Palanque eletrônico em eleições locais: aspectos do acesso dos municípios ao HGPE na televisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JARDIM, Márcia
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/3660
Resumo: Este trabalho apresenta aspectos do acesso ao horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE) na televisão em eleições locais nos municípios do estado de São Paulo. Evidências empíricas comprovam a existência de dois modos distintos de fazer campanhas eleitorais locais em municípios com mesmo perfil (conforme critérios sociais, econômicos, políticos e demográficos): os eleitores do Estado de São Paulo podem ser divididos entre aqueles com acesso ao HGPE na televisão para decidir em quem votar para Prefeito de sua cidade e os que não têm acesso a tal fonte de informação política. Apesar de a capital contar com um "palanque eletrônico" para eleger o seu Prefeito desde a eleição municipal de 1985, municípios da região metropolitana de São Paulo não contam com o mesmo recurso - os eleitores de toda a região do ABCD, mais Guarulhos e Osasco, assistem na televisão à propaganda eleitoral dos candidatos da cidade de São Paulo. Este artigo apresenta resultados do levantamento "Aldeia global paulista", que procurou explicar as razões que levaram à configuração desse cenário e identifica a totalidade dos municípios com "campanha eletrônica" para Prefeito. Abstract This article discusses access to free television time for political campaigning (HGPE, Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral) in local elections in several municipalities of the state of São Paulo. Empirical evidence reveals the existence of two different modes for local electoral campaigns in municipalities with similar characteristics (using social, economic, political and demographic criteria): the São Paulo state electorate can be divided between those who have access to television HGPE in making voting decisions and those who do not have access to this source of political information. Although the state's capital has provided this "electronic space" for mayoral races since 1985, other municipalities of the Greater São Paulo do not supply this resource; therefore, voters living in "ABCD" region as well as in the adjacent municipalities of Guarulhos and Osasco watch the televised electoral propaganda for candidates from the capital city. This article presents results from the research project "São Paulo Global Village", which sought to explain the factors that created this situation; it covers all municipalities that provide "electronic campaigning" for mayoral races. Résumé Ce travail examine des aspects concernant l'accès à l'horaire gratuit de propagande électorale (HGPE) à la télévision lors des élections sur le plan local des villes appartenant à l'état de São Paulo. Des évidences empiriques font preuves de l'existence de deux manières de mener les campagnes électorales locales dans des villes ayant le même profil (selon des critères sociaux, économiques, politiques et démographiques) : les électeurs de l'état de São Paulo se partagent entre ceux qui ont accès à l'HGPE à la télévision pour choisir le maire de leur ville et ceux qui n'ont pas accès à cette source d'information politique. Tandis que la capitale de l'état compte sur un "meeting électronique" pour élire son maire depuis l'élection de 1985, les villes de la région métropolitaine de São Paulo n'ont pas ce recours - les électeurs de toute la région de l'ABCD (sigle utilisé pour désigner les villes appartenant à la banlieue de la capitale São Paulo: Santo André, São Bernardo, São Caetano et Diadema), et les villes de Guarulhos et Osasco, regardent à la télévision la propagande électorale des candidats de la ville de São Paulo. Cet article présente les résultats de l'enquête "Village global de São Paulo" qui a cherché à expliquer les raisons qui ont contribué à cette configuration et représente la totalité des villes ayant « la campagne électronique » pour la mairie.
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