Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Suzana Borba da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44707
Resumo: MORAIS, Rejane Dias da Silva, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Rejane Dias da.
id UFPE_841ce88b8ca0686c18a07917f98ffb37
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/44707
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Suzana Borba dahttp://lattes.cnpq.br/4012262611226467http://lattes.cnpq.br/1774595988893157MORAIS, Rejane Dias da Silva2022-06-10T18:35:23Z2022-06-10T18:35:23Z2021-12-21SILVA, Suzana Borba da. Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE. 2021https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44707MORAIS, Rejane Dias da Silva, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Rejane Dias da.A presente investigação objetivou compreender o processo de formação inicial de professores de música, com base na análise das representações sociais de formação compartilhadas pelos licenciandos em Música da UFPE. Para tanto, tomamos como referência os estudos de formação inicial de professores de música de Bellochio (2003, 2016); Del Ben (2003a, 2003b); Penna (2007, 2014), assim como a perspectiva dos saberes docentes de Tardif (2010). Também adotamos como aporte teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS), formulada pelo psicólogo social francês Serge Moscovici em 1961, e particularmente a Teoria do Núcleo Central (TNC) ou Abordagem Cognitivo-Estrutural formalmente delineada pelo psicólogo francês Jean Claude-Abric, em 1976. Norteada pelo enfoque qualitativo online em decorrência do isolamento social ocasionado pela pandemia do Novo Coronavírus - COVID- 19, desenvolvemos a pesquisa dentro de uma perspectiva plurimetodológica que consistiu no emprego de três etapas distintas, todavia interdependentes, realizadas com a associação de mais de um instrumento de recolha de dados. A primeira etapa consistiu em uma análise documental da matriz curricular que norteia o curso de Licenciatura em Música da UFPE. Os resultados indicaram que a base teórico-epistemológica que norteia a proposta curricular do curso, recentemente reestruturada e ampliada, encontra-se em consonância com os documentos, quais sejam: a Resolução CNE/CES no 2, de 8 de março de 2004, o Parecer CNE/CES no 195, de 5 de agosto de 2003, a Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, e a Resolução 12/2008. Contudo, ao analisarmos a disposição dos conhecimentos curriculares por intermédio dos estudos de Pires (2015) e a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), identificamos a predominância dos conhecimentos disciplinares, sobretudo os instrumentais seguidos das disciplinas composicionais e dos fundamentos teóricos, musicológicos e etnomusicológicos. Na segunda etapa empregamos a versão online da Técnica de Associação Livre a partir de um formulário criado no aplicativo Google Forms, realizada com 48 discentes matriculados regularmente entre o 1o e 8o períodos do curso de Licenciatura em Música da UFPE. As evocações foram analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ e as entrevistas semiestruturadas nas quais tivemos acesso ao campo semântico das representações sociais dos estudantes. Tais representações encontram-se alicerçadas, em maior quantitativo, na categoria musical que agrupa elementos específicos, ou seja, os saberes disciplinares da docência em música, acompanhados pela categoria pedagógica. A partir da análise de similitude acessamos detalhadamente a estrutura gráfica da representação social onde identificamos que o possível núcleo central é constituído pelas expressões didática e amor inseridos nas categorias pedagógica e afetiva. Na terceira etapa da investigação, por intermédio da observação das frequências e justificativas dos termos mais relevantes na Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), o emprego da Análise de Frequências Múltiplas e a Nuvem de Palavras, identificamos que o núcleo central das representações dos licenciados na formação inicial do professor especialista em música encontra-se fundamentada na dimensão normativa, pois o cerne da representação envolve circunstâncias de dimensão ideológica, social e socioafetiva.FACEPEThe presente investigation aimed to understand the process of initial formation of music teachers, based on the analysis of social representations of formation shared by undergraduates in Music at UFPE.. For that, we take as reference the studies on initial training of music teachers by Bellochio (2003, 2016); Del Ben (2003a, 2003b); Penna (2007, 2014), as well as the perspective of teaching knowledge by Tardif (2010). We also adopted the Theory of Social Representations (TRS), formulated by the french social psychologist Serge Moscovici in 1961, and particular the Central Nucleus Theory (TNC) or Cognitive-structural approach formally outlined by the french psychologist Jean Claude-Abric in 1976. Guided by the online qualitative approach due to the social isolation caused by the New Coronavírus pandemic – COVID 19, we developed the research within a plurimethodological perspective that consisted of the use of three distinct, yet interdependente stages carried out with the association of more than one collection instrument disse. The fisrt stage consisted of a documentary analysis of the curriculum that guides the Degree in Music at UFPE. The results indicated that the theoretical- epistemological basis that guides the curricular proposal of the course, recently restructured and expanded, is in line with the documents, namely: CNE/CES Resolution no 2, of March 8, 2004, the CNE/CES Opinion no 195, of August 5, 2003, in Resolution CNE/CP 2, of February 19, 2002 and Resolution 12/2008. However, when analyzing the provision of curricular knowledge through the studies of the study by Pires (2015) and the Content Analysis proposed by Bardin (1977) we identified the predominance of disciplinary knowledge, especially instrumental, followed by compositional disciplines, theoretical and musicological foundations and ethnomusicological. In the second stage, we used the online version of the Free Association Technique form creation of a form created in the Google Forms application, carried out with 48 students regularly enrolled between the 1o and 8o periods of the Music Degree Course at UFPE. The evocations were analyzed with the help of the IRAMUTEQ software and the semi- structured interviews in which we had access to the semantic field of the students social representations. Such representations are based, in greater quantily, in the musical category groups specific eleents, that is, the disciplinary knowledge of music teaching accompanied by the pedagogical category. From the similarity analysis, we accessed in detail the graphic structure of the representation where we identified that the possible central nucleus is constituted by the didactic expressions and love inserted in the pedagogical and affective categories. In the third stage of the investigation, through the observation of the frequencies and justifications of the most relevant terms in the Free Word Association Technique (TALP) and the use of Multiple Frequency Analyss and the Word Cloud, we identified that central core of the representations of graduates the initial formation of the specialist music teacher is based on the normative dimension, as the core of the representation involves circumstances of an ideological, social and sócio-affective dimension.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFormação de Professores – Licenciatura em MúsicaSaberes DocentesRepresentações SociaisUFPE - Pós-graduaçãoRepresentações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Suzana Borba da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Suzana Borba da Silva.pdfapplication/pdf4128363https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44707/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzana%20Borba%20da%20Silva.pdfe91d2270b1e31f8d3b903ad73ebf39edMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44707/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Suzana Borba da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Suzana Borba da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain264960https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44707/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzana%20Borba%20da%20Silva.pdf.txt8de281e48538dcdc6f05146aeafe29c9MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Suzana Borba da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Suzana Borba da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44707/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzana%20Borba%20da%20Silva.pdf.jpg79efe8caa904f875f59b004cec20413aMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44707/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53123456789/447072022-06-11 02:19:36.096oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-06-11T05:19:36Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE
title Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE
spellingShingle Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE
SILVA, Suzana Borba da
Formação de Professores – Licenciatura em Música
Saberes Docentes
Representações Sociais
UFPE - Pós-graduação
title_short Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE
title_full Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE
title_fullStr Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE
title_full_unstemmed Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE
title_sort Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE
author SILVA, Suzana Borba da
author_facet SILVA, Suzana Borba da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4012262611226467
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1774595988893157
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Suzana Borba da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MORAIS, Rejane Dias da Silva
contributor_str_mv MORAIS, Rejane Dias da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores – Licenciatura em Música
Saberes Docentes
Representações Sociais
UFPE - Pós-graduação
topic Formação de Professores – Licenciatura em Música
Saberes Docentes
Representações Sociais
UFPE - Pós-graduação
description MORAIS, Rejane Dias da Silva, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Rejane Dias da.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-10T18:35:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-10T18:35:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Suzana Borba da. Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE. 2021
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44707
identifier_str_mv SILVA, Suzana Borba da. Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE. 2021
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Educacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44707/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzana%20Borba%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44707/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44707/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzana%20Borba%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44707/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzana%20Borba%20da%20Silva.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44707/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e91d2270b1e31f8d3b903ad73ebf39ed
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8de281e48538dcdc6f05146aeafe29c9
79efe8caa904f875f59b004cec20413a
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802115035878653952