Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luizir de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensando
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3027
Resumo: A proposta deste texto é oferecer alguns aportes acerca da investigação dos problemas ético-estéticos por meio de uma análise teórico-conceitual que privilegia as interseções entre a Filosofia e a Literatura. O objetivo central é o de trabalhar a partir de autores filiados ao movimento romântico-idealista alemão destacando, em suas produções, a presença, direta ou inspirada, dos filósofos antigos, especialmente aqueles filiados à corrente estoica. Isto nos permite ampliar a discussão acerca das valorações morais por meio do resgate do conceito de “representação” a fim de propô-lo como um operador conceitual chave para as respostas acerca dos problemas éticos e estéticos contemporâneos. Para tanto, acredito ser possível uma investigação que aborde sempre uma dupla leitura, tematicamente bem recortada, mas que partirá de um referencial teórico-conceitual filosófico e uma obra literária afim (o diálogo entre Schopenhauer e Thomas Mann ou Augusto dos Anjos; Nietzsche e Dostoiévski; Kierkegaard e Ibsen, por exemplo), no intuito de mostrar como um estudo cuidadoso dessas “fronteiras” entre o discurso filosófico e o literário pode oferecer um mapeamento dos problemas relacionados ao debate Ética-Estética. O ponto de apoio fundamental desta proposta é o resgate da concepção “unicista” greco-romana entre as questões estéticas e as filosófico-morais com vistas à pergunta acerca de como seres humanos deveriam viver, o que nos leva a demonstrar como a compatibilização entre os campos de investigação ético e estético oferecem uma visão de mundo mais esclarecedora e ampliada da realidade.
id UFPI-1_271ea699a22e4601291c64344aaaa441
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/3027
network_acronym_str UFPI-1
network_name_str Pensando
repository_id_str
spelling Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literaturaFilosofia; EstéticaEstoicismo; Idealismo Alemão; Romantismo; Filosofia e Literatura; Representação; Filosofia TrágicaA proposta deste texto é oferecer alguns aportes acerca da investigação dos problemas ético-estéticos por meio de uma análise teórico-conceitual que privilegia as interseções entre a Filosofia e a Literatura. O objetivo central é o de trabalhar a partir de autores filiados ao movimento romântico-idealista alemão destacando, em suas produções, a presença, direta ou inspirada, dos filósofos antigos, especialmente aqueles filiados à corrente estoica. Isto nos permite ampliar a discussão acerca das valorações morais por meio do resgate do conceito de “representação” a fim de propô-lo como um operador conceitual chave para as respostas acerca dos problemas éticos e estéticos contemporâneos. Para tanto, acredito ser possível uma investigação que aborde sempre uma dupla leitura, tematicamente bem recortada, mas que partirá de um referencial teórico-conceitual filosófico e uma obra literária afim (o diálogo entre Schopenhauer e Thomas Mann ou Augusto dos Anjos; Nietzsche e Dostoiévski; Kierkegaard e Ibsen, por exemplo), no intuito de mostrar como um estudo cuidadoso dessas “fronteiras” entre o discurso filosófico e o literário pode oferecer um mapeamento dos problemas relacionados ao debate Ética-Estética. O ponto de apoio fundamental desta proposta é o resgate da concepção “unicista” greco-romana entre as questões estéticas e as filosófico-morais com vistas à pergunta acerca de como seres humanos deveriam viver, o que nos leva a demonstrar como a compatibilização entre os campos de investigação ético e estético oferecem uma visão de mundo mais esclarecedora e ampliada da realidade.Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPIOliveira, Luizir de2014-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/302710.26694/pensando.v5i9.3027Pensando - Revista de Filosofia; v. 5, n. 9 (2014): VARIA; 124-1452178-843X10.26694/pensando.v5i9reponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3027/177710.26694/pensando.v5i9.3027.g1777Direitos autorais 2014 Pensando - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-20T21:37:23Zoai:ojs.10.22.15.19:article/3027Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2021-08-20T21:37:23Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura
title Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura
spellingShingle Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura
Oliveira, Luizir de
Filosofia; Estética
Estoicismo; Idealismo Alemão; Romantismo; Filosofia e Literatura; Representação; Filosofia Trágica
title_short Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura
title_full Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura
title_fullStr Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura
title_full_unstemmed Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura
title_sort Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura
author Oliveira, Luizir de
author_facet Oliveira, Luizir de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luizir de
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia; Estética
Estoicismo; Idealismo Alemão; Romantismo; Filosofia e Literatura; Representação; Filosofia Trágica
topic Filosofia; Estética
Estoicismo; Idealismo Alemão; Romantismo; Filosofia e Literatura; Representação; Filosofia Trágica
description A proposta deste texto é oferecer alguns aportes acerca da investigação dos problemas ético-estéticos por meio de uma análise teórico-conceitual que privilegia as interseções entre a Filosofia e a Literatura. O objetivo central é o de trabalhar a partir de autores filiados ao movimento romântico-idealista alemão destacando, em suas produções, a presença, direta ou inspirada, dos filósofos antigos, especialmente aqueles filiados à corrente estoica. Isto nos permite ampliar a discussão acerca das valorações morais por meio do resgate do conceito de “representação” a fim de propô-lo como um operador conceitual chave para as respostas acerca dos problemas éticos e estéticos contemporâneos. Para tanto, acredito ser possível uma investigação que aborde sempre uma dupla leitura, tematicamente bem recortada, mas que partirá de um referencial teórico-conceitual filosófico e uma obra literária afim (o diálogo entre Schopenhauer e Thomas Mann ou Augusto dos Anjos; Nietzsche e Dostoiévski; Kierkegaard e Ibsen, por exemplo), no intuito de mostrar como um estudo cuidadoso dessas “fronteiras” entre o discurso filosófico e o literário pode oferecer um mapeamento dos problemas relacionados ao debate Ética-Estética. O ponto de apoio fundamental desta proposta é o resgate da concepção “unicista” greco-romana entre as questões estéticas e as filosófico-morais com vistas à pergunta acerca de como seres humanos deveriam viver, o que nos leva a demonstrar como a compatibilização entre os campos de investigação ético e estético oferecem uma visão de mundo mais esclarecedora e ampliada da realidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3027
10.26694/pensando.v5i9.3027
url https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3027
identifier_str_mv 10.26694/pensando.v5i9.3027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3027/1777
10.26694/pensando.v5i9.3027.g1777
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pensando - Revista de Filosofia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pensando - Revista de Filosofia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Pensando - Revista de Filosofia; v. 5, n. 9 (2014): VARIA; 124-145
2178-843X
10.26694/pensando.v5i9
reponame:Pensando
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Pensando
collection Pensando
repository.name.fl_str_mv Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.pensando@gmail.com
_version_ 1788990166153560064