HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1131 |
Resumo: | Este artigo se propõe apresentar Helena Kolody (1912-2004), poetisa paranaense de grande sucesso no estado e reconhecimento entre o campo de letras no Brasil. Publicou cerca de 22 livros em sua carreira e ao fim do século XX teve um grande reconhecimento social com diversos prêmios e homenagens, como a entrada para Academia Paranaense de Letras. Com o objetivo de elucidar os caminhos formativos da intelectual pela docência, resgatando desta maneira a história do ensino normal entre os anos de 1930 e 1960 nas perspectivas da normalista e da professora do ensino Normal, busca-se responder de que forma a atuação na educação favoreceu o projeto intelectual de Kolody. As principais referências teóricas serão Jean François Sirinelli (1996), Maria Elizabeth Blanck Miguel (1997) (2008), Guacira Lopes Louro (1997) e Wilma de Lara Bueno (2003), usando também os conceitos de representação de Roger Chartier, poder de Michelle Perrot e paixão de Jane Soares de Almeida. Tendo por base estudos da nova história cultural a metodologia se refere à interlocução de fontes documentais inéditas e bibliográficas através da utilização de conceitos como, prosopografia de Giovanni Levi. Desta maneira os resultado e as conclusões do artigo puderam dar conta de que a docência favoreceu Kolody financeiramente e politicamente, proporcionando livre trânsito entre os campos da educação – passando pela docência e pela inspetoria de ensino - e o campo literário, caminhos pelos quais ela foi se constituindo como intelectual, produtora e mediadora cultural de relevo na sociedade paranaense. |
id |
UFPI-5_18b82175e0a3be438f37773c2ed5eae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1131 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIADocênciaEnsino NormalIntelectualHelena KolodyParanáEste artigo se propõe apresentar Helena Kolody (1912-2004), poetisa paranaense de grande sucesso no estado e reconhecimento entre o campo de letras no Brasil. Publicou cerca de 22 livros em sua carreira e ao fim do século XX teve um grande reconhecimento social com diversos prêmios e homenagens, como a entrada para Academia Paranaense de Letras. Com o objetivo de elucidar os caminhos formativos da intelectual pela docência, resgatando desta maneira a história do ensino normal entre os anos de 1930 e 1960 nas perspectivas da normalista e da professora do ensino Normal, busca-se responder de que forma a atuação na educação favoreceu o projeto intelectual de Kolody. As principais referências teóricas serão Jean François Sirinelli (1996), Maria Elizabeth Blanck Miguel (1997) (2008), Guacira Lopes Louro (1997) e Wilma de Lara Bueno (2003), usando também os conceitos de representação de Roger Chartier, poder de Michelle Perrot e paixão de Jane Soares de Almeida. Tendo por base estudos da nova história cultural a metodologia se refere à interlocução de fontes documentais inéditas e bibliográficas através da utilização de conceitos como, prosopografia de Giovanni Levi. Desta maneira os resultado e as conclusões do artigo puderam dar conta de que a docência favoreceu Kolody financeiramente e politicamente, proporcionando livre trânsito entre os campos da educação – passando pela docência e pela inspetoria de ensino - e o campo literário, caminhos pelos quais ela foi se constituindo como intelectual, produtora e mediadora cultural de relevo na sociedade paranaense.Universidade Federal do Piauí2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/113110.26694/les.v0i41.8338Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 434-454Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 434-454Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 434-4542526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1131/981Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessVALIM DE ARAUJO, KARINA ALMEIDA ORLANDO, VELYN2021-12-13T17:15:15Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1131Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:15:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA |
title |
HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA |
spellingShingle |
HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA VALIM DE ARAUJO, KARINA Docência Ensino Normal Intelectual Helena Kolody Paraná |
title_short |
HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA |
title_full |
HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA |
title_fullStr |
HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA |
title_full_unstemmed |
HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA |
title_sort |
HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA |
author |
VALIM DE ARAUJO, KARINA |
author_facet |
VALIM DE ARAUJO, KARINA ALMEIDA ORLANDO, VELYN |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA ORLANDO, VELYN |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VALIM DE ARAUJO, KARINA ALMEIDA ORLANDO, VELYN |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Ensino Normal Intelectual Helena Kolody Paraná |
topic |
Docência Ensino Normal Intelectual Helena Kolody Paraná |
description |
Este artigo se propõe apresentar Helena Kolody (1912-2004), poetisa paranaense de grande sucesso no estado e reconhecimento entre o campo de letras no Brasil. Publicou cerca de 22 livros em sua carreira e ao fim do século XX teve um grande reconhecimento social com diversos prêmios e homenagens, como a entrada para Academia Paranaense de Letras. Com o objetivo de elucidar os caminhos formativos da intelectual pela docência, resgatando desta maneira a história do ensino normal entre os anos de 1930 e 1960 nas perspectivas da normalista e da professora do ensino Normal, busca-se responder de que forma a atuação na educação favoreceu o projeto intelectual de Kolody. As principais referências teóricas serão Jean François Sirinelli (1996), Maria Elizabeth Blanck Miguel (1997) (2008), Guacira Lopes Louro (1997) e Wilma de Lara Bueno (2003), usando também os conceitos de representação de Roger Chartier, poder de Michelle Perrot e paixão de Jane Soares de Almeida. Tendo por base estudos da nova história cultural a metodologia se refere à interlocução de fontes documentais inéditas e bibliográficas através da utilização de conceitos como, prosopografia de Giovanni Levi. Desta maneira os resultado e as conclusões do artigo puderam dar conta de que a docência favoreceu Kolody financeiramente e politicamente, proporcionando livre trânsito entre os campos da educação – passando pela docência e pela inspetoria de ensino - e o campo literário, caminhos pelos quais ela foi se constituindo como intelectual, produtora e mediadora cultural de relevo na sociedade paranaense. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1131 10.26694/les.v0i41.8338 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1131 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v0i41.8338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1131/981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 434-454 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 434-454 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 434-454 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442472017920 |