O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 1999 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Download full: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2673 |
Summary: | Neste artigo e abordado o desenvolvimento da consciência sintática em crianças de dois a sete anos e sua relação com habilidades leitura. Ressalta-se que (1) a consciência sintática pode emergir de correções e brincadeiras que as crianças fazem com a linguagem e que tem sido observadas em crianças de dois a três anos de idade; (2) aos quatro anos de idade, a consciência sintática começa a emergir, e o seu desenvolvimento mais dramático ocorre entre o jardim da infância e a segunda série, ou seja, ao mesmo tempo em que o início do desenvolvimento das habilidades de leitura; (3) a taxa na qual o desenvolvimento ocorre varia de criança a criança e sua velocidade a apresenta correlação com p NSE; (4) a escolha da tarefa de consciência sintática pode influenciar nos resultados da mesma. |
id |
UFPI-5_f3a968650e88285f8545bd2dd12db854 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/2673 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA Neste artigo e abordado o desenvolvimento da consciência sintática em crianças de dois a sete anos e sua relação com habilidades leitura. Ressalta-se que (1) a consciência sintática pode emergir de correções e brincadeiras que as crianças fazem com a linguagem e que tem sido observadas em crianças de dois a três anos de idade; (2) aos quatro anos de idade, a consciência sintática começa a emergir, e o seu desenvolvimento mais dramático ocorre entre o jardim da infância e a segunda série, ou seja, ao mesmo tempo em que o início do desenvolvimento das habilidades de leitura; (3) a taxa na qual o desenvolvimento ocorre varia de criança a criança e sua velocidade a apresenta correlação com p NSE; (4) a escolha da tarefa de consciência sintática pode influenciar nos resultados da mesma. Universidade Federal do Piauí1999-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2673Languages, Education and Society; No. 4 (1999)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 4 (1999)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 4 (1999)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2673/2426Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoazzi, Antonio 2022-05-27T21:43:05Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2673Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-27T21:43:05Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA |
title |
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA |
spellingShingle |
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA Roazzi, Antonio |
title_short |
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA |
title_full |
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA |
title_fullStr |
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA |
title_full_unstemmed |
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA |
title_sort |
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA DE DOIS A SETE ANOS E SUA RELAÇÃO COM HABILIDADES DE LEITURA |
author |
Roazzi, Antonio |
author_facet |
Roazzi, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roazzi, Antonio |
description |
Neste artigo e abordado o desenvolvimento da consciência sintática em crianças de dois a sete anos e sua relação com habilidades leitura. Ressalta-se que (1) a consciência sintática pode emergir de correções e brincadeiras que as crianças fazem com a linguagem e que tem sido observadas em crianças de dois a três anos de idade; (2) aos quatro anos de idade, a consciência sintática começa a emergir, e o seu desenvolvimento mais dramático ocorre entre o jardim da infância e a segunda série, ou seja, ao mesmo tempo em que o início do desenvolvimento das habilidades de leitura; (3) a taxa na qual o desenvolvimento ocorre varia de criança a criança e sua velocidade a apresenta correlação com p NSE; (4) a escolha da tarefa de consciência sintática pode influenciar nos resultados da mesma. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2673 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2673/2426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 4 (1999) Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 4 (1999) Linguagens, Educação e Sociedade; n. 4 (1999) 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444667736064 |