendo à ideia de que a transmissão de narrativas através das gerações e barreiras culturais oferece fonte de evidência sobre quais tipos de informações são consideradas importantes para serem passadas adiante, busca-se identificar quais características tais versões contemporâneas mantiveram e quais temas foram modificados, visando o tratamento de questões da contemporaneidade. O artigo ainda avança para a crítica de processos adaptativos que tendem a excluir quaisquer temáticas desafiadoras das reescritas deste conto feitas para o público infanto-juvenil.Universidade Federal de PelotasFCT – Fundação para a Ciência e a TecnologiaEstefani, Thales2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/1985110.15210/cdl.v0i38.19851Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 49-742358-14090102-957610.15210/cdl.v0i38reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19851/12589Direitos autorais 2021 Thales Estefanihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-19T15:12:26Zoai:ojs.10.0.0.224:article/19851Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-01-19T15:12:26Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO |
title |
CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO |
spellingShingle |
CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Estefani, Thales Chapeuzinho vermelho; recontos; reescritas; literatura infanto-juvenil. |
title_short |
CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO |
title_full |
CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO |
title_fullStr |
CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO |
title_sort |
CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO |
author |
Estefani, Thales |
author_facet |
Estefani, Thales |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estefani, Thales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chapeuzinho vermelho; recontos; reescritas; literatura infanto-juvenil. |
topic |
Chapeuzinho vermelho; recontos; reescritas; literatura infanto-juvenil. |
description |
O artigo apresenta um breve panorama sobre o conto fantástico conhecido como Chapeuzinho Vermelho, abordando tanto as reescritas autorais de Charles Perrault e dos irmãos Grimm, quanto variantes recolhidas da tradição oral, dando especial atenção aos processos de transformação do conto. No segundo momento, apresentam-se leituras analíticas de duas obras contemporâneas: A história do Capuchinho Vermelho contada a crianças e nem por isso, de Manuel António Pina e Paula Rego, e “El lobo hambriento”, de Yukari Miura, parte da coletânea Érase 21 veces Caperucita Roja. Recorrendo à ideia de que a transmissão de narrativas através das gerações e barreiras culturais oferece fonte de evidência sobre quais tipos de informações são consideradas importantes para serem passadas adiante, busca-se identificar quais características tais versões contemporâneas mantiveram e quais temas foram modificados, visando o tratamento de questões da contemporaneidade. O artigo ainda avança para a crítica de processos adaptativos que tendem a excluir quaisquer temáticas desafiadoras das reescritas deste conto feitas para o público infanto-juvenil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19851 10.15210/cdl.v0i38.19851 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19851 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i38.19851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19851/12589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Thales Estefani http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Thales Estefani http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 49-74 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i38 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1750217249168293888 |