DESEMPENHO PROFISSIONAL, MOTIVO DA PERMANÊNCIA NO MAGISTÉRIO E OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À PROFISSÃO DOCENTE: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1377 |
Resumo: | O presente artigo é o recorte de uma das categorias de análise da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí – UFPI- PPGEd no ano 2008, cujo objetivo é revelar o desempenho profissional, o motivo da permanência no magistério e os significados atribuídos à profissão docente de professoras do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Moaci Madeira Campos, em Teresina-PI. Optamos pela pesquisa qualitativa, empregando os pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa autobiográfica (história de vida). Fundamentamos nossa opção metodológica em diversos teóricos que têm contribuído com seus estudos e pesquisas, sobre a importância do uso dessa alternativa de investigação que leva em conta novas propo stas sobre formação de professores e profissão docente, dentre eles destacamos: Ferraroti (1988), Dominicé (1988), Nóvoa e Finger (1988), Nóvoa (1988), Pineau (1988), Josso (1988, 2004) Bolívar (2002), e outros. Utilizamos como técnica de coleta de dados entrevista semiestruturada com 12 professoras em efetivo exercício do magistério. Os resultados evidenciaram que a formação inicial e continuada, o exercício da docência, a participação em movimentos sindicais, sociais, religiosos, vida familiar, o compromisso, a responsabilidade, trocas com colegas, convivência com profissionais comprometidos, competentes e responsáveis com a educação foram fundamentais nesse percurso e desempenho profissional das interlocutoras desta pesquisa. O grupo revelou também que o amor pela profissão, a realização pessoal e profissional, a identidade profissional e a crença na relevância social da profissão para a sociedade são indicadores fundamentais para que permaneçam no magistério até os dias atuais. |
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DESEMPENHO PROFISSIONAL, MOTIVO DA PERMANÊNCIA NO MAGISTÉRIO E OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À PROFISSÃO DOCENTE: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALProfissão docenteDesempenho profissionalProfessorasHistória de VidaO presente artigo é o recorte de uma das categorias de análise da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí – UFPI- PPGEd no ano 2008, cujo objetivo é revelar o desempenho profissional, o motivo da permanência no magistério e os significados atribuídos à profissão docente de professoras do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Moaci Madeira Campos, em Teresina-PI. Optamos pela pesquisa qualitativa, empregando os pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa autobiográfica (história de vida). Fundamentamos nossa opção metodológica em diversos teóricos que têm contribuído com seus estudos e pesquisas, sobre a importância do uso dessa alternativa de investigação que leva em conta novas propo stas sobre formação de professores e profissão docente, dentre eles destacamos: Ferraroti (1988), Dominicé (1988), Nóvoa e Finger (1988), Nóvoa (1988), Pineau (1988), Josso (1988, 2004) Bolívar (2002), e outros. Utilizamos como técnica de coleta de dados entrevista semiestruturada com 12 professoras em efetivo exercício do magistério. Os resultados evidenciaram que a formação inicial e continuada, o exercício da docência, a participação em movimentos sindicais, sociais, religiosos, vida familiar, o compromisso, a responsabilidade, trocas com colegas, convivência com profissionais comprometidos, competentes e responsáveis com a educação foram fundamentais nesse percurso e desempenho profissional das interlocutoras desta pesquisa. O grupo revelou também que o amor pela profissão, a realização pessoal e profissional, a identidade profissional e a crença na relevância social da profissão para a sociedade são indicadores fundamentais para que permaneçam no magistério até os dias atuais. Universidade Federal do Piauí2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1377Languages, Education and Society; No. 27 (2012); 43-62Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 27 (2012); 43-62Linguagens, Educação e Sociedade; n. 27 (2012); 43-622526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1377/1227Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA SOUSA, MARIA GORETI DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO 2022-02-02T18:41:37Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1377Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:41:37Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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