O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde: um romance indicial, agostiniano e prefigural
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Data de Publicação: | 2015 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16430 |
Resumo: | Dissertação resultado da pesquisa de Mestrado em Letras, área de concentração Teoria da Literatura, linha de pesquisa Intersemiose, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, tendo como objetivo relacionar o romance O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, com três pilares teóricos: o índice fotográfico de Charles Sanders Peirce, o tempo de Agostinho de Hipona e a prefiguração no conceito de figura de Erich Auerbach. A cada capítulo, outros teóricos são convidados a dialogar, tais como John R. Searle, Susan Sontag, Philippe Dubois, Roland Barthes, Albert Einstein, Henri Bergson, Georges Didi-Huberman e Gaston Bachelard. |
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TENÓRIO, Patricia GonçalvesNINO, Maria do Carmo de Siqueira2016-04-08T18:59:56Z2016-04-08T18:59:56Z2015-09-17https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16430ark:/64986/001300000khgrDissertação resultado da pesquisa de Mestrado em Letras, área de concentração Teoria da Literatura, linha de pesquisa Intersemiose, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, tendo como objetivo relacionar o romance O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, com três pilares teóricos: o índice fotográfico de Charles Sanders Peirce, o tempo de Agostinho de Hipona e a prefiguração no conceito de figura de Erich Auerbach. A cada capítulo, outros teóricos são convidados a dialogar, tais como John R. Searle, Susan Sontag, Philippe Dubois, Roland Barthes, Albert Einstein, Henri Bergson, Georges Didi-Huberman e Gaston Bachelard.Dissertation result of Master’s research in Literature, area of concentration Literary Theory, line of research Intersemiosis, in the Postgraduate Program in Literature from the Federal University of Pernambuco, having as objective order to relate the novel The Picture of Dorian Gray, by Oscar Wilde, with three theoretical pillars: the photographic index of Charles Sanders Peirce, the time of Augustine from Hippona and the foreshadowing in the concept of figure from Erich Auerbach. Each chapter, other theorists are invited to dialogue, such as John R. Searle, Susan Sontag, Philippe Dubois, Roland Barthes, Albert Einstein, Henri Bergson, Georges Didi-Huberman and Gaston Bachelard.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSemiótica e FotografiaTempo e EternoTeoria da Relatividade Especial e GeralDuração e SimultaneidadeFigura e EncarnaçãoCrítica e FicçãoSemiotics and PhotographyTime and EternalTheory of Special and General RelativityDuration and ConcurrencyFigure and IncarnationCritic and FictionO retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde: um romance indicial, agostiniano e prefiguralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação_PatriciaTenório_BC.pdf.jpgDissertação_PatriciaTenório_BC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16430/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PatriciaTen%c3%b3rio_BC.pdf.jpgf8d330be79e52774dd060aff26914724MD55ORIGINALDissertação_PatriciaTenório_BC.pdfDissertação_PatriciaTenório_BC.pdfapplication/pdf884166https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16430/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PatriciaTen%c3%b3rio_BC.pdf0a78095c224981af6d91420fd610f878MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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