O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalpiaz, Tiago
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mello, Simone Portella Teixeira de, Afonso, Paulo de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5477
Resumo: Os colaboradores das organizações estão por trás das conquistas, dos lucros e dos resultados e o comprometimento organizacional parece ser o segredo de sucesso de qualquer organização. Neste estudo avaliou-se o grau de comprometimento dos colaboradores da área comercial de uma grande empresa nacional no segmento da saúde por meio da aplicação da Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO). Aplicou-se o questionário via intranet aos 71 profissionais da área que atuam na empresa em todas as regiões do Brasil, representando cerca de 60% dos colaboradores envolvidos na área comercial da organização. Os resultados revelam que bases como obrigação em permanecer, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e escassez de alternativas de outras oportunidades de trabalho apontaram comprometimento abaixo da média ou baixo comprometimento. Por outro lado, as bases afetiva e de obrigação pelo desempenho apresentaram resultados com nível de comprometimento acima da média e alto, respectivamente. O fato de ser uma empresa familiar com os fundadores ainda no controle, assim como estar no segmento de saúde pode explicar tais resultados. O contexto econômico atual e a restrição de oportunidades de trabalho também ratificam os resultados. Sugere-se que ações pontuais possam ser desenvolvidas às equipes visando melhorias no clima organizacional.
id UFPL_6f01abd2e49c6910ce83be19b0e75e57
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5477
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling Dalpiaz, TiagoMello, Simone Portella Teixeira deAfonso, Paulo de Almeida2020-05-21T02:16:26Z2020-05-21T02:16:26Z2019-082316-5812http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5477Os colaboradores das organizações estão por trás das conquistas, dos lucros e dos resultados e o comprometimento organizacional parece ser o segredo de sucesso de qualquer organização. Neste estudo avaliou-se o grau de comprometimento dos colaboradores da área comercial de uma grande empresa nacional no segmento da saúde por meio da aplicação da Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO). Aplicou-se o questionário via intranet aos 71 profissionais da área que atuam na empresa em todas as regiões do Brasil, representando cerca de 60% dos colaboradores envolvidos na área comercial da organização. Os resultados revelam que bases como obrigação em permanecer, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e escassez de alternativas de outras oportunidades de trabalho apontaram comprometimento abaixo da média ou baixo comprometimento. Por outro lado, as bases afetiva e de obrigação pelo desempenho apresentaram resultados com nível de comprometimento acima da média e alto, respectivamente. O fato de ser uma empresa familiar com os fundadores ainda no controle, assim como estar no segmento de saúde pode explicar tais resultados. O contexto econômico atual e a restrição de oportunidades de trabalho também ratificam os resultados. Sugere-se que ações pontuais possam ser desenvolvidas às equipes visando melhorias no clima organizacional.Sem bolsaporRevista Eletrônica de Administração e TurismoAdministraçãoComprometimentoComprometimento organizacionalComprometimento na área comercialO comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXT16217-57322-1-PB.pdf.txt16217-57322-1-PB.pdf.txtExtracted texttext/plain63600http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/6/16217-57322-1-PB.pdf.txt12452bbe2a20dc3c45ed72c5b181feecMD56open accessTHUMBNAIL16217-57322-1-PB.pdf.jpg16217-57322-1-PB.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1609http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/7/16217-57322-1-PB.pdf.jpgc0da93997c3b46b98e1fd4a8cd8d53d2MD57open accessORIGINAL16217-57322-1-PB.pdf16217-57322-1-PB.pdfapplication/pdf462468http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/1/16217-57322-1-PB.pdfdb274875daffb1a83cb7e0d91377acd6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/54772023-07-13 06:22:25.395open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5477VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:22:25Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde
title O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde
spellingShingle O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde
Dalpiaz, Tiago
Administração
Comprometimento
Comprometimento organizacional
Comprometimento na área comercial
title_short O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde
title_full O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde
title_fullStr O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde
title_full_unstemmed O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde
title_sort O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde
author Dalpiaz, Tiago
author_facet Dalpiaz, Tiago
Mello, Simone Portella Teixeira de
Afonso, Paulo de Almeida
author_role author
author2 Mello, Simone Portella Teixeira de
Afonso, Paulo de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalpiaz, Tiago
Mello, Simone Portella Teixeira de
Afonso, Paulo de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Comprometimento
Comprometimento organizacional
Comprometimento na área comercial
topic Administração
Comprometimento
Comprometimento organizacional
Comprometimento na área comercial
description Os colaboradores das organizações estão por trás das conquistas, dos lucros e dos resultados e o comprometimento organizacional parece ser o segredo de sucesso de qualquer organização. Neste estudo avaliou-se o grau de comprometimento dos colaboradores da área comercial de uma grande empresa nacional no segmento da saúde por meio da aplicação da Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO). Aplicou-se o questionário via intranet aos 71 profissionais da área que atuam na empresa em todas as regiões do Brasil, representando cerca de 60% dos colaboradores envolvidos na área comercial da organização. Os resultados revelam que bases como obrigação em permanecer, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e escassez de alternativas de outras oportunidades de trabalho apontaram comprometimento abaixo da média ou baixo comprometimento. Por outro lado, as bases afetiva e de obrigação pelo desempenho apresentaram resultados com nível de comprometimento acima da média e alto, respectivamente. O fato de ser uma empresa familiar com os fundadores ainda no controle, assim como estar no segmento de saúde pode explicar tais resultados. O contexto econômico atual e a restrição de oportunidades de trabalho também ratificam os resultados. Sugere-se que ações pontuais possam ser desenvolvidas às equipes visando melhorias no clima organizacional.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-21T02:16:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-21T02:16:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5477
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2316-5812
identifier_str_mv 2316-5812
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Administração e Turismo
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Administração e Turismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/6/16217-57322-1-PB.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/7/16217-57322-1-PB.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/1/16217-57322-1-PB.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 12452bbe2a20dc3c45ed72c5b181feec
c0da93997c3b46b98e1fd4a8cd8d53d2
db274875daffb1a83cb7e0d91377acd6
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767533094240256