Psicopedagogia: uma análise sobre a singularidade linguística e cultural dos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10104 https://doi.org/10.15210/caduc.v0i47.4650 |
Resumo: | O Presente artigo tem por objetivo a análise de um estudo de caso de um aluno surdo, através de sessões psicopedagógicas tendo como referência os Estudos Surdos, campo teórico que pensa a educação de surdos a partir de contribuições dos Estudos Culturais em Educação. O trabalho psicopedagógico foi desenvolvido durante um estágio obrigatório da disciplina de Psicopedagogia Clínica e teve como objetivo a prática psicopedagógica, utilizando-se de ferramentas e testes avaliativos, procurando identificar e amenizar as dificuldades de aprendizagem de um aluno específico. Hora do jogo, par educativo e desenho da família foram alguns dos testes aplicados, e muitos destes demonstraram uma lacuna imensa no conhecimento deste aluno. O grande objeto desta investigação é tentar analisar o meio linguístico em que este aluno se desenvolveu, o qual pode ou não ter influenciado no atraso cognitivo do mesmo, procurando problematizar algumas relações que se estabelecem entre surdez-dificuldades de aprendizagem. |