Motivação na UFRPE : um estudo sobre a percepção dos técnicos administrativos à luz das teorias motivacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Evelyne Alvares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34617
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo sugerir, à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ações que estimulem a motivação para o trabalho dos técnicos administrativos. Com base nos conceitos e considerações dos teóricos estudiosos do tema motivação (entre os quais Maslow, Adams, Vroom, Herzberg, Maximiano, Robbins, Bergamini e Bergue), além de pesquisas empíricas recentes sobre a motivação no serviço público, foi desenvolvido um instrumento para uma pesquisa de campo, na forma de um questionário online (formulário GoogleDocs), o qual pedia uma dupla avaliação de diversos fatores motivacionais (quanto a importância atribuída e quanto à existência no ambiente de trabalho). O público-alvo foram os 1037 técnicos administrativos da UFRPE, tendo-se coletado dados de 99 servidores, dos quais 85 (aproximadamente 8% do universo) forneceram respostas consideradas válidas. Para esse tamanho de amostra, considerando-se o nível de confiança de 95%, a margem de erro é de 10%, aceitável para o tipo de pesquisa realizado (estudo de caso, exploratório e descritivo, de caráter quali-quantitativo). Os dados foram analisados principalmente à luz da teoria dos dois fatores (Herzberg) e da teoria da equidade (Adams). Os resultados indicaram como fatores considerados mais importantes para a motivação dos servidores da UFRPE na realização de suas atividades laborais, independentemente de existirem de fato: (i) a garantia dos direitos respeitados, (ii) o bom relacionamento com a chefia e (iii) a estabilidade no cargo. Já os que apresentam menor importância para a motivação são: (i) a oportunidade de exercer cargo de chefia ou função gratificada, (ii) oportunidade de exercer liderança e (iii) o bom relacionamento com os colegas fora do ambiente de trabalho. Em relação à percepção de existência do fator no cenário atual da UFRPE, os técnicos consideram que os (i) estabilidade no cargo, (ii) bom relacionamento com a chefia e (iii) bom relacionamento com os colegas de trabalho têm boa presença no ambiente de atuação, enquanto (i) jornada de trabalho de 6 horas, (ii) atividades extra laborais integrativas, (iii) a oportunidade de exercer cargo de chefia ou função gratificada deixam a desejar. Em outra análise, considerando a diferença entre a importância para a motivação e a percepção de existência desse fator na Universidade, os fatores que apresentam maiores discrepâncias e que, portanto, devem merecer atenção prioritária da gestão de pessoas, são: (i) jornada de trabalho de 6 horas, (ii) tratamento igualitário entre os servidores e (iii) condições de vida saudável.
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O público-alvo foram os 1037 técnicos administrativos da UFRPE, tendo-se coletado dados de 99 servidores, dos quais 85 (aproximadamente 8% do universo) forneceram respostas consideradas válidas. Para esse tamanho de amostra, considerando-se o nível de confiança de 95%, a margem de erro é de 10%, aceitável para o tipo de pesquisa realizado (estudo de caso, exploratório e descritivo, de caráter quali-quantitativo). Os dados foram analisados principalmente à luz da teoria dos dois fatores (Herzberg) e da teoria da equidade (Adams). Os resultados indicaram como fatores considerados mais importantes para a motivação dos servidores da UFRPE na realização de suas atividades laborais, independentemente de existirem de fato: (i) a garantia dos direitos respeitados, (ii) o bom relacionamento com a chefia e (iii) a estabilidade no cargo. Já os que apresentam menor importância para a motivação são: (i) a oportunidade de exercer cargo de chefia ou função gratificada, (ii) oportunidade de exercer liderança e (iii) o bom relacionamento com os colegas fora do ambiente de trabalho. Em relação à percepção de existência do fator no cenário atual da UFRPE, os técnicos consideram que os (i) estabilidade no cargo, (ii) bom relacionamento com a chefia e (iii) bom relacionamento com os colegas de trabalho têm boa presença no ambiente de atuação, enquanto (i) jornada de trabalho de 6 horas, (ii) atividades extra laborais integrativas, (iii) a oportunidade de exercer cargo de chefia ou função gratificada deixam a desejar. Em outra análise, considerando a diferença entre a importância para a motivação e a percepção de existência desse fator na Universidade, os fatores que apresentam maiores discrepâncias e que, portanto, devem merecer atenção prioritária da gestão de pessoas, são: (i) jornada de trabalho de 6 horas, (ii) tratamento igualitário entre os servidores e (iii) condições de vida saudável.The present research aimed to suggest, to the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), actions that stimulate the work motivation of its technical administrative staff. Based on the concepts and considerations of motivational theorists (including Maslow, Adams, Vroom, Herzberg, Maximiano, Robbins, Bergamini and Bergue), as well as recent empirical research on public service motivation, we developed an instrument a field survey, in the form of an online questionnaire (Google Docs form), which asked for a double assessment of several motivational factors (to the importance attributed of each one and to its presence in the work environment). The target audience were the 1037 UFRPE technical administrative servants. We collected data from 99 servants, of which 85 (approximately 8% of the universe) were considered valid. For this sample size, considering the 95% confidence level, the margin of error is 10%, acceptable for the type of research carried out (exploratory and descriptive, quali-quantitative case study). Data were analyzed mainly from the perspective of Herzberg’s two-factor theory and of Adams’ theory of equity. Results indicated, as factors considered the most important for the motivation of UFRPE's employees in carrying out their labor activities, regardless of whether they actually exist: (i) the guarantee of having their rights respected, (ii) a good relationship with the manager, and (iii) job stability. On the other hand, those that are less important for motivation are: (i) the opportunity to hold a managerial position or a gratified role; (ii) the opportunity to exercise leadership; and (iii) good relationships with colleagues outside the work environment. Regarding the perception of the existence of the factor in the current UFRPE scenario, the technicians consider that (i) stability in the position, (ii) good relationship with the manager and (iii) good relationship with co-workers have sufficient presence in the working environment, while (i) 6-hour working day, (ii) extra-labor integrative activities, (iii) the opportunity to hold a managerial position or a gratified function, are not present in a satisfactory way. As an additional aspect of analysis, we considered the difference between the attributed importance for motivation and the perception of existence of each factor in the University; the factors that present the greatest discrepancies and that, therefore, should deserve priority attention of personnel management, are: (i) 6-hour workday, (ii) equal treatment among servants and (iii) healthy living conditions.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMotivaçãoServidores públicosGestão de pessoasMotivação na UFRPE : um estudo sobre a percepção dos técnicos administrativos à luz das teorias motivacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Evelyne Alvares Ribeiro.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Evelyne Alvares Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34617/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Evelyne%20Alvares%20Ribeiro.pdf.jpg45b9c254ceb19f15210c652658050948MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Evelyne Alvares Ribeiro.pdfDISSERTAÇÃO Evelyne Alvares Ribeiro.pdfapplication/pdf2739130https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34617/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Evelyne%20Alvares%20Ribeiro.pdf916a1cfb173ea5b6094e656bfe1a3531MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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