RECONSTITUINDO HISTÓRIAS: a Universidade Federal do Piauí e a Pós-Graduação em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIANA DA SILVA, SAMARA MARIA
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: BORGES FERRO, MARIA DO AMPARO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1482
Resumo: Este estudo objetiva apresentar um breve relato da história da PósGraduação Stricto Sensu em Educação no Piauí, como forma de manter viva na memória individual e coletiva das pessoas a importância da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, em nível de Mestrado, conhecer as fases que marcam a trajetória da Pós-Graduação brasileira e compreender o processo de implantação da Pós-Graduação em Educação no Piauí, observando as contribuições dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e das Comissões Pró-Mestrado para a implantação do Mestrado em Educação no Piauí. Os autores que embasaram este trabalho foram: Saviani (2006), Passos (2003), Brito (1996), Carvalho (2001) e Leite (1982). As fontes utilizadas foram hemerográficas e documentais, como: Jornal O Dia, Catálogo de Dissertações e Teses da Universidade Federal do Piauí, Relatório de Consultoria da CAPES e Resoluções do Conselho Universitário da UFPI. O apoio teórico está embasado na Nova História Cultural que permite ao pesquisador trabalhar com grande variedade de fontes, possibilitando uma maior compreensão do objeto de estudo. Portanto, este estudo permitiu compreender que o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí vem atendendo a população piauiense e de outros estados com curso de Especialização desde 1978, implantando em 1991 o curso de Mestrado em Educação, o primeiro curso de Pós-Graduação Stricto Sensu do Piauí.
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