Frequency following response e comportamento auditivo de crianças com infecção congênita pelo Zika vírus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HORA, Laís Cristine Delgado da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38325
Resumo: A exposição pré-natal ao Zika vírus pode comprometer o neurodesenvolvimento e trazer risco de danos auditivos. O objetivo deste estudo foi analisar o exame do Frequency Following Response (FFR) e o comportamento auditivo de crianças com e sem infecção congênita pelo Zika vírus. Participaram 30 crianças, divididas em três grupos: 10 crianças com infecção congênita pelo Zika vírus e microcefalia, 10 crianças com infecção congênita pelo Zika vírus normocefálicas e 10 crianças sem evidências de exposição pré-natal à infecção da mesma faixa etária. Foi realizado o exame do FFR utilizando a sílaba /da/ e o questionário LittlEars® aplicado aos responsáveis. No exame do FFR não houve diferença entre os grupos para as médias de latência, amplitude, slope e área, sugerindo que todas as crianças estudadas apresentam padrões de codificação temporal do estímulo verbal semelhantes. A análise do comportamento auditivo com o LittlEars® evidenciou que as crianças com infecção congênita pelo Zika vírus, com e sem microcefalia, apresentaram score final inferior aos valores de referência para crianças normo-ouvintes, indicando sinais de atraso no desenvolvimento auditivo. Foi observada diferença significativa para os scores final, semântico e expressivo entre o grupo com microcefalia e os demais grupos, além de uma correlação negativa forte entre o score final e as medidas do FFR. As crianças com infecção congênita pelo Zika vírus, com e sem microcefalia, apresentaram padrões de codificação temporal do estímulo verbal semelhantes a crianças sem evidências de exposição, contudo, mostraram sinais de comportamento auditivo imaturo sugestivo de atraso no desenvolvimento auditivo.
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Participaram 30 crianças, divididas em três grupos: 10 crianças com infecção congênita pelo Zika vírus e microcefalia, 10 crianças com infecção congênita pelo Zika vírus normocefálicas e 10 crianças sem evidências de exposição pré-natal à infecção da mesma faixa etária. Foi realizado o exame do FFR utilizando a sílaba /da/ e o questionário LittlEars® aplicado aos responsáveis. No exame do FFR não houve diferença entre os grupos para as médias de latência, amplitude, slope e área, sugerindo que todas as crianças estudadas apresentam padrões de codificação temporal do estímulo verbal semelhantes. A análise do comportamento auditivo com o LittlEars® evidenciou que as crianças com infecção congênita pelo Zika vírus, com e sem microcefalia, apresentaram score final inferior aos valores de referência para crianças normo-ouvintes, indicando sinais de atraso no desenvolvimento auditivo. Foi observada diferença significativa para os scores final, semântico e expressivo entre o grupo com microcefalia e os demais grupos, além de uma correlação negativa forte entre o score final e as medidas do FFR. As crianças com infecção congênita pelo Zika vírus, com e sem microcefalia, apresentaram padrões de codificação temporal do estímulo verbal semelhantes a crianças sem evidências de exposição, contudo, mostraram sinais de comportamento auditivo imaturo sugestivo de atraso no desenvolvimento auditivo.CAPESPrenatal exposure to the Zika virus can compromise neurodevelopment and bring risks of hearing damage. The aim of this study was to analyze the Frequency Following Response (FFR) and the auditory behavior of children with and without congenital Zika virus infection. The sample consisted of 30 children divided into three groups: 10 children with congenital Zika virus infection and microcephaly, 10 children with congenital Zika virus infection without microcephaly and 10 children with no evidence of exposure to infection, typical development and the same age group. The FFR exam was performed using the syllable / da / and the LittlEars® questionnaire applied to the responsible. In the FFR exam, no difference was observed between groups for averages of latency, amplitude, slope and area, suggesting that all children studied have similar patterns of temporal coding of verbal stimuli. The analysis of auditory behavior with LittlEars® showed that children with congenital Zika virus infection, with and without microcephaly, had a final score lower than the reference values for normal hearing children. A significant difference was observed for the final, semantic and expressive scores between the group with microcephaly and the other groups, in addition to a strong negative correlation between the final score and the FFR measurements. Thus, children with congenital Zika virus infection, with and without microcephaly, showed patterns of temporal stimulation of the verbal stimulus similar to children without evidence of exposure, however, they showed signs of immature auditory behavior suggestive of delayed auditory development.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao HumanaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessZika vírusMicrocefaliaAudiçãoEletrofisiologiaFrequency following response e comportamento auditivo de crianças com infecção congênita pelo Zika vírusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Laís Cristine Delgado da Hora.pdfDISSERTAÇÃO Laís Cristine Delgado da Hora.pdfapplication/pdf1729297https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38325/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20La%c3%ads%20Cristine%20Delgado%20da%20Hora.pdf7fa4484ac23a581e7ba37f58ec749d93MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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