DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FEITOSA PINHEIRO, CRISTIANE
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: DO AMPARO BORGES FERRO , MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1323
Resumo: O artigo trata da trajetória educativa do literato piauiense Francisco Miguel de Moura, a partir do enredo de “Miguel Guarani: mestre e violeiro”, obra biográfica de sua autoria que trata da história de vida de seu pai, Miguel Borges de Moura que ocupou posição de destaque como mestre-escola e violeiro, na grande região de Picos-PI e que influenciou a formação docente de seu filho. Para tanto, serão adotados os aportes teóricos da Nova História Cultural a partir dos estudos de Le Goff (1998), Burke (1992), Bloch (2001) e Chartier (1990), das orientações metodológicas de Bosi (1994) e Halbwachs (1990), da História da Educação, dentre eles, Lopes e Galvão (2001), Souza (2000), Pereira (1996), Sampaio (1996), Costa Filho (2006), Pinheiro (2007), além dos debates em torno da formação e saberes docentes empreendidos por Nóvoa (1989), Formosinho (2009) e Tardif (2003). Trata-se de pesquisa histórica em que se adotou como método a pesquisa documental.
id UFPI-5_b26b7b26492e6686a8a99646630c09a8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1323
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO” BiografiaMemória educativaHistória da EducaçãoMestres-escolaO artigo trata da trajetória educativa do literato piauiense Francisco Miguel de Moura, a partir do enredo de “Miguel Guarani: mestre e violeiro”, obra biográfica de sua autoria que trata da história de vida de seu pai, Miguel Borges de Moura que ocupou posição de destaque como mestre-escola e violeiro, na grande região de Picos-PI e que influenciou a formação docente de seu filho. Para tanto, serão adotados os aportes teóricos da Nova História Cultural a partir dos estudos de Le Goff (1998), Burke (1992), Bloch (2001) e Chartier (1990), das orientações metodológicas de Bosi (1994) e Halbwachs (1990), da História da Educação, dentre eles, Lopes e Galvão (2001), Souza (2000), Pereira (1996), Sampaio (1996), Costa Filho (2006), Pinheiro (2007), além dos debates em torno da formação e saberes docentes empreendidos por Nóvoa (1989), Formosinho (2009) e Tardif (2003). Trata-se de pesquisa histórica em que se adotou como método a pesquisa documental.Universidade Federal do Piauí2014-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/132310.26694/les.v0i30.8716Languages, Education and Society; No. 30 (2014); 149-165Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 30 (2014); 149-165Linguagens, Educação e Sociedade; n. 30 (2014); 149-1652526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1323/1169Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFEITOSA PINHEIRO, CRISTIANE DO AMPARO BORGES FERRO , MARIA 2021-12-16T11:18:47Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1323Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:47Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO”
title DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO”
spellingShingle DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO”
FEITOSA PINHEIRO, CRISTIANE
Biografia
Memória educativa
História da Educação
Mestres-escola
title_short DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO”
title_full DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO”
title_fullStr DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO”
title_full_unstemmed DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO”
title_sort DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO”
author FEITOSA PINHEIRO, CRISTIANE
author_facet FEITOSA PINHEIRO, CRISTIANE
DO AMPARO BORGES FERRO , MARIA
author_role author
author2 DO AMPARO BORGES FERRO , MARIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FEITOSA PINHEIRO, CRISTIANE
DO AMPARO BORGES FERRO , MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Biografia
Memória educativa
História da Educação
Mestres-escola
topic Biografia
Memória educativa
História da Educação
Mestres-escola
description O artigo trata da trajetória educativa do literato piauiense Francisco Miguel de Moura, a partir do enredo de “Miguel Guarani: mestre e violeiro”, obra biográfica de sua autoria que trata da história de vida de seu pai, Miguel Borges de Moura que ocupou posição de destaque como mestre-escola e violeiro, na grande região de Picos-PI e que influenciou a formação docente de seu filho. Para tanto, serão adotados os aportes teóricos da Nova História Cultural a partir dos estudos de Le Goff (1998), Burke (1992), Bloch (2001) e Chartier (1990), das orientações metodológicas de Bosi (1994) e Halbwachs (1990), da História da Educação, dentre eles, Lopes e Galvão (2001), Souza (2000), Pereira (1996), Sampaio (1996), Costa Filho (2006), Pinheiro (2007), além dos debates em torno da formação e saberes docentes empreendidos por Nóvoa (1989), Formosinho (2009) e Tardif (2003). Trata-se de pesquisa histórica em que se adotou como método a pesquisa documental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1323
10.26694/les.v0i30.8716
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1323
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i30.8716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1323/1169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 30 (2014); 149-165
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 30 (2014); 149-165
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 30 (2014); 149-165
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443053977600