O turismo em Foz do Iguaçu na visão dos estudantes: um estudo de percepção ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERTIN, Marta
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/3367
Resumo: O problema central desta pesquisa foi analisar e compreender como o turismo tem interferido na mente dos adolescentes que vivem em Foz do Iguaçu, por meio da percepção e representação de estudantes do ensino fundamental da rede pública e particular. A possibilidade de poder descrever uma determinada realidade, a partir das observações e dos questionários aplicados, visaram a apontar soluções, a partir da percepção do turismo como prática social no município, concebido como pólo turístico de toda a região oeste paranaense. A discussão construída fundamentou-se na perspectiva humanística da geografia, respaldada no aporte teórico da fenomenologia existencial. A pesquisa busca ainda analisar como essa prática social − o turismo −, com sua capacidade de transformação dos lugares, está influenciando na relação do homem com o seu ambiente, ou seja, seu mundo vivido por meio das representações simbólicas − os mapas mentais. Diante dessas premissas, são consideradas as subjetividades, consciências individuais de adolescentes, no que se refere ao enfoque da percepção ambiental e geográfica, refletindo-se nas vivências que retratam o seu mundo vivido. Na coleta das informações, o instrumento utilizado ocasionou um repensar sobre o papel dos adolescentes na sociedade atual. Os resultados desta pesquisa levaram à constatação de que os adolescentes envolvidos, que constituíram a amostra, apesar da pouca idade, possuem a consciência das implicações que o turismo, como prática social, engendra na sociedade iguaçuense. Ficou claro que é preciso incentivá-lo na escola para que haja um desencadeamento de reflexões que levem o adolescente a compreender as questões desta prática para além de suas dimensões econômicas e políticas, e sobretudo na dimensão socioespacial.
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