Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Vanessa Caldeira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Garcia, Maria Manuela Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6932
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p833a863
Resumo: O artigo trata da constituição do si docente através das disciplinas de Estágio Supervisionado, em um curso de licenciatura em Teatro, problematizando o trabalho ético experimentado por sete alunos ao escreveram seus relatórios de estágio. Do ponto de vista teórico-metodológico, o estudo inspira-se nas últimas investigações de Michel Foucault sobre o domínio da ética, analisando a constituição de uma forma de profissionalidade autorreflexiva através do universo dos significados e das relações estabelecidas em um conjunto de vinte e um relatórios de estágios que os alunos escreveram ao longo de três semestres do componente do Estágio. Argumenta que o Estágio e a escrita dos relatórios são dispositivos pedagógicos no interior dos quais certas formas de experiência de si dos futuros docentes são elaboradas e reelaboradas frente às contingências do currículo, de suas histórias pessoais e das normas e relações de poder das instituições em que atuam.
id UFPL_52d9e0425f9757a0111b86393da13c3b
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6932
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-01-28T22:57:35Z2021-01-28T22:57:35Z2017LEITE, V. C.; GARCIA, M. M. A. Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, v. 31, n. 62, p. 833-863, 30 ago. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32668. Acesso em 28 de jan. de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6932https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p833a863O artigo trata da constituição do si docente através das disciplinas de Estágio Supervisionado, em um curso de licenciatura em Teatro, problematizando o trabalho ético experimentado por sete alunos ao escreveram seus relatórios de estágio. Do ponto de vista teórico-metodológico, o estudo inspira-se nas últimas investigações de Michel Foucault sobre o domínio da ética, analisando a constituição de uma forma de profissionalidade autorreflexiva através do universo dos significados e das relações estabelecidas em um conjunto de vinte e um relatórios de estágios que os alunos escreveram ao longo de três semestres do componente do Estágio. Argumenta que o Estágio e a escrita dos relatórios são dispositivos pedagógicos no interior dos quais certas formas de experiência de si dos futuros docentes são elaboradas e reelaboradas frente às contingências do currículo, de suas histórias pessoais e das normas e relações de poder das instituições em que atuam.porUFMGFormação inicial de professoresEstágio supervisionadoExperiência de siEscrita de siInitial teacher educationSupervised practiceSelf experienceSelf writingFormation initiale des enseignantsStage superviseExpérience de soiÉcriture de soiEscrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores.Self writing and ethical work of a Supervised Practice in initial teacher education.L'ecriture de soi et le travail ethique au stage supervise dans la formation initiale des enseignants.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLeite, Vanessa CaldeiraGarcia, Maria Manuela Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTEscrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.txtEscrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.txtExtracted texttext/plain74712http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/6/Escrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.txt2ead3530755b55ab7a612a951e5161dbMD56open accessTHUMBNAILEscrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.jpgEscrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1740http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/7/Escrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.jpg3b078dcb47acf4d96297d0b9e1c254a6MD57open accessORIGINALEscrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdfEscrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdfapplication/pdf417168http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/1/Escrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdfe4ad5f7746b1af4f923eed4780fb9af2MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/69322023-07-13 06:09:28.808open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6932VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:09:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Self writing and ethical work of a Supervised Practice in initial teacher education.
L'ecriture de soi et le travail ethique au stage supervise dans la formation initiale des enseignants.
title Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores.
spellingShingle Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores.
Leite, Vanessa Caldeira
Formação inicial de professores
Estágio supervisionado
Experiência de si
Escrita de si
Initial teacher education
Supervised practice
Self experience
Self writing
Formation initiale des enseignants
Stage supervise
Expérience de soi
Écriture de soi
title_short Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores.
title_full Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores.
title_fullStr Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores.
title_full_unstemmed Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores.
title_sort Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores.
author Leite, Vanessa Caldeira
author_facet Leite, Vanessa Caldeira
Garcia, Maria Manuela Alves
author_role author
author2 Garcia, Maria Manuela Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Vanessa Caldeira
Garcia, Maria Manuela Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Estágio supervisionado
Experiência de si
Escrita de si
Initial teacher education
Supervised practice
Self experience
Self writing
Formation initiale des enseignants
Stage supervise
Expérience de soi
Écriture de soi
topic Formação inicial de professores
Estágio supervisionado
Experiência de si
Escrita de si
Initial teacher education
Supervised practice
Self experience
Self writing
Formation initiale des enseignants
Stage supervise
Expérience de soi
Écriture de soi
description O artigo trata da constituição do si docente através das disciplinas de Estágio Supervisionado, em um curso de licenciatura em Teatro, problematizando o trabalho ético experimentado por sete alunos ao escreveram seus relatórios de estágio. Do ponto de vista teórico-metodológico, o estudo inspira-se nas últimas investigações de Michel Foucault sobre o domínio da ética, analisando a constituição de uma forma de profissionalidade autorreflexiva através do universo dos significados e das relações estabelecidas em um conjunto de vinte e um relatórios de estágios que os alunos escreveram ao longo de três semestres do componente do Estágio. Argumenta que o Estágio e a escrita dos relatórios são dispositivos pedagógicos no interior dos quais certas formas de experiência de si dos futuros docentes são elaboradas e reelaboradas frente às contingências do currículo, de suas histórias pessoais e das normas e relações de poder das instituições em que atuam.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-28T22:57:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-28T22:57:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITE, V. C.; GARCIA, M. M. A. Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, v. 31, n. 62, p. 833-863, 30 ago. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32668. Acesso em 28 de jan. de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6932
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p833a863
identifier_str_mv LEITE, V. C.; GARCIA, M. M. A. Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, v. 31, n. 62, p. 833-863, 30 ago. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32668. Acesso em 28 de jan. de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6932
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p833a863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/6/Escrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/7/Escrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/1/Escrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ead3530755b55ab7a612a951e5161db
3b078dcb47acf4d96297d0b9e1c254a6
e4ad5f7746b1af4f923eed4780fb9af2
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710162519654400