DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767 |
Resumo: | Este estudo apresenta análise reflexiva sobre desenvolvimento de tecnologias assistivas online, quesubsidiam o cuidado de enfermagem à pessoa com deficiência, com base em modelo de designinstrucional de Falkembach. Estudo reflexivo, realizado em abril de 2018, através do repositórioinstitucional online do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal doCeará. Selecionaram-se pesquisas sobre tecnologias dos últimos cinco anos envolvendo pessoascom deficiência sensorial. Foram analisadas quatro pesquisas de construção de tecnologiasassistivas online, sendo três cursos e uma cartilha, sobre prevenção e promoção da saúde na saúdemamária, hipertensão arterial, saúde sexual e reprodutiva e prevenção da violência sexual comlinguagem acessível e inclusiva. Concluiu-se que o enfermeiro deve utilizar métodos rigorosos eeficazes na construção de tecnologias assistivas, obedecer às etapas do modelo, evitando erros eotimizando resultados. |
id |
UFPR-15_591754834e7e2afed01c719802a6eb45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/62767 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOSINSTRUCTIONAL DESIGN IN NURSING: ASSISTIVE TECHNOLOGIES FOR THE BLIND AND DEAFDISEÑO INSTRUCCIONAL EN ENFERMERÍA: TECNOLOGÍAS PARA LA ATENCIÓN DE CIEGOS Y SORDOSEnfermagem; Promoção da Saúde; Inclusão SocialEnfermagem; Pessoas com Deficiência; Educação a Distância; Equipamentos de Autoajuda; Educação em Saúde.Nursing; People with Disabilities: Distance Education; Self-Help Equipment; Health education.Enfermería; Personas con Discapacidad; Educación a Distancia; Dispositivos de Autoayuda; Educación en Salud.Este estudo apresenta análise reflexiva sobre desenvolvimento de tecnologias assistivas online, quesubsidiam o cuidado de enfermagem à pessoa com deficiência, com base em modelo de designinstrucional de Falkembach. Estudo reflexivo, realizado em abril de 2018, através do repositórioinstitucional online do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal doCeará. Selecionaram-se pesquisas sobre tecnologias dos últimos cinco anos envolvendo pessoascom deficiência sensorial. Foram analisadas quatro pesquisas de construção de tecnologiasassistivas online, sendo três cursos e uma cartilha, sobre prevenção e promoção da saúde na saúdemamária, hipertensão arterial, saúde sexual e reprodutiva e prevenção da violência sexual comlinguagem acessível e inclusiva. Concluiu-se que o enfermeiro deve utilizar métodos rigorosos eeficazes na construção de tecnologias assistivas, obedecer às etapas do modelo, evitando erros eotimizando resultados.The present study provides a reflective analysis on the development of online assistivetechnologies that support nursing care for people with disabilities, based on Falkembach’sinstructional design model. Reflective study conducted in April 2018 through the onlineinstitutional repository of the Graduate Program in Nursing of Universidade Federal do Ceará.Studies on technologies from the last five years involving people with sensory disabilities wereselected. Four studies on the construction of online assistive technologies were analyzed,and three courses and one educational leaflet addressed prevention and health promotion inbreast health, high blood pressure, sexual and reproductive health and prevention of sexualviolence with accessible and inclusive language. It was concluded that nurses should userigorous and effective methods in the construction of assistive technologies, observe all thesteps the model, avoiding errors and optimizing results.Estudio que presenta un análisis reflexivo sobre el desarrollo de tecnologías de atenciónonline que respaldan la atención de enfermería a las personas con discapacidades, en baseal modelo de diseño instruccional de Falkembach. Estudio reflexivo, realizado en abril de2018 utilizando el repositorio online institucional del programa de posgrado en enfermeríade la Universidade Federal do Ceará. Fueron seleccionadas investigaciones sobre tecnologíasde los últimos cinco años en referencia a personas con carencias sensoriales. Se analizaroncuatro estudios de construcción de tecnologías de atención online: tres cursos y una libretasobre prevención y promoción de salud en salud mamaria, hipertensión arterial, salud sexualy reproductiva y prevención de la violencia sexual con lenguaje sencillo e inclusivo. Seconcluyó en que el enfermero debe utilizar métodos rigurosos y eficaces en la construcciónde tecnologías de atención y respetar las etapas del modelo, evitando errores y optimizandoresultados.Universidade Federal do ParanáConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Carvalho, Aline Tomaz deÁfio, Aline Cruz EsmeraldoMarques, Juliana FreitasPagliuca, Lorita Marlena FreitagCarvalho, Luciana Vieira deLeite, Sarah de Sá2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6276710.5380/ce.v24i0.62767Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)2176-91331414-853610.5380/ce.v24i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/36746https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/36747https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/38089https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/38108https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39969https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39970https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39977https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39978Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:13:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/62767Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:13:26Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS INSTRUCTIONAL DESIGN IN NURSING: ASSISTIVE TECHNOLOGIES FOR THE BLIND AND DEAF DISEÑO INSTRUCCIONAL EN ENFERMERÍA: TECNOLOGÍAS PARA LA ATENCIÓN DE CIEGOS Y SORDOS |
title |
DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS |
spellingShingle |
DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS Carvalho, Aline Tomaz de Enfermagem; Promoção da Saúde; Inclusão Social Enfermagem; Pessoas com Deficiência; Educação a Distância; Equipamentos de Autoajuda; Educação em Saúde. Nursing; People with Disabilities: Distance Education; Self-Help Equipment; Health education. Enfermería; Personas con Discapacidad; Educación a Distancia; Dispositivos de Autoayuda; Educación en Salud. |
title_short |
DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS |
title_full |
DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS |
title_fullStr |
DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS |
title_full_unstemmed |
DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS |
title_sort |
DESIGN INSTRUCIONAL NA ENFERMAGEM: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS E SURDOS |
author |
Carvalho, Aline Tomaz de |
author_facet |
Carvalho, Aline Tomaz de Áfio, Aline Cruz Esmeraldo Marques, Juliana Freitas Pagliuca, Lorita Marlena Freitag Carvalho, Luciana Vieira de Leite, Sarah de Sá |
author_role |
author |
author2 |
Áfio, Aline Cruz Esmeraldo Marques, Juliana Freitas Pagliuca, Lorita Marlena Freitag Carvalho, Luciana Vieira de Leite, Sarah de Sá |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Aline Tomaz de Áfio, Aline Cruz Esmeraldo Marques, Juliana Freitas Pagliuca, Lorita Marlena Freitag Carvalho, Luciana Vieira de Leite, Sarah de Sá |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem; Promoção da Saúde; Inclusão Social Enfermagem; Pessoas com Deficiência; Educação a Distância; Equipamentos de Autoajuda; Educação em Saúde. Nursing; People with Disabilities: Distance Education; Self-Help Equipment; Health education. Enfermería; Personas con Discapacidad; Educación a Distancia; Dispositivos de Autoayuda; Educación en Salud. |
topic |
Enfermagem; Promoção da Saúde; Inclusão Social Enfermagem; Pessoas com Deficiência; Educação a Distância; Equipamentos de Autoajuda; Educação em Saúde. Nursing; People with Disabilities: Distance Education; Self-Help Equipment; Health education. Enfermería; Personas con Discapacidad; Educación a Distancia; Dispositivos de Autoayuda; Educación en Salud. |
description |
Este estudo apresenta análise reflexiva sobre desenvolvimento de tecnologias assistivas online, quesubsidiam o cuidado de enfermagem à pessoa com deficiência, com base em modelo de designinstrucional de Falkembach. Estudo reflexivo, realizado em abril de 2018, através do repositórioinstitucional online do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal doCeará. Selecionaram-se pesquisas sobre tecnologias dos últimos cinco anos envolvendo pessoascom deficiência sensorial. Foram analisadas quatro pesquisas de construção de tecnologiasassistivas online, sendo três cursos e uma cartilha, sobre prevenção e promoção da saúde na saúdemamária, hipertensão arterial, saúde sexual e reprodutiva e prevenção da violência sexual comlinguagem acessível e inclusiva. Concluiu-se que o enfermeiro deve utilizar métodos rigorosos eeficazes na construção de tecnologias assistivas, obedecer às etapas do modelo, evitando erros eotimizando resultados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767 10.5380/ce.v24i0.62767 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v24i0.62767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62767/pdf_en https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/36746 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/36747 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/38089 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/38108 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39969 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39970 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39977 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/62767/39978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019) Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019) Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v24i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068302878507008 |