O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kremer, Larissa Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Marco Aurélio da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11595
http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p54-71
Resumo: O presente artigo é concebido a partir de um trabalho de conclusão de curso, no qual ao olhar para a trajetória da pesquisadora, para a poética de sua dança que extrapola o gesto mecânico e se transforma em ação sensível, identifica-se o sentido e a importância do conceito professor/artista. Diante disso, busca-se a compreensão e reflexão das transversalidades deste binômio, buscando tecer relações investigativas com as experiências vividas enquanto artista, docente e discente em dança. Nesse sentido, foi vislumbrado que o processo de pesquisa deveria estar conectado com as memórias da pesquisadora e com as vozes de pessoas que foram fundamentais à sua formação. Para tanto, entrevistas semiestruturadas foram desenvolvidas com o intuito de ampliar a compreensão da temática em questão. Foram entrevistados individualmente mães de alunos de dança, direção da escola onde atua e professores de dança que perpassaram em sua trajetória. Os resultados da pesquisa foram apresentados em 5 categorias cruzando as vozes dos participantes do estudo com a literatura estudada. A escrita do trabalho aconteceu nas perspectivas da Pesquisa Baseada em Arte e da A/r/tografia, fazendo o uso do próprio trabalho artístico da investigadora para refletir sobre vivências e experiências, tecendo e construindo relações através do estudo sobre o professor-artista.
id UFPL_e79653591eb2e1e29653cbdc36bc011e
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11595
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-01-12T16:38:41Z2024-01-12T16:38:41Z2021KREMER, Larissa Aparecida ; SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos. O TEATRO TRANSCENDE (ONLINE), v. 26, p. 54-71, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/10226. Acesso em: 12 jan. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11595http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p54-71O presente artigo é concebido a partir de um trabalho de conclusão de curso, no qual ao olhar para a trajetória da pesquisadora, para a poética de sua dança que extrapola o gesto mecânico e se transforma em ação sensível, identifica-se o sentido e a importância do conceito professor/artista. Diante disso, busca-se a compreensão e reflexão das transversalidades deste binômio, buscando tecer relações investigativas com as experiências vividas enquanto artista, docente e discente em dança. Nesse sentido, foi vislumbrado que o processo de pesquisa deveria estar conectado com as memórias da pesquisadora e com as vozes de pessoas que foram fundamentais à sua formação. Para tanto, entrevistas semiestruturadas foram desenvolvidas com o intuito de ampliar a compreensão da temática em questão. Foram entrevistados individualmente mães de alunos de dança, direção da escola onde atua e professores de dança que perpassaram em sua trajetória. Os resultados da pesquisa foram apresentados em 5 categorias cruzando as vozes dos participantes do estudo com a literatura estudada. A escrita do trabalho aconteceu nas perspectivas da Pesquisa Baseada em Arte e da A/r/tografia, fazendo o uso do próprio trabalho artístico da investigadora para refletir sobre vivências e experiências, tecendo e construindo relações através do estudo sobre o professor-artista.porFURBCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDançaEducaçãoProfessor-artistaArteDanceEducationTeacher-artistArtO professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleKremer, Larissa AparecidaSouza, Marco Aurélio da Cruzreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALO PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA.pdfO PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA.pdfapplication/pdf544425http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/1/O%20PROFESSOR-ARTISTA%20NA%20DAN%c3%87A.pdfd4551d082896020c228536116e954ad0MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTO PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA.pdf.txtO PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA.pdf.txtExtracted texttext/plain46070http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/3/O%20PROFESSOR-ARTISTA%20NA%20DAN%c3%87A.pdf.txt7d3a56be8b13a48f632a6e7dda961abcMD53open accessTHUMBNAILO PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA.pdf.jpgO PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1637http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/4/O%20PROFESSOR-ARTISTA%20NA%20DAN%c3%87A.pdf.jpg7fabc2ed19878b64ee009ad48090f3deMD54open accessprefix/115952024-01-15 09:48:00.249open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11595VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-15T12:48Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos
title O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos
spellingShingle O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos
Kremer, Larissa Aparecida
Dança
Educação
Professor-artista
Arte
Dance
Education
Teacher-artist
Art
title_short O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos
title_full O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos
title_fullStr O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos
title_full_unstemmed O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos
title_sort O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos
author Kremer, Larissa Aparecida
author_facet Kremer, Larissa Aparecida
Souza, Marco Aurélio da Cruz
author_role author
author2 Souza, Marco Aurélio da Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kremer, Larissa Aparecida
Souza, Marco Aurélio da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação
Professor-artista
Arte
Dance
Education
Teacher-artist
Art
topic Dança
Educação
Professor-artista
Arte
Dance
Education
Teacher-artist
Art
description O presente artigo é concebido a partir de um trabalho de conclusão de curso, no qual ao olhar para a trajetória da pesquisadora, para a poética de sua dança que extrapola o gesto mecânico e se transforma em ação sensível, identifica-se o sentido e a importância do conceito professor/artista. Diante disso, busca-se a compreensão e reflexão das transversalidades deste binômio, buscando tecer relações investigativas com as experiências vividas enquanto artista, docente e discente em dança. Nesse sentido, foi vislumbrado que o processo de pesquisa deveria estar conectado com as memórias da pesquisadora e com as vozes de pessoas que foram fundamentais à sua formação. Para tanto, entrevistas semiestruturadas foram desenvolvidas com o intuito de ampliar a compreensão da temática em questão. Foram entrevistados individualmente mães de alunos de dança, direção da escola onde atua e professores de dança que perpassaram em sua trajetória. Os resultados da pesquisa foram apresentados em 5 categorias cruzando as vozes dos participantes do estudo com a literatura estudada. A escrita do trabalho aconteceu nas perspectivas da Pesquisa Baseada em Arte e da A/r/tografia, fazendo o uso do próprio trabalho artístico da investigadora para refletir sobre vivências e experiências, tecendo e construindo relações através do estudo sobre o professor-artista.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-12T16:38:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-12T16:38:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KREMER, Larissa Aparecida ; SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos. O TEATRO TRANSCENDE (ONLINE), v. 26, p. 54-71, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/10226. Acesso em: 12 jan. 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11595
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p54-71
identifier_str_mv KREMER, Larissa Aparecida ; SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. O professor-artista na dança: concepções e reflexões quanto seus atravessamentos. O TEATRO TRANSCENDE (ONLINE), v. 26, p. 54-71, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/10226. Acesso em: 12 jan. 2024.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11595
http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p54-71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FURB
publisher.none.fl_str_mv FURB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/1/O%20PROFESSOR-ARTISTA%20NA%20DAN%c3%87A.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/3/O%20PROFESSOR-ARTISTA%20NA%20DAN%c3%87A.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11595/4/O%20PROFESSOR-ARTISTA%20NA%20DAN%c3%87A.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4551d082896020c228536116e954ad0
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
7d3a56be8b13a48f632a6e7dda961abc
7fabc2ed19878b64ee009ad48090f3de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767517487235072