Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Bianca Gabriely Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30574
Resumo: Os indivíduos podem tomar atitudes de consumo com base na forma como se veem e querem ser vistos pelos outros, os mesmos podem apresentar condutas apaixonadas se sacrificando pela efetivação de seus desejos de compra, eles se dispõem a fazer sacrifícios para obter ou alcançar uma finalidade vislumbrada. O ritual de consumo é um aspecto importante para compreender o sacrifício e sua influência em comportamentos de compra. A aparência estética é um ponto relevante na visão pessoal e de grupo e o consumo estético pode ser apresentado envolto de rituais. Muitos traços comuns a pessoas negras como cabelos cacheados ou crespos são vistos a partir de estereótipos negativos, devido a séculos de escravidão e segregação em diversas culturas hegemônicas, essas características são vistas e julgadas de modo negativo pela sociedade. É comum que pessoas busquem seguir padrões percebidos de forma mais aceitável socialmente, mudar a estrutura do cabelo fazendo um alisamento pode ser fonte de desconforto para o indivíduo. Visando um aprofundamento neste contexto, esse trabalho centra sua análise na compreensão do significado do sacrifício envolvido no ritual de alisamento e sua relação com a autoimagem e padrões sociais idealizados. A partir de uma metodologia qualitativa básica interpretativista, contando com o método de história oral e análise de conteúdo temática, pode-se perceber que o ritual de alisamento é visto como um sacrifício para as mulheres por diversos fatores, como o de tempo, dinheiro, risco à saúde e pelo próprio processo. Porém a maioria das respondentes acredita representar um sacrifício para alcançar um bem maior, a autoimagem desejada, que pode ser entendida também como um aporte para sua autoestima, acreditar que o cabelo liso é uma parte da sua identidade, buscar mais praticidade, se sentir mais renovada, entre outros. E para alcançar padrões estéticos, os mesmos também são considerados na escolha de fazer o alisamento, eles podem ser vistos na forma de elogios, quando se percebe o julgamento de outras pessoas, pelo preconceito capilar e outras pressões.
id UFPE_304fa2acc36ee616bce1cf6b9e27f1c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/30574
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Bianca Gabriely Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0419687984635851http://lattes.cnpq.br/3241878195485973FARIAS, Salomão Alencar de2019-05-10T12:27:30Z2019-05-10T12:27:30Z2018-02-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30574Os indivíduos podem tomar atitudes de consumo com base na forma como se veem e querem ser vistos pelos outros, os mesmos podem apresentar condutas apaixonadas se sacrificando pela efetivação de seus desejos de compra, eles se dispõem a fazer sacrifícios para obter ou alcançar uma finalidade vislumbrada. O ritual de consumo é um aspecto importante para compreender o sacrifício e sua influência em comportamentos de compra. A aparência estética é um ponto relevante na visão pessoal e de grupo e o consumo estético pode ser apresentado envolto de rituais. Muitos traços comuns a pessoas negras como cabelos cacheados ou crespos são vistos a partir de estereótipos negativos, devido a séculos de escravidão e segregação em diversas culturas hegemônicas, essas características são vistas e julgadas de modo negativo pela sociedade. É comum que pessoas busquem seguir padrões percebidos de forma mais aceitável socialmente, mudar a estrutura do cabelo fazendo um alisamento pode ser fonte de desconforto para o indivíduo. Visando um aprofundamento neste contexto, esse trabalho centra sua análise na compreensão do significado do sacrifício envolvido no ritual de alisamento e sua relação com a autoimagem e padrões sociais idealizados. A partir de uma metodologia qualitativa básica interpretativista, contando com o método de história oral e análise de conteúdo temática, pode-se perceber que o ritual de alisamento é visto como um sacrifício para as mulheres por diversos fatores, como o de tempo, dinheiro, risco à saúde e pelo próprio processo. Porém a maioria das respondentes acredita representar um sacrifício para alcançar um bem maior, a autoimagem desejada, que pode ser entendida também como um aporte para sua autoestima, acreditar que o cabelo liso é uma parte da sua identidade, buscar mais praticidade, se sentir mais renovada, entre outros. E para alcançar padrões estéticos, os mesmos também são considerados na escolha de fazer o alisamento, eles podem ser vistos na forma de elogios, quando se percebe o julgamento de outras pessoas, pelo preconceito capilar e outras pressões.CNPqIndividuals can take consumer attitudes based on how they see themselves and want to be seen by others, they may have passionate behaviors sacrificing themselves for the fulfillment of their buying desires, they are willing to make sacrifices to obtain or achieve a purpose envisaged. The ritual of consumption is an important aspect of understanding sacrifice and its influence on buying behavior. The aesthetic appearance is a relevant point in the personal and group view and aesthetic consumption can be presented wrapped in rituals. Many traits common to black people such as curly hair are seen from negative stereotypes, due to centuries of enslavement and segregation in various hegemonic cultures, these characteristics are seen and judged negatively by society. It is common for people to seek to follow perceived patterns in a more socially acceptable way, changing the structure of the hair by smoothing can be a source of discomfort for the individual. Aiming for a deepening in this context, this paper focuses its analysis on the understanding of the meaning of the sacrifice involved in the smoothing ritual and its relation with the self-image and idealized social patterns. Based on a qualitative basic interpretative methodology, with the oral history method and thematic content analysis, it can be seen that the smoothing ritual is seen as a sacrifice for women by several factors, such as time, money, risk to health and the process itself. However, most respondents believe they represent a sacrifice to achieve a greater good, the desired self-image, which can also be understood as a contribution to their self-esteem, to believe that straight hair is a part of their identity, to seek more practicality, to feel more renewed and with a better presentation of your hair, among others. And to achieve aesthetic standards, they are also considered in the choice to do the straightening, they can be seen in the form of praise, when one perceives the judgment of other people, by the capillary prejudice and other pressures.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSacrifício no consumoAutoimagemPadrões estéticosConsumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Bianca Gabriely Ferreira Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Bianca Gabriely Ferreira Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1420https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bianca%20Gabriely%20Ferreira%20Silva.pdf.jpg8a4bf749db4332887e549b476faee596MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Bianca Gabriely Ferreira Silva.pdfDISSERTAÇÃO Bianca Gabriely Ferreira Silva.pdfapplication/pdf2809277https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bianca%20Gabriely%20Ferreira%20Silva.pdf6f630d9942a0a44ffa311a9cab33fcd1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Bianca Gabriely Ferreira Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Bianca Gabriely Ferreira Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain357114https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bianca%20Gabriely%20Ferreira%20Silva.pdf.txt7075409c7dd48eaba7aa9370a0372e46MD54123456789/305742019-10-25 10:29:19.671oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:29:19Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento
title Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento
spellingShingle Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento
SILVA, Bianca Gabriely Ferreira
Sacrifício no consumo
Autoimagem
Padrões estéticos
title_short Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento
title_full Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento
title_fullStr Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento
title_full_unstemmed Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento
title_sort Consumo de produtos de estética capilar: sacrifício, autoimagem e rituais de embelezamento
author SILVA, Bianca Gabriely Ferreira
author_facet SILVA, Bianca Gabriely Ferreira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0419687984635851
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3241878195485973
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Bianca Gabriely Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
contributor_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Sacrifício no consumo
Autoimagem
Padrões estéticos
topic Sacrifício no consumo
Autoimagem
Padrões estéticos
description Os indivíduos podem tomar atitudes de consumo com base na forma como se veem e querem ser vistos pelos outros, os mesmos podem apresentar condutas apaixonadas se sacrificando pela efetivação de seus desejos de compra, eles se dispõem a fazer sacrifícios para obter ou alcançar uma finalidade vislumbrada. O ritual de consumo é um aspecto importante para compreender o sacrifício e sua influência em comportamentos de compra. A aparência estética é um ponto relevante na visão pessoal e de grupo e o consumo estético pode ser apresentado envolto de rituais. Muitos traços comuns a pessoas negras como cabelos cacheados ou crespos são vistos a partir de estereótipos negativos, devido a séculos de escravidão e segregação em diversas culturas hegemônicas, essas características são vistas e julgadas de modo negativo pela sociedade. É comum que pessoas busquem seguir padrões percebidos de forma mais aceitável socialmente, mudar a estrutura do cabelo fazendo um alisamento pode ser fonte de desconforto para o indivíduo. Visando um aprofundamento neste contexto, esse trabalho centra sua análise na compreensão do significado do sacrifício envolvido no ritual de alisamento e sua relação com a autoimagem e padrões sociais idealizados. A partir de uma metodologia qualitativa básica interpretativista, contando com o método de história oral e análise de conteúdo temática, pode-se perceber que o ritual de alisamento é visto como um sacrifício para as mulheres por diversos fatores, como o de tempo, dinheiro, risco à saúde e pelo próprio processo. Porém a maioria das respondentes acredita representar um sacrifício para alcançar um bem maior, a autoimagem desejada, que pode ser entendida também como um aporte para sua autoestima, acreditar que o cabelo liso é uma parte da sua identidade, buscar mais praticidade, se sentir mais renovada, entre outros. E para alcançar padrões estéticos, os mesmos também são considerados na escolha de fazer o alisamento, eles podem ser vistos na forma de elogios, quando se percebe o julgamento de outras pessoas, pelo preconceito capilar e outras pressões.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-10T12:27:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-10T12:27:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30574
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bianca%20Gabriely%20Ferreira%20Silva.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bianca%20Gabriely%20Ferreira%20Silva.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30574/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bianca%20Gabriely%20Ferreira%20Silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4bf749db4332887e549b476faee596
6f630d9942a0a44ffa311a9cab33fcd1
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
7075409c7dd48eaba7aa9370a0372e46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802114974538006528