O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA

Bibliographic Details
Main Author: Roazzi, Antonio
Publication Date: 1999
Format: Article
Language: por
Source: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Download full: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2673
Summary: Neste artigo e abordado o desenvolvimento da consciência sintática em crianças de dois a sete anos e sua relação com habilidades leitura. Ressalta-se que (1) a consciência sintática pode emergir de correções e brincadeiras que as crianças fazem com a linguagem e que tem sido observadas em crianças de dois a três anos de idade; (2) aos quatro anos de idade, a consciência sintática começa a emergir, e o seu desenvolvimento mais dramático ocorre entre o jardim da infância e a segunda série, ou seja, ao mesmo tempo em que o início do desenvolvimento das habilidades de leitura; (3) a taxa na qual o desenvolvimento ocorre varia de criança a criança e sua velocidade a apresenta correlação com p NSE; (4) a escolha da tarefa de consciência sintática pode influenciar nos resultados da mesma.  
id UFPI-5_f3a968650e88285f8545bd2dd12db854
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/2673
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA Neste artigo e abordado o desenvolvimento da consciência sintática em crianças de dois a sete anos e sua relação com habilidades leitura. Ressalta-se que (1) a consciência sintática pode emergir de correções e brincadeiras que as crianças fazem com a linguagem e que tem sido observadas em crianças de dois a três anos de idade; (2) aos quatro anos de idade, a consciência sintática começa a emergir, e o seu desenvolvimento mais dramático ocorre entre o jardim da infância e a segunda série, ou seja, ao mesmo tempo em que o início do desenvolvimento das habilidades de leitura; (3) a taxa na qual o desenvolvimento ocorre varia de criança a criança e sua velocidade a apresenta correlação com p NSE; (4) a escolha da tarefa de consciência sintática pode influenciar nos resultados da mesma.  Universidade Federal do Piauí1999-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2673Languages, Education and Society; No. 4 (1999)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 4 (1999)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 4 (1999)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2673/2426Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoazzi, Antonio 2022-05-27T21:43:05Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2673Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-27T21:43:05Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA
title O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA
Roazzi, Antonio
title_short O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA
title_full O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA
title_sort O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA
author Roazzi, Antonio
author_facet Roazzi, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roazzi, Antonio
description Neste artigo e abordado o desenvolvimento da consciência sintática em crianças de dois a sete anos e sua relação com habilidades leitura. Ressalta-se que (1) a consciência sintática pode emergir de correções e brincadeiras que as crianças fazem com a linguagem e que tem sido observadas em crianças de dois a três anos de idade; (2) aos quatro anos de idade, a consciência sintática começa a emergir, e o seu desenvolvimento mais dramático ocorre entre o jardim da infância e a segunda série, ou seja, ao mesmo tempo em que o início do desenvolvimento das habilidades de leitura; (3) a taxa na qual o desenvolvimento ocorre varia de criança a criança e sua velocidade a apresenta correlação com p NSE; (4) a escolha da tarefa de consciência sintática pode influenciar nos resultados da mesma.  
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2673
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2673/2426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 4 (1999)
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 4 (1999)
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 4 (1999)
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444667736064