Contribuições da gestão escolar democrática nas concepções de democracia e justiça de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIQUEIRA, Juliana Nunes Cordeiro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31812
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar as contribuições da gestão escolar na formação de concepções de democracia e justiça dos alunos, numa perspectiva de formação cidadã, e, mais especificamente: evidenciar práticas de gestão que caracterizam atenção à formação cidadã; identificar as concepções sobre democracia e justiça dos alunos e; analisar as diferentes influências da organização dos comportamentos para uma formação cidadã. Concebemos a Democracia Participativa, como ideal para a gestão escolar, na qual todos os segmentos participam nos diferentes momentos sobre as decisões que organizam a instituição, agindo de forma engajada e responsável. Levantamos a suposição de que esta abordagem requer da gestão escolar fundamentação com base em valores relativos a concepção de justiça comunitarista (WALZER, 2003), que respeita a cultura local e tem como objetivo o bem da coletividade, em oposição às perspectivas liberais e neoliberais de justiça. A pesquisa de abordagem qualitativa se configura como um estudo de caso em escola pública de Recife, tendo como procedimentos de coleta dos dados as observações e a realização de grupo focal. Os dados coletados foram tratados pela técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Dentre os sujeitos, tomamos principalmente membros da gestão, docentes e estudantes do ensino médio. Os resultados demonstraram que a escola analisada desenvolve uma gestão baseada em princípios e valores democráticos, além de ser permeada por práticas voltadas à formação cidadã do estudante, tais como a abertura ao diálogo, responsabilidade com a comunidade e seus objetivos, preservação das normas da escola acordadas consensualmente e mediação de problemas por meio de planejamento e ações objetivas e democráticas, em que se inclui a preservação de mecanismos democratizadores. Estas exigem, no entanto, mediação de conflitos, naturais das experiências democráticas, nem sempre de fácil realização. Estes aspectos influenciam os estudantes a desenvolverem concepções de justiça que ora consideram princípios da perspectiva comunitarista, ora denotam princípios de cunho individualista, orientados por uma perspectiva liberal, especialmente quando estimulados a fazer escolhas. Concluímos que mesmo em uma Gestão Democrática Participativa, ocorrem conflitos e até injustiças na escola, mas a forma como a gestão se planeja e age para resolvê-los a torna justa e coerente com valores que defende, contribuindo para a formação dos estudantes a agirem como cidadãos. Por fim, compreendemos que também contribuímos na formação dos estudantes por meio da reflexão proporcionada via grupo focal, quando - por meio de estímulo específico - puderam analisar criticamente questões de justiça/injustiça e democracia/autoritarismo, amadurecendo e fortalecendo assim seus conceitos.
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Levantamos a suposição de que esta abordagem requer da gestão escolar fundamentação com base em valores relativos a concepção de justiça comunitarista (WALZER, 2003), que respeita a cultura local e tem como objetivo o bem da coletividade, em oposição às perspectivas liberais e neoliberais de justiça. A pesquisa de abordagem qualitativa se configura como um estudo de caso em escola pública de Recife, tendo como procedimentos de coleta dos dados as observações e a realização de grupo focal. Os dados coletados foram tratados pela técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Dentre os sujeitos, tomamos principalmente membros da gestão, docentes e estudantes do ensino médio. Os resultados demonstraram que a escola analisada desenvolve uma gestão baseada em princípios e valores democráticos, além de ser permeada por práticas voltadas à formação cidadã do estudante, tais como a abertura ao diálogo, responsabilidade com a comunidade e seus objetivos, preservação das normas da escola acordadas consensualmente e mediação de problemas por meio de planejamento e ações objetivas e democráticas, em que se inclui a preservação de mecanismos democratizadores. Estas exigem, no entanto, mediação de conflitos, naturais das experiências democráticas, nem sempre de fácil realização. Estes aspectos influenciam os estudantes a desenvolverem concepções de justiça que ora consideram princípios da perspectiva comunitarista, ora denotam princípios de cunho individualista, orientados por uma perspectiva liberal, especialmente quando estimulados a fazer escolhas. Concluímos que mesmo em uma Gestão Democrática Participativa, ocorrem conflitos e até injustiças na escola, mas a forma como a gestão se planeja e age para resolvê-los a torna justa e coerente com valores que defende, contribuindo para a formação dos estudantes a agirem como cidadãos. Por fim, compreendemos que também contribuímos na formação dos estudantes por meio da reflexão proporcionada via grupo focal, quando - por meio de estímulo específico - puderam analisar criticamente questões de justiça/injustiça e democracia/autoritarismo, amadurecendo e fortalecendo assim seus conceitos.CAPESThe present research had as general objective to analyze the contributions of school management in the formation of conceptions of democracy and justice of the students, in a perspective of citizen formation, and, more specifically: to evidence the practices of management that characterize attention to citizen formation; to identify the conceptions about democracy and justice of the students and to analyze the different influences of the organization of the behaviours for a citizen formation. We conceive the Participative Democracy, as an ideal to school management in which all the segments participate in the different moments about the decisions that organize the institution, acting in an engaged and responsible manner. We raise the assumption that this approach requires from the school management grounding with basis in the value relatives to the conception of community justice (WALZER, 2003), that respects the local culture and has as an objective the good of the collectivity, as opposition to the liberal and neoliberal perspectives of justice. The research of qualitative approach is configured as a case study in a public school in Recife, having as procedures for collecting data the observations and the accomplishment of focus group. The collected data were treated by the technique of content analysis (BARDIN, 1977). Among the subjects, we take mainly management members, teachers and high school students. The results demonstrates that school analyzed develops a management approached in democratic principles and values, beyond to be permeated by practices focused on student‟s citizen formation, such as the opening to dialog, responsibility with the community and their objectives, preservation of school rules agreed on by consensus and mediation of problems by means of planning and objective and democratic actions, which includes the preservation of democratizing mechanisms. These require, however, conflict mediation, natural of democratic experiences, not always of easily realization. These aspects influence the students to development justice conceptions that sometimes consider principles of the communitarian perspective, sometimes denote principles individualistic, oriented by a liberal perspective, specially when stimulated to make choices. We concluded that even in a Participative Democratic Management, there are conflicts and even injustices in school, but the manner as the management plans and acts to solve them makes it fair and coherent with values that it defends, contributing to the students formation to acting as citizens. Lastly, we comprehended that we even contribute in the students formation by means of reflection provided by focal group, when - by means of specific stimulus - could analyze issues of justice/injustice and democracy/authoritarianism, maturing and strengthening its concepts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEscola - Organização e administraçãoDemocratização da educaçãoEnsino médioUFPE - Pós-graduaçãoContribuições da gestão escolar democrática nas concepções de democracia e justiça de estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Juliana Nunes Cordeiro de Siqueira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Juliana Nunes Cordeiro de Siqueira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31812/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Juliana%20Nunes%20Cordeiro%20de%20Siqueira.pdf.jpg33484da0c15c6f58ee6cb2222707aef0MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Juliana Nunes Cordeiro de Siqueira.pdfDISSERTAÇÃO Juliana Nunes Cordeiro de Siqueira.pdfapplication/pdf2738623https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31812/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Juliana%20Nunes%20Cordeiro%20de%20Siqueira.pdf26099647b3ee9d0a708ffced13446c44MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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