DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Aline Tomaz de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Áfio, Aline Cruz Esmeraldo, Marques, Juliana Freitas, Pagliuca, Lorita Marlena Freitag, Carvalho, Luciana Vieira de, Leite, Sarah de Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767
Resumo: Este estudo apresenta análise reflexiva sobre desenvolvimento de tecnologias assistivas online, quesubsidiam o cuidado de enfermagem à pessoa com deficiência, com base em modelo de designinstrucional de Falkembach. Estudo reflexivo, realizado em abril de 2018, através do repositórioinstitucional online do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal doCeará. Selecionaram-se pesquisas sobre tecnologias dos últimos cinco anos envolvendo pessoascom deficiência sensorial. Foram analisadas quatro pesquisas de construção de tecnologiasassistivas online, sendo três cursos e uma cartilha, sobre prevenção e promoção da saúde na saúdemamária, hipertensão arterial, saúde sexual e reprodutiva e prevenção da violência sexual comlinguagem acessível e inclusiva. Concluiu-se que o enfermeiro deve utilizar métodos rigorosos eeficazes na construção de tecnologias assistivas, obedecer às etapas do modelo, evitando erros eotimizando resultados.
id UFPR-15_591754834e7e2afed01c719802a6eb45
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/62767
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOSINSTRUCTIONAL DESIGN IN NURSING: ASSISTIVE TECHNOLOGIES FOR THE BLIND AND DEAFDISEÑO INSTRUCCIONAL EN ENFERMERÍA: TECNOLOGÍAS PARA LA ATENCIÓN DE CIEGOS Y SORDOSEnfermagem; Promoção da Saúde; Inclusão SocialEnfermagem; Pessoas com Deficiência; Educação a Distância; Equipamentos de Autoajuda; Educação em Saúde.Nursing; People with Disabilities: Distance Education; Self-Help Equipment; Health education.Enfermería; Personas con Discapacidad; Educación a Distancia; Dispositivos de Autoayuda; Educación en Salud.Este estudo apresenta análise reflexiva sobre desenvolvimento de tecnologias assistivas online, quesubsidiam o cuidado de enfermagem à pessoa com deficiência, com base em modelo de designinstrucional de Falkembach. Estudo reflexivo, realizado em abril de 2018, através do repositórioinstitucional online do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal doCeará. Selecionaram-se pesquisas sobre tecnologias dos últimos cinco anos envolvendo pessoascom deficiência sensorial. Foram analisadas quatro pesquisas de construção de tecnologiasassistivas online, sendo três cursos e uma cartilha, sobre prevenção e promoção da saúde na saúdemamária, hipertensão arterial, saúde sexual e reprodutiva e prevenção da violência sexual comlinguagem acessível e inclusiva. Concluiu-se que o enfermeiro deve utilizar métodos rigorosos eeficazes na construção de tecnologias assistivas, obedecer às etapas do modelo, evitando erros eotimizando resultados.The present study provides a reflective analysis on the development of online assistivetechnologies that support nursing care for people with disabilities, based on Falkembach’sinstructional design model. Reflective study conducted in April 2018 through the onlineinstitutional repository of the Graduate Program in Nursing of Universidade Federal do Ceará.Studies on technologies from the last five years involving people with sensory disabilities wereselected. Four studies on the construction of online assistive technologies were analyzed,and three courses and one educational leaflet addressed prevention and health promotion inbreast health, high blood pressure, sexual and reproductive health and prevention of sexualviolence with accessible and inclusive language. It was concluded that nurses should userigorous and effective methods in the construction of assistive technologies, observe all thesteps the model, avoiding errors and optimizing results.Estudio que presenta un análisis reflexivo sobre el desarrollo de tecnologías de atenciónonline que respaldan la atención de enfermería a las personas con discapacidades, en baseal modelo de diseño instruccional de Falkembach. Estudio reflexivo, realizado en abril de2018 utilizando el repositorio online institucional del programa de posgrado en enfermeríade la Universidade Federal do Ceará. Fueron seleccionadas investigaciones sobre tecnologíasde los últimos cinco años en referencia a personas con carencias sensoriales. Se analizaroncuatro estudios de construcción de tecnologías de atención online: tres cursos y una libretasobre prevención y promoción de salud en salud mamaria, hipertensión arterial, salud sexualy reproductiva y prevención de la violencia sexual con lenguaje sencillo e inclusivo. Seconcluyó en que el enfermero debe utilizar métodos rigurosos y eficaces en la construcciónde tecnologías de atención y respetar las etapas del modelo, evitando errores y optimizandoresultados.Universidade Federal do ParanáConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Carvalho, Aline Tomaz deÁfio, Aline Cruz EsmeraldoMarques, Juliana FreitasPagliuca, Lorita Marlena FreitagCarvalho, Luciana Vieira deLeite, Sarah de Sá2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6276710.5380/ce.v24i0.62767Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)2176-91331414-853610.5380/ce.v24i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/36746https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/36747https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/38089https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/38108https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39969https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39970https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39977https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39978Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:13:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/62767Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:13:26Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS
INSTRUCTIONAL DESIGN IN NURSING: ASSISTIVE TECHNOLOGIES FOR THE BLIND AND DEAF
DISEÑO INSTRUCCIONAL EN ENFERMERÍA: TECNOLOGÍAS PARA LA ATENCIÓN DE CIEGOS Y SORDOS
title DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS
spellingShingle DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS
Carvalho, Aline Tomaz de
Enfermagem; Promoção da Saúde; Inclusão Social
Enfermagem; Pessoas com Deficiência; Educação a Distância; Equipamentos de Autoajuda; Educação em Saúde.
Nursing; People with Disabilities: Distance Education; Self-Help Equipment; Health education.
Enfermería; Personas con Discapacidad; Educación a Distancia; Dispositivos de Autoayuda; Educación en Salud.
title_short DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS
title_full DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS
title_fullStr DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS
title_full_unstemmed DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS
title_sort DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS
author Carvalho, Aline Tomaz de
author_facet Carvalho, Aline Tomaz de
Áfio, Aline Cruz Esmeraldo
Marques, Juliana Freitas
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Carvalho, Luciana Vieira de
Leite, Sarah de Sá
author_role author
author2 Áfio, Aline Cruz Esmeraldo
Marques, Juliana Freitas
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Carvalho, Luciana Vieira de
Leite, Sarah de Sá
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)


dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Aline Tomaz de
Áfio, Aline Cruz Esmeraldo
Marques, Juliana Freitas
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Carvalho, Luciana Vieira de
Leite, Sarah de Sá
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; Promoção da Saúde; Inclusão Social
Enfermagem; Pessoas com Deficiência; Educação a Distância; Equipamentos de Autoajuda; Educação em Saúde.
Nursing; People with Disabilities: Distance Education; Self-Help Equipment; Health education.
Enfermería; Personas con Discapacidad; Educación a Distancia; Dispositivos de Autoayuda; Educación en Salud.
topic Enfermagem; Promoção da Saúde; Inclusão Social
Enfermagem; Pessoas com Deficiência; Educação a Distância; Equipamentos de Autoajuda; Educação em Saúde.
Nursing; People with Disabilities: Distance Education; Self-Help Equipment; Health education.
Enfermería; Personas con Discapacidad; Educación a Distancia; Dispositivos de Autoayuda; Educación en Salud.
description Este estudo apresenta análise reflexiva sobre desenvolvimento de tecnologias assistivas online, quesubsidiam o cuidado de enfermagem à pessoa com deficiência, com base em modelo de designinstrucional de Falkembach. Estudo reflexivo, realizado em abril de 2018, através do repositórioinstitucional online do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal doCeará. Selecionaram-se pesquisas sobre tecnologias dos últimos cinco anos envolvendo pessoascom deficiência sensorial. Foram analisadas quatro pesquisas de construção de tecnologiasassistivas online, sendo três cursos e uma cartilha, sobre prevenção e promoção da saúde na saúdemamária, hipertensão arterial, saúde sexual e reprodutiva e prevenção da violência sexual comlinguagem acessível e inclusiva. Concluiu-se que o enfermeiro deve utilizar métodos rigorosos eeficazes na construção de tecnologias assistivas, obedecer às etapas do modelo, evitando erros eotimizando resultados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767
10.5380/ce.v24i0.62767
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767
identifier_str_mv 10.5380/ce.v24i0.62767
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767/pdf_en
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/36746
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/36747
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/38089
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/38108
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39969
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39970
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39977
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39978
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)
Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)
Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v24i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068302878507008