Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30574 |
Resumo: | Os indivíduos podem tomar atitudes de consumo com base na forma como se veem e querem ser vistos pelos outros, os mesmos podem apresentar condutas apaixonadas se sacrificando pela efetivação de seus desejos de compra, eles se dispõem a fazer sacrifícios para obter ou alcançar uma finalidade vislumbrada. O ritual de consumo é um aspecto importante para compreender o sacrifício e sua influência em comportamentos de compra. A aparência estética é um ponto relevante na visão pessoal e de grupo e o consumo estético pode ser apresentado envolto de rituais. Muitos traços comuns a pessoas negras como cabelos cacheados ou crespos são vistos a partir de estereótipos negativos, devido a séculos de escravidão e segregação em diversas culturas hegemônicas, essas características são vistas e julgadas de modo negativo pela sociedade. É comum que pessoas busquem seguir padrões percebidos de forma mais aceitável socialmente, mudar a estrutura do cabelo fazendo um alisamento pode ser fonte de desconforto para o indivíduo. Visando um aprofundamento neste contexto, esse trabalho centra sua análise na compreensão do significado do sacrifício envolvido no ritual de alisamento e sua relação com a autoimagem e padrões sociais idealizados. A partir de uma metodologia qualitativa básica interpretativista, contando com o método de história oral e análise de conteúdo temática, pode-se perceber que o ritual de alisamento é visto como um sacrifício para as mulheres por diversos fatores, como o de tempo, dinheiro, risco à saúde e pelo próprio processo. Porém a maioria das respondentes acredita representar um sacrifício para alcançar um bem maior, a autoimagem desejada, que pode ser entendida também como um aporte para sua autoestima, acreditar que o cabelo liso é uma parte da sua identidade, buscar mais praticidade, se sentir mais renovada, entre outros. E para alcançar padrões estéticos, os mesmos também são considerados na escolha de fazer o alisamento, eles podem ser vistos na forma de elogios, quando se percebe o julgamento de outras pessoas, pelo preconceito capilar e outras pressões. |
id |
UFPE_304fa2acc36ee616bce1cf6b9e27f1c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/30574 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, Bianca Gabriely Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0419687984635851http://lattes.cnpq.br/3241878195485973FARIAS, Salomão Alencar de2019-05-10T12:27:30Z2019-05-10T12:27:30Z2018-02-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30574Os indivíduos podem tomar atitudes de consumo com base na forma como se veem e querem ser vistos pelos outros, os mesmos podem apresentar condutas apaixonadas se sacrificando pela efetivação de seus desejos de compra, eles se dispõem a fazer sacrifícios para obter ou alcançar uma finalidade vislumbrada. O ritual de consumo é um aspecto importante para compreender o sacrifício e sua influência em comportamentos de compra. A aparência estética é um ponto relevante na visão pessoal e de grupo e o consumo estético pode ser apresentado envolto de rituais. Muitos traços comuns a pessoas negras como cabelos cacheados ou crespos são vistos a partir de estereótipos negativos, devido a séculos de escravidão e segregação em diversas culturas hegemônicas, essas características são vistas e julgadas de modo negativo pela sociedade. É comum que pessoas busquem seguir padrões percebidos de forma mais aceitável socialmente, mudar a estrutura do cabelo fazendo um alisamento pode ser fonte de desconforto para o indivíduo. Visando um aprofundamento neste contexto, esse trabalho centra sua análise na compreensão do significado do sacrifício envolvido no ritual de alisamento e sua relação com a autoimagem e padrões sociais idealizados. A partir de uma metodologia qualitativa básica interpretativista, contando com o método de história oral e análise de conteúdo temática, pode-se perceber que o ritual de alisamento é visto como um sacrifício para as mulheres por diversos fatores, como o de tempo, dinheiro, risco à saúde e pelo próprio processo. Porém a maioria das respondentes acredita representar um sacrifício para alcançar um bem maior, a autoimagem desejada, que pode ser entendida também como um aporte para sua autoestima, acreditar que o cabelo liso é uma parte da sua identidade, buscar mais praticidade, se sentir mais renovada, entre outros. E para alcançar padrões estéticos, os mesmos também são considerados na escolha de fazer o alisamento, eles podem ser vistos na forma de elogios, quando se percebe o julgamento de outras pessoas, pelo preconceito capilar e outras pressões.CNPqIndividuals can take consumer attitudes based on how they see themselves and want to be seen by others, they may have passionate behaviors sacrificing themselves for the fulfillment of their buying desires, they are willing to make sacrifices to obtain or achieve a purpose envisaged. The ritual of consumption is an important aspect of understanding sacrifice and its influence on buying behavior. The aesthetic appearance is a relevant point in the personal and group view and aesthetic consumption can be presented wrapped in rituals. Many traits common to black people such as curly hair are seen from negative stereotypes, due to centuries of enslavement and segregation in various hegemonic cultures, these characteristics are seen and judged negatively by society. It is common for people to seek to follow perceived patterns in a more socially acceptable way, changing the structure of the hair by smoothing can be a source of discomfort for the individual. Aiming for a deepening in this context, this paper focuses its analysis on the understanding of the meaning of the sacrifice involved in the smoothing ritual and its relation with the self-image and idealized social patterns. Based on a qualitative basic interpretative methodology, with the oral history method and thematic content analysis, it can be seen that the smoothing ritual is seen as a sacrifice for women by several factors, such as time, money, risk to health and the process itself. However, most respondents believe they represent a sacrifice to achieve a greater good, the desired self-image, which can also be understood as a contribution to their self-esteem, to believe that straight hair is a part of their identity, to seek more practicality, to feel more renewed and with a better presentation of your hair, among others. And to achieve aesthetic standards, they are also considered in the choice to do the straightening, they can be seen in the form of praise, when one perceives the judgment of other people, by the capillary prejudice and other pressures.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSacrifício no consumoAutoimagemPadrões estéticosConsumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Bianca Gabriely Ferreira Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Bianca Gabriely Ferreira Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1420https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bianca%20Gabriely%20Ferreira%20Silva.pdf.jpg8a4bf749db4332887e549b476faee596MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Bianca Gabriely Ferreira Silva.pdfDISSERTAÇÃO Bianca Gabriely Ferreira Silva.pdfapplication/pdf2809277https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bianca%20Gabriely%20Ferreira%20Silva.pdf6f630d9942a0a44ffa311a9cab33fcd1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Bianca Gabriely Ferreira Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Bianca Gabriely Ferreira Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain357114https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bianca%20Gabriely%20Ferreira%20Silva.pdf.txt7075409c7dd48eaba7aa9370a0372e46MD54123456789/305742019-10-25 10:29:19.671oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:29:19Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento |
title |
Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento |
spellingShingle |
Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento SILVA, Bianca Gabriely Ferreira Sacrifício no consumo Autoimagem Padrões estéticos |
title_short |
Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento |
title_full |
Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento |
title_fullStr |
Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento |
title_full_unstemmed |
Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento |
title_sort |
Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento |
author |
SILVA, Bianca Gabriely Ferreira |
author_facet |
SILVA, Bianca Gabriely Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0419687984635851 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3241878195485973 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Bianca Gabriely Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FARIAS, Salomão Alencar de |
contributor_str_mv |
FARIAS, Salomão Alencar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sacrifício no consumo Autoimagem Padrões estéticos |
topic |
Sacrifício no consumo Autoimagem Padrões estéticos |
description |
Os indivíduos podem tomar atitudes de consumo com base na forma como se veem e querem ser vistos pelos outros, os mesmos podem apresentar condutas apaixonadas se sacrificando pela efetivação de seus desejos de compra, eles se dispõem a fazer sacrifícios para obter ou alcançar uma finalidade vislumbrada. O ritual de consumo é um aspecto importante para compreender o sacrifício e sua influência em comportamentos de compra. A aparência estética é um ponto relevante na visão pessoal e de grupo e o consumo estético pode ser apresentado envolto de rituais. Muitos traços comuns a pessoas negras como cabelos cacheados ou crespos são vistos a partir de estereótipos negativos, devido a séculos de escravidão e segregação em diversas culturas hegemônicas, essas características são vistas e julgadas de modo negativo pela sociedade. É comum que pessoas busquem seguir padrões percebidos de forma mais aceitável socialmente, mudar a estrutura do cabelo fazendo um alisamento pode ser fonte de desconforto para o indivíduo. Visando um aprofundamento neste contexto, esse trabalho centra sua análise na compreensão do significado do sacrifício envolvido no ritual de alisamento e sua relação com a autoimagem e padrões sociais idealizados. A partir de uma metodologia qualitativa básica interpretativista, contando com o método de história oral e análise de conteúdo temática, pode-se perceber que o ritual de alisamento é visto como um sacrifício para as mulheres por diversos fatores, como o de tempo, dinheiro, risco à saúde e pelo próprio processo. Porém a maioria das respondentes acredita representar um sacrifício para alcançar um bem maior, a autoimagem desejada, que pode ser entendida também como um aporte para sua autoestima, acreditar que o cabelo liso é uma parte da sua identidade, buscar mais praticidade, se sentir mais renovada, entre outros. E para alcançar padrões estéticos, os mesmos também são considerados na escolha de fazer o alisamento, eles podem ser vistos na forma de elogios, quando se percebe o julgamento de outras pessoas, pelo preconceito capilar e outras pressões. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-10T12:27:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-10T12:27:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30574 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Administracao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bianca%20Gabriely%20Ferreira%20Silva.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bianca%20Gabriely%20Ferreira%20Silva.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bianca%20Gabriely%20Ferreira%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4bf749db4332887e549b476faee596 6f630d9942a0a44ffa311a9cab33fcd1 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 7075409c7dd48eaba7aa9370a0372e46 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802114974538006528 |