Vibrações em encostas produzidas por tráfego de veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares da Silva, Felipe
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5493
Resumo: O problema de vibrações produzidas pelo fluxo de tráfego de veículos está intimamente ligado à propagação de ondas pelo solo. As fontes geradoras de onda são os veículos e o foco do problema pode se apresentar de diversas formas: de inconvenientes em estruturas de edificações próximas a possíveis desestabilizações em encostas. Vias de tráfego próximas a cristas de taludes é um problema em potencial a ser estudado. As ondas oriundas do tráfego, ao atingirem o talude, podem causar efeitos erosivos e deslizamentos. Neste trabalho, tomou-se como caso de estudo a via de tráfego de veículos localizada na falésia do Cabo Branco, na cidade de João Pessoa. Localizada próxima ao talude, esta via teve o fluxo de veículos interrompido devido à suspeição de que os efeitos vibratórios do tráfego contribuiriam para a desestabilização do talude. Desta forma, para este estudo foram desenvolvidos modelos numéricos com a finalidade de verificar a desestabilização do talude, através da análise das acelerações das partículas no talude. As ações dinâmicas correspondiam ao tráfego de veículos próximo à crista da encosta. O modelo foi desenvolvido em elementos finitos através do programa ANSYS e os resultados foram comparados e analisados por meio de parâmetros propostos na literatura, que envolvem tensões, acelerações e propriedades do solo. Os resultados obtidos indicaram acelerações no maciço de magnitude inferior às que produziriam risco de deslizamento
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Neste trabalho, tomou-se como caso de estudo a via de tráfego de veículos localizada na falésia do Cabo Branco, na cidade de João Pessoa. Localizada próxima ao talude, esta via teve o fluxo de veículos interrompido devido à suspeição de que os efeitos vibratórios do tráfego contribuiriam para a desestabilização do talude. Desta forma, para este estudo foram desenvolvidos modelos numéricos com a finalidade de verificar a desestabilização do talude, através da análise das acelerações das partículas no talude. As ações dinâmicas correspondiam ao tráfego de veículos próximo à crista da encosta. O modelo foi desenvolvido em elementos finitos através do programa ANSYS e os resultados foram comparados e analisados por meio de parâmetros propostos na literatura, que envolvem tensões, acelerações e propriedades do solo. 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