A estética da natureza como mercadoria no discurso imobiliário de Gravatá-PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valença, Mariana Rabêlo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12314
Resumo: mercadoria. Um grande exemplo disso está no setor imobiliário. Além disso, a natureza é evocada em diferentes contextos, em especial no atual debate sobre os limites da sustentabilidade. Portanto, faz-se necessário refletir sobre como a natureza é concebida e reproduzida e como está inserida nos diferentes discursos. Diante disso, como a natureza vem sendo significada dentro do discurso do mercado imobiliário, fundamentando o processo de (re)produção mercadológica do espaço e do capital? Partimos do pressuposto de que não ficam evidentes conflitos e contradições decorrentes de tal prática. Também julgamos ser a incorporação da natureza dentro desses discursos de grande relevância para o sucesso do mercado e para a escolha dos consumidores diretos. Analisamos um espaço cujo sítio geográfico favorece as atividades turísticas, especialmente de segunda residência, Gravatá- PE, que tem recebido muitos investimentos no ramo da construção civil para atender a demanda, sob a forma de grandes empreendimentos caracterizados pela forte presença de elementos naturais, que ganham destaque em seus anúncios. Nosso objetivo foi analisar não só a presença, mas o sentido/significado conferido à natureza nos conteúdos do discurso do mercado imobiliário, através de propaganda impressa de grandes empreendimentos, com divulgação no ano de 2012, na cidade de Gravatá-PE e em áreas circunvizinhas. Para dar sustentação teórica, foram discutidos a concepção de natureza sob uma perspectiva marxista, bem como o método materialista histórico e dialético; a mercantilização da natureza; e a natureza como estética da mercadoria. Nossa leitura foi feita através da análise de conteúdo de materiais publicitários (entre panfletos, folders e livreto) de quinze empreendimentos residenciais (flats, condomínios fechados e loteamentos); e de entrevistas abertas a duas agências imobiliárias renomadas no local e a consumidores desse tipo de empreendimento. Dentro do campo da dialética, trabalhamos sob uma ótica do materialismo histórico, na busca pela compreensão de como a natureza é apropriada pelo trabalho social como condição à construção e desenvolvimento da história social.
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Partimos do pressuposto de que não ficam evidentes conflitos e contradições decorrentes de tal prática. Também julgamos ser a incorporação da natureza dentro desses discursos de grande relevância para o sucesso do mercado e para a escolha dos consumidores diretos. Analisamos um espaço cujo sítio geográfico favorece as atividades turísticas, especialmente de segunda residência, Gravatá- PE, que tem recebido muitos investimentos no ramo da construção civil para atender a demanda, sob a forma de grandes empreendimentos caracterizados pela forte presença de elementos naturais, que ganham destaque em seus anúncios. Nosso objetivo foi analisar não só a presença, mas o sentido/significado conferido à natureza nos conteúdos do discurso do mercado imobiliário, através de propaganda impressa de grandes empreendimentos, com divulgação no ano de 2012, na cidade de Gravatá-PE e em áreas circunvizinhas. 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