Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8114 |
Resumo: | Esta pesquisa desenvolve-se na área ambiente-comportamento e estuda as necessidades funcionais de localização e orientação espacial das pessoas com 60 anos ou mais no espaço público, assim como o grau de interação delas com o ambiente urbano. Este estudo centrase na forma como são conduzidos os projetos de sinalização urbana para transporte público coletivo em abrigos no Brasil: muitas vezes são ponderados somente os critérios técnicos e de custo pelos órgãos públicos, sem considerar as necessidades e percepções dos usuários idosos que utilizam esse espaço e serviço. Possui como objetivo geral analisar como um projeto de sinalização urbana para transporte público coletivo, baseado nos conceitos do wayfinding, pode influenciar na experiência do usuário idoso. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica, pois parte da compreensão e entendimento do modo de como as pessoas vivem no seu cotidiano. A cidade selecionada para o estudo de caso é Pelotas, no Rio Grande do Sul, Brasil. O objeto de pesquisa consiste em um conjunto de abrigos de ônibus situados na rua General Osório, quadra entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e rua Sete de Setembro, no centro da cidade de Pelotas. São empregados os seguintes métodos de coletas de dados: (i) levantamento físico; (ii) entrevistas estruturadas e semi-estruturadas; (iii) Fórum de Políticas e Práticas, e; (iv) observação comportamental. Pretende-se contribuir com a esfera pública no âmbito da mobilidade urbana, visto que é instalado um protótipo de um projeto de sinalização para transporte público coletivo e a partir da interação dos idosos, com ele se desenvolvem as análises desta pesquisa. Nesta pesquisa, identificamos a falta de interesse do idoso em utilizar-se de legendas nos mapas, o que estimula a cultura da pergunta caso haja insegurança na leitura da sinalização. Todavia, o uso do pictograma possui resultados satisfatórios para a leitura de mapas pelo idoso quando assemelha se à elementos do cotidiano. O idoso, enquanto o uso da sinalização, só se localiza quando reconhece as referências do mapa com o espaço público. Almeja-se contribuir com o meio acadêmico, proporcionando material que discorre por assuntos sobre wayfinding, sinalização urbana, mobilidade urbana e principalmente sobre as percepções dos idosos sobre o transporte público coletivo. |
id |
UFPL_52b83441b91ca4d413a10945e1818600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8114 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-12-16T16:15:52Z2021-12-162021-12-16T16:15:52Z2021-03-31PIRES, Diana Lopes. Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas. 2021. 265f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8114Esta pesquisa desenvolve-se na área ambiente-comportamento e estuda as necessidades funcionais de localização e orientação espacial das pessoas com 60 anos ou mais no espaço público, assim como o grau de interação delas com o ambiente urbano. Este estudo centrase na forma como são conduzidos os projetos de sinalização urbana para transporte público coletivo em abrigos no Brasil: muitas vezes são ponderados somente os critérios técnicos e de custo pelos órgãos públicos, sem considerar as necessidades e percepções dos usuários idosos que utilizam esse espaço e serviço. Possui como objetivo geral analisar como um projeto de sinalização urbana para transporte público coletivo, baseado nos conceitos do wayfinding, pode influenciar na experiência do usuário idoso. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica, pois parte da compreensão e entendimento do modo de como as pessoas vivem no seu cotidiano. A cidade selecionada para o estudo de caso é Pelotas, no Rio Grande do Sul, Brasil. O objeto de pesquisa consiste em um conjunto de abrigos de ônibus situados na rua General Osório, quadra entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e rua Sete de Setembro, no centro da cidade de Pelotas. São empregados os seguintes métodos de coletas de dados: (i) levantamento físico; (ii) entrevistas estruturadas e semi-estruturadas; (iii) Fórum de Políticas e Práticas, e; (iv) observação comportamental. Pretende-se contribuir com a esfera pública no âmbito da mobilidade urbana, visto que é instalado um protótipo de um projeto de sinalização para transporte público coletivo e a partir da interação dos idosos, com ele se desenvolvem as análises desta pesquisa. Nesta pesquisa, identificamos a falta de interesse do idoso em utilizar-se de legendas nos mapas, o que estimula a cultura da pergunta caso haja insegurança na leitura da sinalização. Todavia, o uso do pictograma possui resultados satisfatórios para a leitura de mapas pelo idoso quando assemelha se à elementos do cotidiano. O idoso, enquanto o uso da sinalização, só se localiza quando reconhece as referências do mapa com o espaço público. Almeja-se contribuir com o meio acadêmico, proporcionando material que discorre por assuntos sobre wayfinding, sinalização urbana, mobilidade urbana e principalmente sobre as percepções dos idosos sobre o transporte público coletivo.This research is developed in the environment-behavior area and studies the functional needs of location and spatial orientation of people 60 years old or over in the public space, as well as their degree of interaction with the urban environment. This study focuses on how urban signage projects for public transport are conducted in shelters in Brazil: often, only technical and cost criteria are considered by public agencies, without considering the needs and perceptions of elderly users who use that space and service. Its general objective is to analyze how an urban signage project for public transport, based on the concepts of wayfinding, can influence the experience of the elderly user. This is phenomenological research, as it starts from the understanding and understanding of the way people live in their daily lives. The city selected for the case study is Pelotas, in Rio Grande do Sul, Brazil. The research object consists of a set of bus shelters located on Rua General Osório, a block between Rua Marechal Floriano Peixoto and Rua Sete de Setembro, in the center of the city of Pelotas. The following data collection methods are used: (i) physical survey; (ii) structured and semi-structured interviews; (iii) Policy and Practice Forum, and; (iv) behavioral observation. It is intended to contribute to the public sphere in the context of urban mobility, since a prototype of a signaling project for public transport is installed and from the interaction of the elderly, the analyzes of this research are developed with it. In this research, we identified the elderly’s lack of interest in using legends on maps, which stimulates the question culture in case of insecurity in the reading of signs. However, the use of the pictogram has satisfactory results for the elderly to read maps when it resembles everyday elements. The elderly, while using signage, are only located when they recognize the references on the map to the public space. The aim is to contribute to the academic environment, providing material that discusses issues about wayfinding, urban signage, urban mobility and especially the perceptions of the elderly about public transport.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFPelBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOPercepçãoWayfindingIdosoSinalização urbanaTransporte público coletivoPerceptionWayfindingElderlyUrban signsPublic transportationSinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas.Urban Signage based on Wayfinding for Public Transport: The Experience with The Old.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/7863833676258808http://lattes.cnpq.br/4017049122315867Portella, Adriana AraujoPires, Diana Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertação_DIANA_LOPES_PIRES.pdf.txtDissertação_DIANA_LOPES_PIRES.pdf.txtExtracted texttext/plain366070http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_DIANA_LOPES_PIRES.pdf.txt7f2c273a0723d8ed409f3a496f458c3eMD56open accessTHUMBNAILDissertação_DIANA_LOPES_PIRES.pdf.jpgDissertação_DIANA_LOPES_PIRES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2670http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o_DIANA_LOPES_PIRES.pdf.jpg85db1a71bbfd772766ebd4c681afdbd0MD57open accessORIGINALDissertação_DIANA_LOPES_PIRES.pdfDissertação_DIANA_LOPES_PIRES.pdfapplication/pdf18811970http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_DIANA_LOPES_PIRES.pdf043c867efa73d635d594d5567e7e8d00MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/81142023-07-13 03:16:29.645open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:16:29Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Urban Signage based on Wayfinding for Public Transport: The Experience with The Old. |
title |
Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas. |
spellingShingle |
Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas. Pires, Diana Lopes CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Percepção Wayfinding Idoso Sinalização urbana Transporte público coletivo Perception Wayfinding Elderly Urban signs Public transportation |
title_short |
Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas. |
title_full |
Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas. |
title_fullStr |
Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas. |
title_full_unstemmed |
Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas. |
title_sort |
Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas. |
author |
Pires, Diana Lopes |
author_facet |
Pires, Diana Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7863833676258808 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4017049122315867 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Portella, Adriana Araujo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Diana Lopes |
contributor_str_mv |
Portella, Adriana Araujo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Percepção Wayfinding Idoso Sinalização urbana Transporte público coletivo Perception Wayfinding Elderly Urban signs Public transportation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção Wayfinding Idoso Sinalização urbana Transporte público coletivo Perception Wayfinding Elderly Urban signs Public transportation |
description |
Esta pesquisa desenvolve-se na área ambiente-comportamento e estuda as necessidades funcionais de localização e orientação espacial das pessoas com 60 anos ou mais no espaço público, assim como o grau de interação delas com o ambiente urbano. Este estudo centrase na forma como são conduzidos os projetos de sinalização urbana para transporte público coletivo em abrigos no Brasil: muitas vezes são ponderados somente os critérios técnicos e de custo pelos órgãos públicos, sem considerar as necessidades e percepções dos usuários idosos que utilizam esse espaço e serviço. Possui como objetivo geral analisar como um projeto de sinalização urbana para transporte público coletivo, baseado nos conceitos do wayfinding, pode influenciar na experiência do usuário idoso. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica, pois parte da compreensão e entendimento do modo de como as pessoas vivem no seu cotidiano. A cidade selecionada para o estudo de caso é Pelotas, no Rio Grande do Sul, Brasil. O objeto de pesquisa consiste em um conjunto de abrigos de ônibus situados na rua General Osório, quadra entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e rua Sete de Setembro, no centro da cidade de Pelotas. São empregados os seguintes métodos de coletas de dados: (i) levantamento físico; (ii) entrevistas estruturadas e semi-estruturadas; (iii) Fórum de Políticas e Práticas, e; (iv) observação comportamental. Pretende-se contribuir com a esfera pública no âmbito da mobilidade urbana, visto que é instalado um protótipo de um projeto de sinalização para transporte público coletivo e a partir da interação dos idosos, com ele se desenvolvem as análises desta pesquisa. Nesta pesquisa, identificamos a falta de interesse do idoso em utilizar-se de legendas nos mapas, o que estimula a cultura da pergunta caso haja insegurança na leitura da sinalização. Todavia, o uso do pictograma possui resultados satisfatórios para a leitura de mapas pelo idoso quando assemelha se à elementos do cotidiano. O idoso, enquanto o uso da sinalização, só se localiza quando reconhece as referências do mapa com o espaço público. Almeja-se contribuir com o meio acadêmico, proporcionando material que discorre por assuntos sobre wayfinding, sinalização urbana, mobilidade urbana e principalmente sobre as percepções dos idosos sobre o transporte público coletivo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-16T16:15:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-16 2021-12-16T16:15:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIRES, Diana Lopes. Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas. 2021. 265f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8114 |
identifier_str_mv |
PIRES, Diana Lopes. Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas. 2021. 265f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_DIANA_LOPES_PIRES.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o_DIANA_LOPES_PIRES.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_DIANA_LOPES_PIRES.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8114/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f2c273a0723d8ed409f3a496f458c3e 85db1a71bbfd772766ebd4c681afdbd0 043c867efa73d635d594d5567e7e8d00 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1797767453631053824 |