A fabricação das práticas de ensino na alfabetização e o uso dos recursos didáticos: rotina, atividades, planejamento e princípios norteadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Edijane Pereira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29912
Resumo: Esta pesquisa constituiu-se como um estudo e teve o objetivo de investigar o uso de recursos didáticos na fabricação das práticas de ensino da alfabetização pelas professoras da Rede Municipal do Recife. Buscamos identificar as orientações propostas pela Rede Municipal do Recife para o uso de recursos didáticos na organização da prática de alfabetização; identificamos o que pensa a professora sobre o uso de recursos didáticos na fabricação das práticas de alfabetização; e analisamos a rotina, o planejamento, as atividades propostas e os princípios norteadores quanto ao uso dos recursos didáticos na fabricação das práticas de ensino da Língua Portuguesa na alfabetização. Apoiamo-nos, sobretudo, nos estudos sobre os processos de alfabetização e letramento, sem desconsiderar as contribuições dos estudos sobre a consciência fonológica e nos estudos sobre a construção das práticas de alfabetização apoiados na teoria da fabricação do cotidiano e na perspectiva da construção dos Saberes na Ação. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 1º ano de uma escola da RMER, com bons índices de aprendizagem da leitura e da escrita. Utilizamos como procedimentos metodológicos: (1) entrevista com a professora (inicial e final), a gestora da escola e uma gestora da Rede; (2) observações de aulas da professora em dois períodos do ano letivo, um no primeiro semestre e um outro no segundo; (3) minientrevistas realizadas com a professora nos momentos das observações; (4) análise documental do Manual de Orientações Pedagógicas. Os resultados da pesquisa indicaram que a professora tem alguns princípios que são norteadores para a organização de sua prática de alfabetização. Sua prática de alfabetização se insere na perspectiva do alfabetizar letrando, no intuito de que todas as crianças da turma do 1º ano cheguem à hipótese alfabética ao final do ano letivo. Em relação às estratégias propostas pela RMER, a professora considera que os programas, projetos e recursos apresentam uma boa qualidade, porém, são muitos diversificados, o que contribui para a perda de foco na realização do trabalho da alfabetização. Quanto à análise da prática, os dados apontaram que a professora enfatizava o ensino dos eixos do Sistema de Escrita Alfabética e da Leitura por meio dos diversos recursos didáticos. Apesar dessa ênfase, ela não deixou de trabalhar o ensino da Produção Textual e da Oralidade. A professora apresenta clareza quanto à intencionalidade didática e pedagógica no desenvolvimento das atividades e escolha dos recursos didáticos, apoiando-se, para isto, nos saberes construídos nas formações continuadas, nas trocas entre os seus pares e no exercício cotidiano de sua prática docente. Assim, os resultados apontam para a capacidade de a professora construir e reconstruir a sua prática, inserindo novos recursos e percursos metodológicos na busca por alfabetizar letrando. Os nossos resultados sugerem que a fabricação da prática pedagógica dos professores vai se constituindo e reconstruindo cotidianamente a partir dos diversos saberes que compõem seu processo de profissionalização. Desse modo, nas fabricações da sua prática, a professora ressignifica o seu fazer didático e pedagógico, considerando as necessidades e a realidade da sua turma.
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Apoiamo-nos, sobretudo, nos estudos sobre os processos de alfabetização e letramento, sem desconsiderar as contribuições dos estudos sobre a consciência fonológica e nos estudos sobre a construção das práticas de alfabetização apoiados na teoria da fabricação do cotidiano e na perspectiva da construção dos Saberes na Ação. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 1º ano de uma escola da RMER, com bons índices de aprendizagem da leitura e da escrita. Utilizamos como procedimentos metodológicos: (1) entrevista com a professora (inicial e final), a gestora da escola e uma gestora da Rede; (2) observações de aulas da professora em dois períodos do ano letivo, um no primeiro semestre e um outro no segundo; (3) minientrevistas realizadas com a professora nos momentos das observações; (4) análise documental do Manual de Orientações Pedagógicas. Os resultados da pesquisa indicaram que a professora tem alguns princípios que são norteadores para a organização de sua prática de alfabetização. Sua prática de alfabetização se insere na perspectiva do alfabetizar letrando, no intuito de que todas as crianças da turma do 1º ano cheguem à hipótese alfabética ao final do ano letivo. Em relação às estratégias propostas pela RMER, a professora considera que os programas, projetos e recursos apresentam uma boa qualidade, porém, são muitos diversificados, o que contribui para a perda de foco na realização do trabalho da alfabetização. Quanto à análise da prática, os dados apontaram que a professora enfatizava o ensino dos eixos do Sistema de Escrita Alfabética e da Leitura por meio dos diversos recursos didáticos. Apesar dessa ênfase, ela não deixou de trabalhar o ensino da Produção Textual e da Oralidade. A professora apresenta clareza quanto à intencionalidade didática e pedagógica no desenvolvimento das atividades e escolha dos recursos didáticos, apoiando-se, para isto, nos saberes construídos nas formações continuadas, nas trocas entre os seus pares e no exercício cotidiano de sua prática docente. Assim, os resultados apontam para a capacidade de a professora construir e reconstruir a sua prática, inserindo novos recursos e percursos metodológicos na busca por alfabetizar letrando. Os nossos resultados sugerem que a fabricação da prática pedagógica dos professores vai se constituindo e reconstruindo cotidianamente a partir dos diversos saberes que compõem seu processo de profissionalização. Desse modo, nas fabricações da sua prática, a professora ressignifica o seu fazer didático e pedagógico, considerando as necessidades e a realidade da sua turma.This research consisted of a study and had the objective of investigating the use of didactic resources in the teaching of literacy teaching practices by the Recife Municipal Network. We sought to identify the guidelines proposed by the Recife Municipal Network for the use of didactic resources in the organization of literacy practice; we identify what the teacher thinks about the use of didactic resources in the production of literacy practices; and analyzed the routine, planning, proposed activities and guiding principles regarding the use of didactic resources in the production of Portuguese language teaching practices in literacy. We rely mainly on studies on literacy and literacy processes, without disregarding the contributions of studies on phonological awareness and on studies on the construction of literacy practices based on the theory of daily production and the perspective of knowledge construction in Action. The research was developed in a 1st grade class of a RMER school, with good reading and writing learning rates. We used as methodological procedures: (1) interview with the teacher (initial and final), the school manager and a network manager; (2) observations of teacher's classes in two periods of the school year, one in the first semester and one in the second semester; (3) mini-interviews with the teacher in the moments of the observations; (4) documentary analysis of the Manual of Pedagogical Guidelines. The results of the research indicated that the teacher has some principles that guide the organization of her literacy practice. Its practice of literacy is inserted in the perspective of alphabetizing literacy, in order that all children in the class of the first year reach the alphabetical hypothesis at the end of the school year. In relation to the strategies proposed by the RMER, the teacher considers that the programs, projects and resources are of a good quality, but they are many diversified, which contributes to the loss of focus in carrying out the literacy work. As for the analysis of the practice, the data pointed out that the teacher emphasized the teaching of the axes of the System of Alphabetical Writing and Reading through the various didactic resources. In spite of this emphasis, she did not stop working on the teaching of Textual Production and Orality. The teacher presents clarity regarding didactic and pedagogical intentionality in the development of activities and choice of didactic resources, based on the knowledge built in the continuous formations, in the exchanges between their peers and in the daily practice of their teaching practice. Thus, the results point to the capacity of the teacher to construct and reconstruct her practice, inserting new resources and methodological pathways in the search for alphabetizing literacy. Our results suggest that the fabrication of teachers' pedagogical practice is becoming and reconstructing daily from the different knowledges that make up their professionalization process. Thus, in the fabrications of her practice, the teacher re-signifies her didactic and pedagogical doing, considering the needs and reality of her class.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAlfabetizaçãoPrática de ensinoDidáticaUFPE - Pós-graduaçãoA fabricação das práticas de ensino na alfabetização e o uso dos recursos didáticos: rotina, atividades, planejamento e princípios norteadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Edijane Pereira de Andrade.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Edijane Pereira de Andrade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29912/8/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edijane%20Pereira%20de%20Andrade.pdf.jpg21f7cbdddeb259253f6d18579f779e42MD58ORIGINALDISSERTAÇÃO Edijane Pereira de Andrade.pdfDISSERTAÇÃO Edijane Pereira de Andrade.pdfapplication/pdf4114595https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29912/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edijane%20Pereira%20de%20Andrade.pdffa86299194dd1225678ca46353054439MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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