Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo, Luciana Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5235
Resumo: O estágio curricular supervisionado (ECS) é um componente obrigatório dos cursos de formação de professores que tem como objetivo central a aproximação do aluno com o seu futuro campo de atuação, nesta etapa, o aluno vai exercer a docência, contando com o auxílio do professor orientador da universidade e em alguns casos, também com o professor da Educação Básica. Neste momento dos cursos de licenciatura começam a surgir dúvidas e incertezas em relação à profissão. Dessa maneira, este trabalho buscou compreender questões acerca dos estágios curriculares supervisionados em um curso de formação de professores. A questão central desta pesquisa busca entender qual a percepção dos egressos do curso de licenciatura em Educação Física (EF), da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, sobre os estágios curriculares supervisionados. O caminho metodológico escolhido foi uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi o instrumento escolhido para coletar os dados. Colaboraram com esta pesquisa seis egressos da turma 2°/2010 deste curso. Através da análise e interpretação dos dados é possível destacar alguns resultados, dentre eles foi possível perceber que os ECS contribuíram muito para a formação dos egressos; com o desenvolvimento dos estágios os egressos notaram que suas percepções sobre estágio, sobre o curso e sobre o que é ser professor de EF foram se modificando; os egressos destacaram também a grande contribuição da organização curricular que proporciona a realização dos ECS em diversos níveis de ensino e também em ambientes não formais.
id UFPL_06d6cb3132e4fb7afda26242256dd571
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5235
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-05-09T02:22:57Z2020-05-072020-05-09T02:22:57Z2012CARDOZO, Luciana Pereira. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2011. 106 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5235O estágio curricular supervisionado (ECS) é um componente obrigatório dos cursos de formação de professores que tem como objetivo central a aproximação do aluno com o seu futuro campo de atuação, nesta etapa, o aluno vai exercer a docência, contando com o auxílio do professor orientador da universidade e em alguns casos, também com o professor da Educação Básica. Neste momento dos cursos de licenciatura começam a surgir dúvidas e incertezas em relação à profissão. Dessa maneira, este trabalho buscou compreender questões acerca dos estágios curriculares supervisionados em um curso de formação de professores. A questão central desta pesquisa busca entender qual a percepção dos egressos do curso de licenciatura em Educação Física (EF), da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, sobre os estágios curriculares supervisionados. O caminho metodológico escolhido foi uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi o instrumento escolhido para coletar os dados. Colaboraram com esta pesquisa seis egressos da turma 2°/2010 deste curso. Através da análise e interpretação dos dados é possível destacar alguns resultados, dentre eles foi possível perceber que os ECS contribuíram muito para a formação dos egressos; com o desenvolvimento dos estágios os egressos notaram que suas percepções sobre estágio, sobre o curso e sobre o que é ser professor de EF foram se modificando; os egressos destacaram também a grande contribuição da organização curricular que proporciona a realização dos ECS em diversos níveis de ensino e também em ambientes não formais.The supervised curricular stage (ECS) is an obligatory component of teacher training courses that has as a main objective the approximation of a student with their future field of activity, at this stage, the student will be given to teaching, counting with the aid of the advisor of the university and in some cases, also with the teacher of the Basic School. At the moment of degree courses are emerging doubts and uncertainties about the profession. This way, this study aimed to understand issues about the internships supervised by a training course for teachers. The central issue of this research seeks to understand what the perception of ex-students of the course of the degree in Physical Education (EF), the Foundation Federal University of Rio Grande, about the internships supervised. The methodological path chosen was a qualitative approach and the semi-structured interview was the instrument chosen to collect the data. Collaborated with this research six graduates of the class 2 °/2010 of this course. Through the analysis and interpretation of data is possible to highlight some of the results, among them was possible to notice that the ECS greatly contributed to the formation of alumni; with the development of the courses students have noted that their perceptions on stage, on the way and what is it to be a teacher of EF were changing; students also underlined the great contribution of curriculum organization that provides the achievement of ECS in Different levels of education and also in environments not formal.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEstágio curricular supervisionadoFormação de professoresLicenciatura em educação físicaSupervised Curricular TrainingTeacher TrainingDegree in Physical EducationEstágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2510001235610428http://lattes.cnpq.br/0468641258337595Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros GonçalvesCardozo, Luciana PereiraCARDOZO, Luciana Pereira. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2011. 106 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.txtDissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.txtExtracted texttext/plain202493http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/6/Dissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.txt0ded0d6000db178a37b8ed922df3d8b4MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.jpgDissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/7/Dissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.jpg8a3abb4296b6e37505e7a9f76797d473MD57open accessORIGINALDissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdfDissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdfapplication/pdf985503http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/1/Dissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf2a23208d24e5e8bd9ed1b9350e24492bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/52352023-07-13 03:49:32.776open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5235VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:49:32Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG
title Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG
spellingShingle Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG
Cardozo, Luciana Pereira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Estágio curricular supervisionado
Formação de professores
Licenciatura em educação física
Supervised Curricular Training
Teacher Training
Degree in Physical Education
title_short Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG
title_full Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG
title_fullStr Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG
title_full_unstemmed Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG
title_sort Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG
author Cardozo, Luciana Pereira
author_facet Cardozo, Luciana Pereira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2510001235610428
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0468641258337595
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo, Luciana Pereira
contributor_str_mv Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Estágio curricular supervisionado
Formação de professores
Licenciatura em educação física
Supervised Curricular Training
Teacher Training
Degree in Physical Education
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado
Formação de professores
Licenciatura em educação física
Supervised Curricular Training
Teacher Training
Degree in Physical Education
description O estágio curricular supervisionado (ECS) é um componente obrigatório dos cursos de formação de professores que tem como objetivo central a aproximação do aluno com o seu futuro campo de atuação, nesta etapa, o aluno vai exercer a docência, contando com o auxílio do professor orientador da universidade e em alguns casos, também com o professor da Educação Básica. Neste momento dos cursos de licenciatura começam a surgir dúvidas e incertezas em relação à profissão. Dessa maneira, este trabalho buscou compreender questões acerca dos estágios curriculares supervisionados em um curso de formação de professores. A questão central desta pesquisa busca entender qual a percepção dos egressos do curso de licenciatura em Educação Física (EF), da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, sobre os estágios curriculares supervisionados. O caminho metodológico escolhido foi uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi o instrumento escolhido para coletar os dados. Colaboraram com esta pesquisa seis egressos da turma 2°/2010 deste curso. Através da análise e interpretação dos dados é possível destacar alguns resultados, dentre eles foi possível perceber que os ECS contribuíram muito para a formação dos egressos; com o desenvolvimento dos estágios os egressos notaram que suas percepções sobre estágio, sobre o curso e sobre o que é ser professor de EF foram se modificando; os egressos destacaram também a grande contribuição da organização curricular que proporciona a realização dos ECS em diversos níveis de ensino e também em ambientes não formais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-09T02:22:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-07
2020-05-09T02:22:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARDOZO, Luciana Pereira. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2011. 106 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5235
identifier_str_mv CARDOZO, Luciana Pereira. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2011. 106 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv CARDOZO, Luciana Pereira. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2011. 106 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/6/Dissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/7/Dissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/1/Dissertacao_Luciana_Pereira_Cardozo.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5235/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ded0d6000db178a37b8ed922df3d8b4
8a3abb4296b6e37505e7a9f76797d473
2a23208d24e5e8bd9ed1b9350e24492b
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767476467990528