Depois da mulher: fotografia expandida e subjetividades na emancipação do feminino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30801 |
Resumo: | Para dar conta das subjetividades, a fotografia é um meio de expressão, através do qual se reconfiguram, a todo instante, problemáticas compartilhadas em sociedade. A prática fotográfica transgride os rótulos criativos, atando ferramentas e fazeres múltiplos para ressignificar a forma como olhamos para o mundo. Tendo em vista a fotografia de processos expandidos enquanto meio para refletir sobre e expressar sensivelmente questões sobre o feminino, este trabalho tem como objetivo criar aproximações entre as potências do fazer fotográfico e a fala poética de seis mulheres artistas, alunas da disciplina de Laboratório de Fotografia, na UFPE, no primeiro semestre do ano de 2017, que dispuseram-se a pensar sensivelmente sobre si mesmas. Em grupo, trabalhamos o ensaio fotográfico “Antes da Mulher”, (2016), de minha autoria, ao lado de estudos que auxiliaram a alargar os referenciais sobre fotografia e suas subjetividades. Este trabalho relata, numa metodologia Artográfica, os percursos que encontramos para reajustar e habitar de forma consciente e empoderada o nosso lugar de fala, ao passo em que produzíamos conhecimento conjuntamente em sala de aula. A partir da construção de autorretratos, usamos o nosso corpo acoplado à câmera: nos tornamos canais expressivos de inquietudes, e reconfiguramos o olhar sobre nós mesmas e sobre as outras. Enquanto substância para compor as vivências e práticas fotográficas, esta dissertação se ancora sobre o conceito de Fotografia Expandida. |
id |
UFPE_7227d7bda8cdb2d77b824be6997913b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/30801 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
GONÇALVES, Karla Elizabeth da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7312391833008525http://lattes.cnpq.br/2124060043624031NEWTON JÚNIOR, Carlos Newton de Souza2019-05-24T20:43:18Z2019-05-24T20:43:18Z2018-02-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30801Para dar conta das subjetividades, a fotografia é um meio de expressão, através do qual se reconfiguram, a todo instante, problemáticas compartilhadas em sociedade. A prática fotográfica transgride os rótulos criativos, atando ferramentas e fazeres múltiplos para ressignificar a forma como olhamos para o mundo. Tendo em vista a fotografia de processos expandidos enquanto meio para refletir sobre e expressar sensivelmente questões sobre o feminino, este trabalho tem como objetivo criar aproximações entre as potências do fazer fotográfico e a fala poética de seis mulheres artistas, alunas da disciplina de Laboratório de Fotografia, na UFPE, no primeiro semestre do ano de 2017, que dispuseram-se a pensar sensivelmente sobre si mesmas. Em grupo, trabalhamos o ensaio fotográfico “Antes da Mulher”, (2016), de minha autoria, ao lado de estudos que auxiliaram a alargar os referenciais sobre fotografia e suas subjetividades. Este trabalho relata, numa metodologia Artográfica, os percursos que encontramos para reajustar e habitar de forma consciente e empoderada o nosso lugar de fala, ao passo em que produzíamos conhecimento conjuntamente em sala de aula. A partir da construção de autorretratos, usamos o nosso corpo acoplado à câmera: nos tornamos canais expressivos de inquietudes, e reconfiguramos o olhar sobre nós mesmas e sobre as outras. Enquanto substância para compor as vivências e práticas fotográficas, esta dissertação se ancora sobre o conceito de Fotografia Expandida.CAPESIn order to account for subjectivities, photography is a way of expression, in which, at any moment, problems are reconfigured in society. The photographic practice transgresses creative labels, tying tools and multiple ways of creation to re-signify the way we look at the world. Considering the photography of expanded processes as a way to reflect about and express appreciably questions about the feminine, this work aims to create approximations between the powers of the photographic making and the poetic speech of six female artists, students of the discipline of Laboratory of Photography, that happened in the UFPE, in the first semester of 2017, who set out to think about themselves. As a group, we worked on the photo essay "Antes da Mulher" (2016), of my own, along with studies that helped broaden the references on photography and its subjectivities. This paper reports, in an Artographical methodology, the paths that we find to readjust and to inhabit in a conscious and empowered way our place of speech, while we produced knowledge together in the classroom. From the construction of self-portraits, we use our body coupled to the camera: we became expressive channels of restlessness, and we reconfigurated the look at ourselves and others. As a substance to compose experiences and photographic practices, this dissertation is anchored on the concept of Expanded Photography.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFotografiaGêneroFeminismosDepois da mulher: fotografia expandida e subjetividades na emancipação do femininoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Karla Elizabeth da Silva Gonçalves.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Karla Elizabeth da Silva Gonçalves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30801/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Karla%20Elizabeth%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg16845a4eed564e8f85bc067ac5e2753fMD57CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30801/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Karla Elizabeth da Silva Gonçalves.pdfDISSERTAÇÃO Karla Elizabeth da Silva Gonçalves.pdfapplication/pdf6468137https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30801/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Karla%20Elizabeth%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdfb6ac3b3a75dbc876a860b3d95f3fed69MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30801/5/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD55TEXTDISSERTAÇÃO Karla Elizabeth da Silva Gonçalves.pdf.txtDISSERTAÇÃO Karla Elizabeth da Silva Gonçalves.pdf.txtExtracted texttext/plain170627https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30801/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Karla%20Elizabeth%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdf.txtd30ba864e048efe83008540adde40405MD56123456789/308012019-10-25 10:29:09.168oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:29:09Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Depois da mulher: fotografia expandida e subjetividades na emancipação do feminino |
title |
Depois da mulher: fotografia expandida e subjetividades na emancipação do feminino |
spellingShingle |
Depois da mulher: fotografia expandida e subjetividades na emancipação do feminino GONÇALVES, Karla Elizabeth da Silva Fotografia Gênero Feminismos |
title_short |
Depois da mulher: fotografia expandida e subjetividades na emancipação do feminino |
title_full |
Depois da mulher: fotografia expandida e subjetividades na emancipação do feminino |
title_fullStr |
Depois da mulher: fotografia expandida e subjetividades na emancipação do feminino |
title_full_unstemmed |
Depois da mulher: fotografia expandida e subjetividades na emancipação do feminino |
title_sort |
Depois da mulher: fotografia expandida e subjetividades na emancipação do feminino |
author |
GONÇALVES, Karla Elizabeth da Silva |
author_facet |
GONÇALVES, Karla Elizabeth da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7312391833008525 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2124060043624031 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Karla Elizabeth da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
NEWTON JÚNIOR, Carlos Newton de Souza |
contributor_str_mv |
NEWTON JÚNIOR, Carlos Newton de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Gênero Feminismos |
topic |
Fotografia Gênero Feminismos |
description |
Para dar conta das subjetividades, a fotografia é um meio de expressão, através do qual se reconfiguram, a todo instante, problemáticas compartilhadas em sociedade. A prática fotográfica transgride os rótulos criativos, atando ferramentas e fazeres múltiplos para ressignificar a forma como olhamos para o mundo. Tendo em vista a fotografia de processos expandidos enquanto meio para refletir sobre e expressar sensivelmente questões sobre o feminino, este trabalho tem como objetivo criar aproximações entre as potências do fazer fotográfico e a fala poética de seis mulheres artistas, alunas da disciplina de Laboratório de Fotografia, na UFPE, no primeiro semestre do ano de 2017, que dispuseram-se a pensar sensivelmente sobre si mesmas. Em grupo, trabalhamos o ensaio fotográfico “Antes da Mulher”, (2016), de minha autoria, ao lado de estudos que auxiliaram a alargar os referenciais sobre fotografia e suas subjetividades. Este trabalho relata, numa metodologia Artográfica, os percursos que encontramos para reajustar e habitar de forma consciente e empoderada o nosso lugar de fala, ao passo em que produzíamos conhecimento conjuntamente em sala de aula. A partir da construção de autorretratos, usamos o nosso corpo acoplado à câmera: nos tornamos canais expressivos de inquietudes, e reconfiguramos o olhar sobre nós mesmas e sobre as outras. Enquanto substância para compor as vivências e práticas fotográficas, esta dissertação se ancora sobre o conceito de Fotografia Expandida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-24T20:43:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-24T20:43:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30801 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30801/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Karla%20Elizabeth%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30801/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30801/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Karla%20Elizabeth%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30801/5/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30801/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Karla%20Elizabeth%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16845a4eed564e8f85bc067ac5e2753f e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 b6ac3b3a75dbc876a860b3d95f3fed69 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 d30ba864e048efe83008540adde40405 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1797780453780881408 |