Atividades compartilhadas entre modalidade presencial e não presencial no contexto de ensino / aprendizagem de representação gráfica digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Janice de Freitas
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Adriane Borda Almeida da, Rodrigues, Neusa Félix
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4156
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de uma modalidade educativa na qual estudantes presenciais e não presenciais compartilham situações didáticas de ensino / aprendizagem de Representação Gráfica Digital, no contexto de um curso de Especialização, através do ambiente virtual de aprendizagem. Parte-se da observação de tipos de atitudes que, ao estarem presentes em um processo de aprendizagem, ao mesmo tempo e em maior número possível, podem indicar que este processo esteja sendo desenvolvido sob os pressupostos da “aprendizagem significativa”. Os dados utilizados para a análise referem-se às interações, ocorridas entre a comunidade acadêmica envolvida, registradas em “fóruns de discussões” que acompanham o desenvolvimento de todas as atividades práticas e obrigatórias de disciplinas deste Curso, através de um ambiente virtual educativo. Os resultados desta análise, para o contexto trabalhado, validam a dinâmica estabelecida, que se mostra potencializadora dos momentos de aprendizagem para os estudantes das duas modalidades em questão.
id UFPL_58348427997dca592e2f07427691d884
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4156
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2018-09-19T12:14:08Z2018-09-19T12:14:08Z2008-05PIRES, J. F. ; BORDA,A.B.A.S ; FÉLIX, Neusa Rodrigues . Atividades Compartilhadas entre Modalidade Presencial e Não Presencial no Contexto de Ensino / Aprendizagem de Representação Gráfica Digital. In: Conahpa: Congresso Nacional de Ambientes Hipermidia para Aprendizagem, 2008, São Paulo. Conahpa. São Paulo: Conahpa, 2008. v. 1. p. 1-10.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4156Este trabalho apresenta uma análise de uma modalidade educativa na qual estudantes presenciais e não presenciais compartilham situações didáticas de ensino / aprendizagem de Representação Gráfica Digital, no contexto de um curso de Especialização, através do ambiente virtual de aprendizagem. Parte-se da observação de tipos de atitudes que, ao estarem presentes em um processo de aprendizagem, ao mesmo tempo e em maior número possível, podem indicar que este processo esteja sendo desenvolvido sob os pressupostos da “aprendizagem significativa”. Os dados utilizados para a análise referem-se às interações, ocorridas entre a comunidade acadêmica envolvida, registradas em “fóruns de discussões” que acompanham o desenvolvimento de todas as atividades práticas e obrigatórias de disciplinas deste Curso, através de um ambiente virtual educativo. Os resultados desta análise, para o contexto trabalhado, validam a dinâmica estabelecida, que se mostra potencializadora dos momentos de aprendizagem para os estudantes das duas modalidades em questão.por3º ConahpaEducação a distânciaAtividades compartilhadasRepresentação gráfica digitalAtividades compartilhadas entre modalidade presencial e não presencial no contexto de ensino / aprendizagem de representação gráfica digitalShared Activities between Face to face and Distance Learning Modalities in the Teaching/Learning Context of Digital Graphics Representationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectPires, Janice de FreitasSilva, Adriane Borda Almeida daRodrigues, Neusa Félixinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAtividades_compartilhadas_entre_modalidade_presencial_e.pdf.txtAtividades_compartilhadas_entre_modalidade_presencial_e.pdf.txtExtracted texttext/plain30432http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/6/Atividades_compartilhadas_entre_modalidade_presencial_e.pdf.txt409b84936123c40b26b168365b933f39MD56open accessTHUMBNAILAtividades_compartilhadas_entre_modalidade_presencial_e.pdf.jpgAtividades_compartilhadas_entre_modalidade_presencial_e.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1675http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/7/Atividades_compartilhadas_entre_modalidade_presencial_e.pdf.jpg706508f8f1076e981fd78c95493f6c95MD57open accessORIGINALAtividades_compartilhadas_entre_modalidade_presencial_e.pdfAtividades_compartilhadas_entre_modalidade_presencial_e.pdfapplication/pdf2069743http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/1/Atividades_compartilhadas_entre_modalidade_presencial_e.pdf99dffad0581d97aa0c510cfdf8f550a5MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/41562023-07-13 03:32:22.332open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4156VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:32:22Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades compartilhadas entre modalidade presencial e não presencial no contexto de ensino / aprendizagem de representação gráfica digital
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Shared Activities between Face to face and Distance Learning Modalities in the Teaching/Learning Context of Digital Graphics Representation
title Atividades compartilhadas entre modalidade presencial e não presencial no contexto de ensino / aprendizagem de representação gráfica digital
spellingShingle Atividades compartilhadas entre modalidade presencial e não presencial no contexto de ensino / aprendizagem de representação gráfica digital
Pires, Janice de Freitas
Educação a distância
Atividades compartilhadas
Representação gráfica digital
title_short Atividades compartilhadas entre modalidade presencial e não presencial no contexto de ensino / aprendizagem de representação gráfica digital
title_full Atividades compartilhadas entre modalidade presencial e não presencial no contexto de ensino / aprendizagem de representação gráfica digital
title_fullStr Atividades compartilhadas entre modalidade presencial e não presencial no contexto de ensino / aprendizagem de representação gráfica digital
title_full_unstemmed Atividades compartilhadas entre modalidade presencial e não presencial no contexto de ensino / aprendizagem de representação gráfica digital
title_sort Atividades compartilhadas entre modalidade presencial e não presencial no contexto de ensino / aprendizagem de representação gráfica digital
author Pires, Janice de Freitas
author_facet Pires, Janice de Freitas
Silva, Adriane Borda Almeida da
Rodrigues, Neusa Félix
author_role author
author2 Silva, Adriane Borda Almeida da
Rodrigues, Neusa Félix
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Janice de Freitas
Silva, Adriane Borda Almeida da
Rodrigues, Neusa Félix
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Atividades compartilhadas
Representação gráfica digital
topic Educação a distância
Atividades compartilhadas
Representação gráfica digital
description Este trabalho apresenta uma análise de uma modalidade educativa na qual estudantes presenciais e não presenciais compartilham situações didáticas de ensino / aprendizagem de Representação Gráfica Digital, no contexto de um curso de Especialização, através do ambiente virtual de aprendizagem. Parte-se da observação de tipos de atitudes que, ao estarem presentes em um processo de aprendizagem, ao mesmo tempo e em maior número possível, podem indicar que este processo esteja sendo desenvolvido sob os pressupostos da “aprendizagem significativa”. Os dados utilizados para a análise referem-se às interações, ocorridas entre a comunidade acadêmica envolvida, registradas em “fóruns de discussões” que acompanham o desenvolvimento de todas as atividades práticas e obrigatórias de disciplinas deste Curso, através de um ambiente virtual educativo. Os resultados desta análise, para o contexto trabalhado, validam a dinâmica estabelecida, que se mostra potencializadora dos momentos de aprendizagem para os estudantes das duas modalidades em questão.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-19T12:14:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-19T12:14:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIRES, J. F. ; BORDA,A.B.A.S ; FÉLIX, Neusa Rodrigues . Atividades Compartilhadas entre Modalidade Presencial e Não Presencial no Contexto de Ensino / Aprendizagem de Representação Gráfica Digital. In: Conahpa: Congresso Nacional de Ambientes Hipermidia para Aprendizagem, 2008, São Paulo. Conahpa. São Paulo: Conahpa, 2008. v. 1. p. 1-10.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4156
identifier_str_mv PIRES, J. F. ; BORDA,A.B.A.S ; FÉLIX, Neusa Rodrigues . Atividades Compartilhadas entre Modalidade Presencial e Não Presencial no Contexto de Ensino / Aprendizagem de Representação Gráfica Digital. In: Conahpa: Congresso Nacional de Ambientes Hipermidia para Aprendizagem, 2008, São Paulo. Conahpa. São Paulo: Conahpa, 2008. v. 1. p. 1-10.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv 3º Conahpa
publisher.none.fl_str_mv 3º Conahpa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/6/Atividades_compartilhadas_entre_modalidade_presencial_e.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/7/Atividades_compartilhadas_entre_modalidade_presencial_e.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/1/Atividades_compartilhadas_entre_modalidade_presencial_e.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4156/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 409b84936123c40b26b168365b933f39
706508f8f1076e981fd78c95493f6c95
99dffad0581d97aa0c510cfdf8f550a5
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767465577480192