A pesquisa-ação como metodologia investigativa e propositiva na prática de profissionais de saúde do SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Juliana Bittencourt
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gigante, Denise Petrucci
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9202
https://doi.org/10.15210/ISBN9788560696239
Resumo: Nesta escrita, abordamos o relato da experiência e a sistematização de encontros formativos do projeto Conhecimento sobre alimentação saudável e adequação às recomendações alimentares e nutricionais brasileiras: indissociabilidade entre a pesquisa epidemiológica, ensino e extensão na atenção nutricional no âmbito do SUS, sobre o enfrentamento e controle da obesidade. Tal abordagem se constitui numa significativa oportunidade de formação em serviço. O projeto se insere na chamada pública nº 26/2018, lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e financiada pelo Ministério da Saúde. Na seção Introdução, contextualizaremos brevemente a transição nutricional observada no país e sobre a complexidade dos fatores que influenciam o estado nutricional de uma população. Já na seção Educação em saúde nos propusemos a identificar os conceitos de educação e saúde sobre os quais sustentam esta escrita, bem como para apontar a importância do tema educação em saúde na prevenção de doenças e na promoção e manutenção da saúde dos indivíduos. Apresentamos, na seção O ECOSUS, uma síntese do projeto, desde a etapa da chamada pública até os seus desdobramentos. Na seção Sobre a pesquisa-ação, por sua vez, empenhamo-nos na exposição da metodologia utilizada, com base nos pressupostos de Michel Thiollent (2007), bem como a realização do Estado de Conhecimento, realizado através do rastreamento de publicações que usaram essa metodologia, na área da Nutrição, em especial, quando focados na problemática da obesidade. Em Nossos encontros, relatamos as atividades e discussões desenvolvidas e promovidas nos encontros formativos presenciais. Já na seção intitulada Nossos achados, exibimos os resultados dos encontros formativos presenciais e a análise da pesquisa-ação à luz da Análise Documental. A seção Uma experiência exitosa foi dedicada à experiência da participação de um dos municípios integrantes dos encontros formativos presenciais que se destacou pelo engajamento nas atividades propostas. Por fim, nas Considerações finais, fazemos o fechamento do texto, evidenciando percepções e perspectivas.
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Na seção Introdução, contextualizaremos brevemente a transição nutricional observada no país e sobre a complexidade dos fatores que influenciam o estado nutricional de uma população. Já na seção Educação em saúde nos propusemos a identificar os conceitos de educação e saúde sobre os quais sustentam esta escrita, bem como para apontar a importância do tema educação em saúde na prevenção de doenças e na promoção e manutenção da saúde dos indivíduos. Apresentamos, na seção O ECOSUS, uma síntese do projeto, desde a etapa da chamada pública até os seus desdobramentos. Na seção Sobre a pesquisa-ação, por sua vez, empenhamo-nos na exposição da metodologia utilizada, com base nos pressupostos de Michel Thiollent (2007), bem como a realização do Estado de Conhecimento, realizado através do rastreamento de publicações que usaram essa metodologia, na área da Nutrição, em especial, quando focados na problemática da obesidade. Em Nossos encontros, relatamos as atividades e discussões desenvolvidas e promovidas nos encontros formativos presenciais. Já na seção intitulada Nossos achados, exibimos os resultados dos encontros formativos presenciais e a análise da pesquisa-ação à luz da Análise Documental. A seção Uma experiência exitosa foi dedicada à experiência da participação de um dos municípios integrantes dos encontros formativos presenciais que se destacou pelo engajamento nas atividades propostas. Por fim, nas Considerações finais, fazemos o fechamento do texto, evidenciando percepções e perspectivas.porUniversidade Federal de PelotasPromoção saúdeAtenção nutricionalEducação e saúdeA pesquisa-ação como metodologia investigativa e propositiva na prática de profissionais de saúde do SUSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookGarcia, Juliana BittencourtGigante, Denise Petrucciinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA pesquisa-ação como metodologia investigativa e propositiva na prática de profissionais de saúde do SUS.pdf.txtA pesquisa-ação como metodologia investigativa e propositiva na prática de profissionais de saúde do SUS.pdf.txtExtracted texttext/plain120538http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9202/3/A%20pesquisa-a%c3%a7%c3%a3o%20como%20metodologia%20investigativa%20e%20propositiva%20na%20pr%c3%a1tica%20de%20profissionais%20de%20sa%c3%bade%20do%20SUS.pdf.txt399cbd890bf62f9fea3533426a47d138MD53open accessTHUMBNAILA pesquisa-ação como metodologia investigativa e propositiva na prática de profissionais de saúde do SUS.pdf.jpgA pesquisa-ação como metodologia investigativa e propositiva na prática de profissionais de saúde do SUS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1864http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9202/4/A%20pesquisa-a%c3%a7%c3%a3o%20como%20metodologia%20investigativa%20e%20propositiva%20na%20pr%c3%a1tica%20de%20profissionais%20de%20sa%c3%bade%20do%20SUS.pdf.jpg420aa20ddeb35c4f43babfaf500a2747MD54open accessORIGINALA pesquisa-ação como metodologia investigativa e propositiva na prática de profissionais de saúde do SUS.pdfA pesquisa-ação como metodologia investigativa e propositiva na prática de profissionais de saúde do SUS.pdfapplication/pdf14644767http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9202/1/A%20pesquisa-a%c3%a7%c3%a3o%20como%20metodologia%20investigativa%20e%20propositiva%20na%20pr%c3%a1tica%20de%20profissionais%20de%20sa%c3%bade%20do%20SUS.pdfcec1b3806d337c1931d5d60c87e84ea5MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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