O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11595 http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p54-71 |
Resumo: | O presente artigo é concebido a partir de um trabalho de conclusão de curso, no qual ao olhar para a trajetória da pesquisadora, para a poética de sua dança que extrapola o gesto mecânico e se transforma em ação sensível, identifica-se o sentido e a importância do conceito professor/artista. Diante disso, busca-se a compreensão e reflexão das transversalidades deste binômio, buscando tecer relações investigativas com as experiências vividas enquanto artista, docente e discente em dança. Nesse sentido, foi vislumbrado que o processo de pesquisa deveria estar conectado com as memórias da pesquisadora e com as vozes de pessoas que foram fundamentais à sua formação. Para tanto, entrevistas semiestruturadas foram desenvolvidas com o intuito de ampliar a compreensão da temática em questão. Foram entrevistados individualmente mães de alunos de dança, direção da escola onde atua e professores de dança que perpassaram em sua trajetória. Os resultados da pesquisa foram apresentados em 5 categorias cruzando as vozes dos participantes do estudo com a literatura estudada. A escrita do trabalho aconteceu nas perspectivas da Pesquisa Baseada em Arte e da A/r/tografia, fazendo o uso do próprio trabalho artístico da investigadora para refletir sobre vivências e experiências, tecendo e construindo relações através do estudo sobre o professor-artista. |
id |
UFPL_e79653591eb2e1e29653cbdc36bc011e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11595 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-01-12T16:38:41Z2024-01-12T16:38:41Z2021KREMER, Larissa Aparecida ; SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos. O TEATRO TRANSCENDE (ONLINE), v. 26, p. 54-71, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/10226. Acesso em: 12 jan. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11595http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p54-71O presente artigo é concebido a partir de um trabalho de conclusão de curso, no qual ao olhar para a trajetória da pesquisadora, para a poética de sua dança que extrapola o gesto mecânico e se transforma em ação sensível, identifica-se o sentido e a importância do conceito professor/artista. Diante disso, busca-se a compreensão e reflexão das transversalidades deste binômio, buscando tecer relações investigativas com as experiências vividas enquanto artista, docente e discente em dança. Nesse sentido, foi vislumbrado que o processo de pesquisa deveria estar conectado com as memórias da pesquisadora e com as vozes de pessoas que foram fundamentais à sua formação. Para tanto, entrevistas semiestruturadas foram desenvolvidas com o intuito de ampliar a compreensão da temática em questão. Foram entrevistados individualmente mães de alunos de dança, direção da escola onde atua e professores de dança que perpassaram em sua trajetória. Os resultados da pesquisa foram apresentados em 5 categorias cruzando as vozes dos participantes do estudo com a literatura estudada. A escrita do trabalho aconteceu nas perspectivas da Pesquisa Baseada em Arte e da A/r/tografia, fazendo o uso do próprio trabalho artístico da investigadora para refletir sobre vivências e experiências, tecendo e construindo relações através do estudo sobre o professor-artista.porFURBCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDançaEducaçãoProfessor-artistaArteDanceEducationTeacher-artistArtO professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleKremer, Larissa AparecidaSouza, Marco Aurélio da Cruzreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALO PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA.pdfO PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA.pdfapplication/pdf544425http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/1/O%20PROFESSOR-ARTISTA%20NA%20DAN%c3%87A.pdfd4551d082896020c228536116e954ad0MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTO PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA.pdf.txtO PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA.pdf.txtExtracted texttext/plain46070http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/3/O%20PROFESSOR-ARTISTA%20NA%20DAN%c3%87A.pdf.txt7d3a56be8b13a48f632a6e7dda961abcMD53open accessTHUMBNAILO PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA.pdf.jpgO PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1637http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/4/O%20PROFESSOR-ARTISTA%20NA%20DAN%c3%87A.pdf.jpg7fabc2ed19878b64ee009ad48090f3deMD54open accessprefix/115952024-01-15 09:48:00.249open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11595VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-15T12:48Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos |
title |
O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos |
spellingShingle |
O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos Kremer, Larissa Aparecida Dança Educação Professor-artista Arte Dance Education Teacher-artist Art |
title_short |
O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos |
title_full |
O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos |
title_fullStr |
O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos |
title_full_unstemmed |
O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos |
title_sort |
O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos |
author |
Kremer, Larissa Aparecida |
author_facet |
Kremer, Larissa Aparecida Souza, Marco Aurélio da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Marco Aurélio da Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kremer, Larissa Aparecida Souza, Marco Aurélio da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação Professor-artista Arte Dance Education Teacher-artist Art |
topic |
Dança Educação Professor-artista Arte Dance Education Teacher-artist Art |
description |
O presente artigo é concebido a partir de um trabalho de conclusão de curso, no qual ao olhar para a trajetória da pesquisadora, para a poética de sua dança que extrapola o gesto mecânico e se transforma em ação sensível, identifica-se o sentido e a importância do conceito professor/artista. Diante disso, busca-se a compreensão e reflexão das transversalidades deste binômio, buscando tecer relações investigativas com as experiências vividas enquanto artista, docente e discente em dança. Nesse sentido, foi vislumbrado que o processo de pesquisa deveria estar conectado com as memórias da pesquisadora e com as vozes de pessoas que foram fundamentais à sua formação. Para tanto, entrevistas semiestruturadas foram desenvolvidas com o intuito de ampliar a compreensão da temática em questão. Foram entrevistados individualmente mães de alunos de dança, direção da escola onde atua e professores de dança que perpassaram em sua trajetória. Os resultados da pesquisa foram apresentados em 5 categorias cruzando as vozes dos participantes do estudo com a literatura estudada. A escrita do trabalho aconteceu nas perspectivas da Pesquisa Baseada em Arte e da A/r/tografia, fazendo o uso do próprio trabalho artístico da investigadora para refletir sobre vivências e experiências, tecendo e construindo relações através do estudo sobre o professor-artista. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-12T16:38:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-12T16:38:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KREMER, Larissa Aparecida ; SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos. O TEATRO TRANSCENDE (ONLINE), v. 26, p. 54-71, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/10226. Acesso em: 12 jan. 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11595 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p54-71 |
identifier_str_mv |
KREMER, Larissa Aparecida ; SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos. O TEATRO TRANSCENDE (ONLINE), v. 26, p. 54-71, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/10226. Acesso em: 12 jan. 2024. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11595 http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p54-71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FURB |
publisher.none.fl_str_mv |
FURB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/1/O%20PROFESSOR-ARTISTA%20NA%20DAN%c3%87A.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/3/O%20PROFESSOR-ARTISTA%20NA%20DAN%c3%87A.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/4/O%20PROFESSOR-ARTISTA%20NA%20DAN%c3%87A.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4551d082896020c228536116e954ad0 fbd6c74465857056e3ca572d7586661b 7d3a56be8b13a48f632a6e7dda961abc 7fabc2ed19878b64ee009ad48090f3de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1797767517487235072 |