A (im)polidez como mecanismo de (des)organização na interação em jogos eletrônicos on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Gabriel do Nascimento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47023
Resumo: Ao longo das últimas três décadas, vem se ampliando cada vez mais a importância das interações digitais na internet no dia a dia das sociedades atuais. Dentre todas as esferas de linguagem do mundo digital hodierno, o universo dos jogos digitais on-line vem assumindo lugar de destaque, especialmente na vida das gerações mais recentes. Partindo de um interesse particular nas produções linguísticas realizadas em situações de conflito e/ou hostilidade entre os usuários de ambientes digitais on-line, este trabalho teve como interesse primordial compreender, sob o enfoque teórico-epistemológico dos estudos da (im)polidez, o funcionamento da interação entre múltiplos jogadores em jogos eletrônicos on-line. Sob esse enfoque, objetivou-se identificar, descrever e analisar como, em partidas de jogos eletrônicos on-line, os participantes da interação elaboram estratégias coletivas em time por meio dos mecanismos de polidez e impolidez, no âmbito de situações de tensão relacional. Foi empregada uma metodologia qualitativa-interpretativista, amparada nos princípios teórico-epistemológicos da Etnometodologia, da Análise da Conversação e da Sociolinguística Interacional. Por meio de gravação de áudio e vídeo (da tela do jogo), foram coletadas e analisadas três partidas em dois jogos eletrônicos diferentes, isto é, seis partidas no total. A escolha dos dois jogos, League of Legends (LoL) e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), se deu pelo fato de serem concebidos, nesta pesquisa, como os dois mais representativos no universo dos jogos de “competição” entre equipes, o que possibilitou diversificar os dados. As análises dos dados indicaram como resultado que os papéis específicos desempenhados por cada jogador os influenciam a escolherem certos mecanismos de polidez e impolidez específicos, cujos usos são (ou não) legitimados e/ou ratificados pelos participantes a depender da observância e do cumprimento adequado desses papéis. Tais papéis e funções comuns são requeridos/esperados de modo mais incisivo em momentos prototípicos de tensão relacional, em fases da partida regularmente categorizadas pelos jogadores como mais decisivas, perigosas, delicadas etc. Ao tensionar funções e papéis em situações potencialmente conflituosas, os interactantes foram compelidos a elaborar estratégias de manutenção da harmonia na interação.
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Partindo de um interesse particular nas produções linguísticas realizadas em situações de conflito e/ou hostilidade entre os usuários de ambientes digitais on-line, este trabalho teve como interesse primordial compreender, sob o enfoque teórico-epistemológico dos estudos da (im)polidez, o funcionamento da interação entre múltiplos jogadores em jogos eletrônicos on-line. Sob esse enfoque, objetivou-se identificar, descrever e analisar como, em partidas de jogos eletrônicos on-line, os participantes da interação elaboram estratégias coletivas em time por meio dos mecanismos de polidez e impolidez, no âmbito de situações de tensão relacional. Foi empregada uma metodologia qualitativa-interpretativista, amparada nos princípios teórico-epistemológicos da Etnometodologia, da Análise da Conversação e da Sociolinguística Interacional. Por meio de gravação de áudio e vídeo (da tela do jogo), foram coletadas e analisadas três partidas em dois jogos eletrônicos diferentes, isto é, seis partidas no total. A escolha dos dois jogos, League of Legends (LoL) e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), se deu pelo fato de serem concebidos, nesta pesquisa, como os dois mais representativos no universo dos jogos de “competição” entre equipes, o que possibilitou diversificar os dados. As análises dos dados indicaram como resultado que os papéis específicos desempenhados por cada jogador os influenciam a escolherem certos mecanismos de polidez e impolidez específicos, cujos usos são (ou não) legitimados e/ou ratificados pelos participantes a depender da observância e do cumprimento adequado desses papéis. Tais papéis e funções comuns são requeridos/esperados de modo mais incisivo em momentos prototípicos de tensão relacional, em fases da partida regularmente categorizadas pelos jogadores como mais decisivas, perigosas, delicadas etc. Ao tensionar funções e papéis em situações potencialmente conflituosas, os interactantes foram compelidos a elaborar estratégias de manutenção da harmonia na interação.Throughout the last three decades, the importance of digital interactions on the internet is gradually evolving in the everyday life of current societies. Among all fields of language usage in the daily digital world, online electronic games are in the spotlight, especially in the life of younger generations. Because of a particular interest in linguistic uses performed in conflict/hostility situations among online digital users, this work aims to describe and analyze the functioning of interactions among multiple players through online video games, drawing upon (im)politeness studies. From that emphasis, we had, as research objective, to identify in online video game matches how the participants elaborate collective team strategies through politeness and impoliteness mechanisms, particularly in contexts of potentially conflicting situations. We used a qualitative-interpretative methodology, supported by theoretical-epistemological principles of Ethnomethodology, Conversation Analysis and Interactional Sociolinguistics. Through recording audio and video (of in-game screen), we collected and analyzed three matches of two different online video games, that is, six matches in total. The two selected video games, League of Legends (LoL) and Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), were chosen because we considered these two, at this research, as the two more representative online competitive team video games, which enabled this work to diversify the data. The data analyzes thus indicate that the specific roles performed by each player determine specific strategies of politeness and impoliteness, which usage (or not) are legitimized and/or ratified by the participants, depending on the adequate compliance and fulfillment of these roles. These roles, functions and strategies are more sharply required/expected in stereotypical moments of “relational tension”, at match phases that are regularly categorized by players as more decisive, crucial, dangerous, delicate etc. By tensioning functions and roles in potentially conflicting situations, interactants were compelled to elaborate interactional strategies for the maintenance of interpersonal harmony.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess(Im)polidezInterações on-lineJogos eletrônicos multiplayerA (im)polidez como mecanismo de (des)organização na interação em jogos eletrônicos on-lineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Gabriel do Nascimento Santana.pdfDISSERTAÇÃO Gabriel do Nascimento Santana.pdfapplication/pdf3897129https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47023/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gabriel%20do%20Nascimento%20Santana.pdf1e12eb914cdb1c1835312cfe156e13adMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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