Vender-se(r) no Grindr : efeitos da inscrição do sujeito no discurso da mercantilização do corpo masculino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARNEIRO, Thiago César da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49309
Resumo: Nas atuais condições de produção, cada vez mais sujeitos, em nossa formação social, são adeptos de redes sociais, especialmente dos aplicativos de relacionamento. Desde a sua criação em 2012, o Grindr, aplicativo de relacionamento homoerótico, tem seus números de usuários cada vez maiores. Com mais de 50 milhões de downloads realizados, o aplicativo abriga espaço para a constituição heterogênea de sujeitos. Sujeitos, em sua maioria homens, que se inscrevem no aplicativo buscam a mercantilização do corpo, incitando o desejo do outro, do sujeito- usuário possível. De acordo com Vinhas (2021), o sujeito constitui-se enquanto imagem de seu corpo, isto é, o corpo é o corpo de um sujeito, de modo que a ideologia também o atravessa e o faz significar (VINHAS, 2014). Busco analisar, com este trabalho, inscrito no dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, o funcionamento do discurso da mercantilização do corpo a partir de discursividades selecionadas nesse aplicativo de relacionamento. Para isso, retomando pressupostos teórico-metodológicos da AD pecheuxtiana, no primeiro capítulo, discuto a noção de corpo, materialidade, linguagem, ideologia, etc., analisando três perfis em que identifico um processo de venda do corpo. Já no segundo capítulo, apresento as noções de espaço virtual, mídias digitais, entre outros, com vistas a descrever as funcionalidades do Grindr. Nesse capítulo, analiso o funcionamento das telas e abas do aplicativo, com o objetivo de entender os movimentos de subjetivação do sujeito que aí se realizam. Por último, no terceiro capítulo, com recortes feitos a partir do Grindr, trabalho com materialidades que textualizam o corpo masculino como objeto do desejo do outro, de maneira que o corpo desliza para o corpo-mercadoria. Mesmo que o corpo, nas relações de trabalho, sempre tenha se submetido à opressão do capital, esse funcionamento, agora, se apresenta de uma outra maneira: o corpo mercantilizado no Grindr se entrelaça a um funcionamento da ideologia, em sua forma mais perversa (GRIGOLETTO, 2017), que faz o sujeito acreditar na sua liberdade, já que, no contexto das mídias sociais digitais, não haveria um outro sujeito que estivesse sob o seu controle. A partir do trabalho analítico, entendo que o corpo, materialidade do sujeito, atravessado pela mercantilização, desliza para o corpo-mercadoria, que, através dos movimentos do sujeito na rede, significa por seu enredamento inseparável à ideologia, recoberta por uma camada digital, que permite que o capital produza outras formas de dominação.
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Sujeitos, em sua maioria homens, que se inscrevem no aplicativo buscam a mercantilização do corpo, incitando o desejo do outro, do sujeito- usuário possível. De acordo com Vinhas (2021), o sujeito constitui-se enquanto imagem de seu corpo, isto é, o corpo é o corpo de um sujeito, de modo que a ideologia também o atravessa e o faz significar (VINHAS, 2014). Busco analisar, com este trabalho, inscrito no dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, o funcionamento do discurso da mercantilização do corpo a partir de discursividades selecionadas nesse aplicativo de relacionamento. Para isso, retomando pressupostos teórico-metodológicos da AD pecheuxtiana, no primeiro capítulo, discuto a noção de corpo, materialidade, linguagem, ideologia, etc., analisando três perfis em que identifico um processo de venda do corpo. Já no segundo capítulo, apresento as noções de espaço virtual, mídias digitais, entre outros, com vistas a descrever as funcionalidades do Grindr. 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According to Vinhas (2021), the subject constitutes himself as an image of his body, that is, the body is the body of a subject, so that ideology also crosses it and makes it mean (VINHAS, 2014). I seek to analyze, with this work, inscribed in the theoretical-methodological device of Discourse Analysis by Michel Pêcheux, the functioning of the discourse of the commodification of the body from selected discursivities in this relationship application. For this, resuming theoretical-methodological assumptions of Pecheuxtian AD, in the first chapter, I discuss the notion of body, materiality, language, ideology, etc., analyzing three profiles in which I identify a process of selling the body. In the second chapter, I present the notions of virtual space, digital media, among others, in order to describe the functionalities of Grindr. In this chapter, I analyze how the app's screens and tabs work, with the aim of understanding the subjectivation movements of the subject that take place there. Finally, in the third chapter, with clippings made from Grindr, I work with materialities that textualize the male body as an object of the other's desire, in a way that the body slips into the commodity-body. Even if the body, in labor relations, has always been subjected to the oppression of capital, this functioning now presents itself in another way: the commodified body on Grindr is intertwined with a functioning of ideology, in its most perverse form (GRIGOLETTO, 2017), which makes the subject believe in his freedom, since, in the context of digital social media, there would not be another subject under his control. From the analytical work, I understand that the body, materiality of the subject, crossed by commodification, slides into the body-commodity, which, through the subject's movements in the network, means by its inseparable entanglement with ideology, covered by a digital layer, that allows capital to produce other forms of domination.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDiscurso - corpoSujeitoMercantilização masculinaGrindrDesejoVender-se(r) no Grindr : efeitos da inscrição do sujeito no discurso da mercantilização do corpo masculinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Thiago César da Costa Carneiro.pdf.txtDISSERTAÇÃO Thiago César da Costa Carneiro.pdf.txtExtracted texttext/plain434238https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49309/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Thiago%20C%c3%a9sar%20da%20Costa%20Carneiro.pdf.txt527e0513accb4f0453453c494e4676edMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Thiago César da Costa Carneiro.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Thiago César da Costa Carneiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49309/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Thiago%20C%c3%a9sar%20da%20Costa%20Carneiro.pdf.jpg23c70683238485761ea0ded9f056b00aMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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