Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5235 |
Resumo: | O estágio curricular supervisionado (ECS) é um componente obrigatório dos cursos de formação de professores que tem como objetivo central a aproximação do aluno com o seu futuro campo de atuação, nesta etapa, o aluno vai exercer a docência, contando com o auxílio do professor orientador da universidade e em alguns casos, também com o professor da Educação Básica. Neste momento dos cursos de licenciatura começam a surgir dúvidas e incertezas em relação à profissão. Dessa maneira, este trabalho buscou compreender questões acerca dos estágios curriculares supervisionados em um curso de formação de professores. A questão central desta pesquisa busca entender qual a percepção dos egressos do curso de licenciatura em Educação Física (EF), da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, sobre os estágios curriculares supervisionados. O caminho metodológico escolhido foi uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi o instrumento escolhido para coletar os dados. Colaboraram com esta pesquisa seis egressos da turma 2°/2010 deste curso. Através da análise e interpretação dos dados é possível destacar alguns resultados, dentre eles foi possível perceber que os ECS contribuíram muito para a formação dos egressos; com o desenvolvimento dos estágios os egressos notaram que suas percepções sobre estágio, sobre o curso e sobre o que é ser professor de EF foram se modificando; os egressos destacaram também a grande contribuição da organização curricular que proporciona a realização dos ECS em diversos níveis de ensino e também em ambientes não formais. |
id |
UFPL_06d6cb3132e4fb7afda26242256dd571 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5235 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-05-09T02:22:57Z2020-05-072020-05-09T02:22:57Z2012CARDOZO, Luciana Pereira. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2011. 106 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5235O estágio curricular supervisionado (ECS) é um componente obrigatório dos cursos de formação de professores que tem como objetivo central a aproximação do aluno com o seu futuro campo de atuação, nesta etapa, o aluno vai exercer a docência, contando com o auxílio do professor orientador da universidade e em alguns casos, também com o professor da Educação Básica. Neste momento dos cursos de licenciatura começam a surgir dúvidas e incertezas em relação à profissão. Dessa maneira, este trabalho buscou compreender questões acerca dos estágios curriculares supervisionados em um curso de formação de professores. A questão central desta pesquisa busca entender qual a percepção dos egressos do curso de licenciatura em Educação Física (EF), da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, sobre os estágios curriculares supervisionados. O caminho metodológico escolhido foi uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi o instrumento escolhido para coletar os dados. Colaboraram com esta pesquisa seis egressos da turma 2°/2010 deste curso. Através da análise e interpretação dos dados é possível destacar alguns resultados, dentre eles foi possível perceber que os ECS contribuíram muito para a formação dos egressos; com o desenvolvimento dos estágios os egressos notaram que suas percepções sobre estágio, sobre o curso e sobre o que é ser professor de EF foram se modificando; os egressos destacaram também a grande contribuição da organização curricular que proporciona a realização dos ECS em diversos níveis de ensino e também em ambientes não formais.The supervised curricular stage (ECS) is an obligatory component of teacher training courses that has as a main objective the approximation of a student with their future field of activity, at this stage, the student will be given to teaching, counting with the aid of the advisor of the university and in some cases, also with the teacher of the Basic School. At the moment of degree courses are emerging doubts and uncertainties about the profession. This way, this study aimed to understand issues about the internships supervised by a training course for teachers. The central issue of this research seeks to understand what the perception of ex-students of the course of the degree in Physical Education (EF), the Foundation Federal University of Rio Grande, about the internships supervised. The methodological path chosen was a qualitative approach and the semi-structured interview was the instrument chosen to collect the data. Collaborated with this research six graduates of the class 2 °/2010 of this course. Through the analysis and interpretation of data is possible to highlight some of the results, among them was possible to notice that the ECS greatly contributed to the formation of alumni; with the development of the courses students have noted that their perceptions on stage, on the way and what is it to be a teacher of EF were changing; students also underlined the great contribution of curriculum organization that provides the achievement of ECS in Different levels of education and also in environments not formal.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEstágio curricular supervisionadoFormação de professoresLicenciatura em educação físicaSupervised Curricular TrainingTeacher TrainingDegree in Physical EducationEstágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2510001235610428http://lattes.cnpq.br/0468641258337595Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros GonçalvesCardozo, Luciana PereiraCARDOZO, Luciana Pereira. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2011. 106 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.txtDissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.txtExtracted texttext/plain202493http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/6/Dissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.txt0ded0d6000db178a37b8ed922df3d8b4MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.jpgDissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/7/Dissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.jpg8a3abb4296b6e37505e7a9f76797d473MD57open accessORIGINALDissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdfDissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdfapplication/pdf985503http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/1/Dissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf2a23208d24e5e8bd9ed1b9350e24492bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/52352023-07-13 03:49:32.776open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5235VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:49:32Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG |
title |
Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG |
spellingShingle |
Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG Cardozo, Luciana Pereira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Estágio curricular supervisionado Formação de professores Licenciatura em educação física Supervised Curricular Training Teacher Training Degree in Physical Education |
title_short |
Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG |
title_full |
Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG |
title_fullStr |
Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG |
title_sort |
Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG |
author |
Cardozo, Luciana Pereira |
author_facet |
Cardozo, Luciana Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2510001235610428 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0468641258337595 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardozo, Luciana Pereira |
contributor_str_mv |
Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Estágio curricular supervisionado Formação de professores Licenciatura em educação física Supervised Curricular Training Teacher Training Degree in Physical Education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular supervisionado Formação de professores Licenciatura em educação física Supervised Curricular Training Teacher Training Degree in Physical Education |
description |
O estágio curricular supervisionado (ECS) é um componente obrigatório dos cursos de formação de professores que tem como objetivo central a aproximação do aluno com o seu futuro campo de atuação, nesta etapa, o aluno vai exercer a docência, contando com o auxílio do professor orientador da universidade e em alguns casos, também com o professor da Educação Básica. Neste momento dos cursos de licenciatura começam a surgir dúvidas e incertezas em relação à profissão. Dessa maneira, este trabalho buscou compreender questões acerca dos estágios curriculares supervisionados em um curso de formação de professores. A questão central desta pesquisa busca entender qual a percepção dos egressos do curso de licenciatura em Educação Física (EF), da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, sobre os estágios curriculares supervisionados. O caminho metodológico escolhido foi uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi o instrumento escolhido para coletar os dados. Colaboraram com esta pesquisa seis egressos da turma 2°/2010 deste curso. Através da análise e interpretação dos dados é possível destacar alguns resultados, dentre eles foi possível perceber que os ECS contribuíram muito para a formação dos egressos; com o desenvolvimento dos estágios os egressos notaram que suas percepções sobre estágio, sobre o curso e sobre o que é ser professor de EF foram se modificando; os egressos destacaram também a grande contribuição da organização curricular que proporciona a realização dos ECS em diversos níveis de ensino e também em ambientes não formais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-09T02:22:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-07 2020-05-09T02:22:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARDOZO, Luciana Pereira. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2011. 106 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5235 |
identifier_str_mv |
CARDOZO, Luciana Pereira. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2011. 106 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
CARDOZO, Luciana Pereira. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2011. 106 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/6/Dissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/7/Dissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/1/Dissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ded0d6000db178a37b8ed922df3d8b4 8a3abb4296b6e37505e7a9f76797d473 2a23208d24e5e8bd9ed1b9350e24492b 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1797767476467990528 |