Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6932 https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p833a863 |
Resumo: | O artigo trata da constituição do si docente através das disciplinas de Estágio Supervisionado, em um curso de licenciatura em Teatro, problematizando o trabalho ético experimentado por sete alunos ao escreveram seus relatórios de estágio. Do ponto de vista teórico-metodológico, o estudo inspira-se nas últimas investigações de Michel Foucault sobre o domínio da ética, analisando a constituição de uma forma de profissionalidade autorreflexiva através do universo dos significados e das relações estabelecidas em um conjunto de vinte e um relatórios de estágios que os alunos escreveram ao longo de três semestres do componente do Estágio. Argumenta que o Estágio e a escrita dos relatórios são dispositivos pedagógicos no interior dos quais certas formas de experiência de si dos futuros docentes são elaboradas e reelaboradas frente às contingências do currículo, de suas histórias pessoais e das normas e relações de poder das instituições em que atuam. |
id |
UFPL_52d9e0425f9757a0111b86393da13c3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6932 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-01-28T22:57:35Z2021-01-28T22:57:35Z2017LEITE, V. C.; GARCIA, M. M. A. Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, v. 31, n. 62, p. 833-863, 30 ago. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32668. Acesso em 28 de jan. de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6932https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p833a863O artigo trata da constituição do si docente através das disciplinas de Estágio Supervisionado, em um curso de licenciatura em Teatro, problematizando o trabalho ético experimentado por sete alunos ao escreveram seus relatórios de estágio. Do ponto de vista teórico-metodológico, o estudo inspira-se nas últimas investigações de Michel Foucault sobre o domínio da ética, analisando a constituição de uma forma de profissionalidade autorreflexiva através do universo dos significados e das relações estabelecidas em um conjunto de vinte e um relatórios de estágios que os alunos escreveram ao longo de três semestres do componente do Estágio. Argumenta que o Estágio e a escrita dos relatórios são dispositivos pedagógicos no interior dos quais certas formas de experiência de si dos futuros docentes são elaboradas e reelaboradas frente às contingências do currículo, de suas histórias pessoais e das normas e relações de poder das instituições em que atuam.porUFMGFormação inicial de professoresEstágio supervisionadoExperiência de siEscrita de siInitial teacher educationSupervised practiceSelf experienceSelf writingFormation initiale des enseignantsStage superviseExpérience de soiÉcriture de soiEscrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores.Self writing and ethical work of a Supervised Practice in initial teacher education.L'ecriture de soi et le travail ethique au stage supervise dans la formation initiale des enseignants.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLeite, Vanessa CaldeiraGarcia, Maria Manuela Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTEscrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.txtEscrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.txtExtracted texttext/plain74712http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/6/Escrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.txt2ead3530755b55ab7a612a951e5161dbMD56open accessTHUMBNAILEscrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.jpgEscrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1740http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/7/Escrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.jpg3b078dcb47acf4d96297d0b9e1c254a6MD57open accessORIGINALEscrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdfEscrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdfapplication/pdf417168http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/1/Escrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdfe4ad5f7746b1af4f923eed4780fb9af2MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/69322023-07-13 06:09:28.808open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6932VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:09:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Self writing and ethical work of a Supervised Practice in initial teacher education. L'ecriture de soi et le travail ethique au stage supervise dans la formation initiale des enseignants. |
title |
Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. |
spellingShingle |
Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. Leite, Vanessa Caldeira Formação inicial de professores Estágio supervisionado Experiência de si Escrita de si Initial teacher education Supervised practice Self experience Self writing Formation initiale des enseignants Stage supervise Expérience de soi Écriture de soi |
title_short |
Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. |
title_full |
Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. |
title_fullStr |
Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. |
title_full_unstemmed |
Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. |
title_sort |
Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. |
author |
Leite, Vanessa Caldeira |
author_facet |
Leite, Vanessa Caldeira Garcia, Maria Manuela Alves |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Maria Manuela Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Vanessa Caldeira Garcia, Maria Manuela Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Estágio supervisionado Experiência de si Escrita de si Initial teacher education Supervised practice Self experience Self writing Formation initiale des enseignants Stage supervise Expérience de soi Écriture de soi |
topic |
Formação inicial de professores Estágio supervisionado Experiência de si Escrita de si Initial teacher education Supervised practice Self experience Self writing Formation initiale des enseignants Stage supervise Expérience de soi Écriture de soi |
description |
O artigo trata da constituição do si docente através das disciplinas de Estágio Supervisionado, em um curso de licenciatura em Teatro, problematizando o trabalho ético experimentado por sete alunos ao escreveram seus relatórios de estágio. Do ponto de vista teórico-metodológico, o estudo inspira-se nas últimas investigações de Michel Foucault sobre o domínio da ética, analisando a constituição de uma forma de profissionalidade autorreflexiva através do universo dos significados e das relações estabelecidas em um conjunto de vinte e um relatórios de estágios que os alunos escreveram ao longo de três semestres do componente do Estágio. Argumenta que o Estágio e a escrita dos relatórios são dispositivos pedagógicos no interior dos quais certas formas de experiência de si dos futuros docentes são elaboradas e reelaboradas frente às contingências do currículo, de suas histórias pessoais e das normas e relações de poder das instituições em que atuam. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-28T22:57:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-28T22:57:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEITE, V. C.; GARCIA, M. M. A. Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, v. 31, n. 62, p. 833-863, 30 ago. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32668. Acesso em 28 de jan. de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6932 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p833a863 |
identifier_str_mv |
LEITE, V. C.; GARCIA, M. M. A. Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, v. 31, n. 62, p. 833-863, 30 ago. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32668. Acesso em 28 de jan. de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6932 https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p833a863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/6/Escrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/7/Escrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/1/Escrita_de_si_e_trabalho_etico_no_estagio_supervisionado.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6932/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ead3530755b55ab7a612a951e5161db 3b078dcb47acf4d96297d0b9e1c254a6 e4ad5f7746b1af4f923eed4780fb9af2 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710162519654400 |