Empirismo e metafísica no processo intelectivo do conhecimento no De Magistro de Tomás de Aquino
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50912 |
Resumo: | Ao longo da história, as análises em torno do conhecimento humano ficaram mais complexas na tentativa de explicar suas peculiaridades. Os problemas de pesquisa se apresentam da seguinte forma, considerando que nossa alma encontra-se como uma tabula rasa e que chegamos à ciência de muitas coisas: Como é possível o ato de intelecção do objeto de conhecimento se a coisa e o intelecto têm naturezas distintas? Há possibilidade de estruturar a dimensão cognitiva do sensível para o intelectivo, e encontrar a realidade correspondente aos conceitos? Existe ação externa à mente humana que justifique a produção do conhecimento humano? Tomás apresentou os princípios de sua epistemologia no De Magistro. Neste opúsculo são estabelecidas as relações necessárias ao processo intelectivo epistêmico capaz de conduzir o indivíduo à ciência. Para isso, a concepção tomasiana mostra-se atenta às articulações reais de nosso conhecimento com o mundo, mostrando a continuidade entre sensível e intelectual. A epistemologia realista de Tomás, através das inúmeras operações intelectivas, possibilita ao homem reconhecer a origem do conhecimento. Assim, assumimos a posição no sentido de afirmar o conhecimento humano como princípio essencialmente natural: de que somos dotados de razão natural pela qual são abstraídas as imagens inteligíveis e/ou universais das realidades materiais. Entretanto, Aquino utiliza princípios e categorias metafísicas para esclarecer o ato próprio do intelecto. Nesse prisma, há na mente a representação imaterial do cognoscível. Sua teoria não se contradiz em nada, pois a imaterialidade intelectual não está separada da matéria. Destarte, a pertinência da pesquisa encontra-se no quesito do qual serão caudatários todos os demais temas da epistemologia tomasiana. |
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Há possibilidade de estruturar a dimensão cognitiva do sensível para o intelectivo, e encontrar a realidade correspondente aos conceitos? Existe ação externa à mente humana que justifique a produção do conhecimento humano? Tomás apresentou os princípios de sua epistemologia no De Magistro. Neste opúsculo são estabelecidas as relações necessárias ao processo intelectivo epistêmico capaz de conduzir o indivíduo à ciência. Para isso, a concepção tomasiana mostra-se atenta às articulações reais de nosso conhecimento com o mundo, mostrando a continuidade entre sensível e intelectual. A epistemologia realista de Tomás, através das inúmeras operações intelectivas, possibilita ao homem reconhecer a origem do conhecimento. Assim, assumimos a posição no sentido de afirmar o conhecimento humano como princípio essencialmente natural: de que somos dotados de razão natural pela qual são abstraídas as imagens inteligíveis e/ou universais das realidades materiais. Entretanto, Aquino utiliza princípios e categorias metafísicas para esclarecer o ato próprio do intelecto. Nesse prisma, há na mente a representação imaterial do cognoscível. Sua teoria não se contradiz em nada, pois a imaterialidade intelectual não está separada da matéria. Destarte, a pertinência da pesquisa encontra-se no quesito do qual serão caudatários todos os demais temas da epistemologia tomasiana.Throughout history, analyzes around human knowledge have become more complex in an attempt to explain its peculiarities. The research problems are presented as follows, considering that our soul is like a tabula rasa and that we arrive at the science of many things: How is the act of intellection of the object of knowledge possible if the thing and the intellect have different natures? There is the possibility of structuring the cognitive dimension from the sensitive to the intellective, and finding the reality corresponding to the concepts? Is there an external action to the human mind that justifies the production of human knowledge? Tomás presented the principles of his epistemology in De Magistro. In this booklet, the relationships necessary for the epistemic intellective process capable of leading the individual to science are established. For this, the Thomasian conception is attentive to the real articulations of our knowledge with the world, showing the continuity between sensitive and intellectual. Tomás' realistic epistemology, through countless intellective operations, enables man to recognize the origin of knowledge. In this way, we assume the position of affirming human knowledge as an essentially natural principle: That we are endowed with a natural reason by which intelligible and/or universal images of material realities are abstracted. However, Aquinas uses metaphysical principles and categories to clarify the act of the intellect. In this prism, having in the mind the immaterial representation of the knowable. Thus, his theory does not contradict itself at all, since intellectual immateriality is not separated from matter. Thus, the pertinence of the research lies in the question to which all other themes of Thomasian epistemology will fall.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em FilosofiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaSentidosIntelectoAbstraçãoConhecimentoEmpirismoMetafísicaTomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274Empirismo e metafísica no processo intelectivo do conhecimento no De Magistro de Tomás de Aquinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Alex Andrews Ferreira de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Alex Andrews Ferreira de Oliveira.pdfapplication/pdf715865https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50912/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alex%20Andrews%20Ferreira%20de%20Oliveira.pdf97318bece4c92c41ebb99f7c2658280dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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