Registros de representação semiótica da função afim em livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Saulo Augusto Coimbra Santos da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000jn4b
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47219
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar à luz da Teoria de Registros de Representação Semióticas a abordagem da função afim em livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental. Para a análise estabelecemos categorias que contemplam elementos da TRRS, tais como, a diversidade de representações, transformações (tratamento e conversão), o fenômeno de congruência e não congruência semântica e a abordagem global de propriedades figurais. Os dados obtidos foram analisados por meio da metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977). A análise contemplou a diversidade de registros de representação semiótica da função afim, as transformações semióticas (tratamentos e conversões) e o fenômeno de congruência e não congruência semântica. Com relação à diversidade de registros, os resultados apontam a predominância do registro algébrico em detrimento dos demais. No que diz respeito às transformações semióticas entre registros, nos cinco livros didáticos analisados o número de conversões é superior ao de tratamentos. Especificamente sobre as conversões identificamos que alguns livros didáticos não trabalham os dois sentidos das conversões. Na conversão do registro algébrico para o gráfico, predomina a abordagem ponto a ponto, entretanto algumas atividades exploram elementos da abordagem global de propriedades figurais. Por fim, a análise do fenômeno de congruência e não congruência semântica, de acordo como os critérios estabelecidos por Duval (2009), demonstrou que predominam casos de congruência semântica nas conversões mais frequentes envolvendo os registros de representação semiótica da função afim.
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Os dados obtidos foram analisados por meio da metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977). A análise contemplou a diversidade de registros de representação semiótica da função afim, as transformações semióticas (tratamentos e conversões) e o fenômeno de congruência e não congruência semântica. Com relação à diversidade de registros, os resultados apontam a predominância do registro algébrico em detrimento dos demais. No que diz respeito às transformações semióticas entre registros, nos cinco livros didáticos analisados o número de conversões é superior ao de tratamentos. Especificamente sobre as conversões identificamos que alguns livros didáticos não trabalham os dois sentidos das conversões. Na conversão do registro algébrico para o gráfico, predomina a abordagem ponto a ponto, entretanto algumas atividades exploram elementos da abordagem global de propriedades figurais. Por fim, a análise do fenômeno de congruência e não congruência semântica, de acordo como os critérios estabelecidos por Duval (2009), demonstrou que predominam casos de congruência semântica nas conversões mais frequentes envolvendo os registros de representação semiótica da função afim.This study's objective was to analyze, in the light of the Theory of Registers of Semiotic Representation, the approach of the linear function in 9th grade elementary school textbooks. For the analysis, were established categories that include elements of the TRRS, such as, the diversity of representations, transformations (treatment and conversion), the semantic congruence and non-congruence phenomenon, and the global approach of the figural properties. The results were analyzed by the Content Analysis Methodology proposed by Bardin (1977). The analysis contemplated the diversity of registers of the affine functions's semiotic representation, the semiotic transformations (treatments and conversions) and the semantic congruence and non-congruence phenomenon. Regarding the diversity of records, the results pointed a algebraic register predominance over the others. About to semiotic's transformations between registers, in the five textbooks that were analyzed, the conversion number are higher than the numbers of treatments. Specifically about conversion, we identified that some textbooks do not work both ways of conversion. In the algebraic converting register to the graph, the point-to-point approach predominates, however some activities explore elements of the global approach of figural properties. Finally, the semantic congruence and non-congruence phenomenon analyzed, according to the Duval's (2009) standart, showed that cases of semantic congruence predominates with more frequency than the conversions involving the semiotic representation of the linear function's registers.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRepresentação semióticaFunção afimLivros didáticosEnsino fundamentalRegistros de representação semiótica da função afim em livros didáticos do 9° ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Saulo Augusto Coimbra Santos da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Saulo Augusto Coimbra Santos da Silva.pdfapplication/pdf2608632https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47219/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Saulo%20Augusto%20Coimbra%20Santos%20da%20Silva.pdf551c47712994f5d735b7d45dab71e384MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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