PORTFOLIO EN LA EVALUACIÓN DEL ESTUDIANTE DE GRADUACIÓN EN EL ÁREA DE LA SALUD: ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Mariely Carmelina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Prado, Marta Lenise do, Kempfer, Silvana Silveira, Ribeiro, Kátia Regina Barros, Oliveira, Saionara Nunes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/38199
Resumo: Estudo bibliométrico com objetivo de caracterizar as publicações nacionais e internacionais sobre a utilização do portfólio na avaliação do estudante de graduação na área da saúde. Foram selecionados resumos de artigos em português, inglês e espanhol, sem uso de filtro para o ano, de quatro bases de dados e uma biblioteca virtual, em junho e julho de 2013. Como resultado, 167 artigos foram capturados, de 1992 e 2013, a maioria em inglês, oriundos de pesquisas originais, dos Estados Unidos, disponíveis na base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Onlinee no periódico Nurse Education Today. A utilização do portfólio mostra-se como tema atual, que está sendo trabalhado de maneira contínua e crescente em diversos países e por pesquisadores de distintas categorias profissionais, fato relevante à transformação da educação na área da saúde e enfermagem.
id UFPR-15_6188ec1ef2b69eb5a5fd76ce54ea01bb
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38199
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling PORTFOLIO EN LA EVALUACIÓN DEL ESTUDIANTE DE GRADUACIÓN EN EL ÁREA DE LA SALUD: ESTUDIO BIBLIOMÉTRICOTHE PORTFOLIO IN THE EVALUATION OF THE UNDERGRADUATE STUDENT IN THE HEALTH AREA: A BIBLIOMETRIC STUDYPORTFÓLIO NA AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICOEducación superior; Evaluación educacional; Bibliometria.Higher education; Educational evaluation; Bibliometrics.Educação; Avaliação; PortfólioEducação superior; Avaliação educacional; Bibliometria.Estudo bibliométrico com objetivo de caracterizar as publicações nacionais e internacionais sobre a utilização do portfólio na avaliação do estudante de graduação na área da saúde. Foram selecionados resumos de artigos em português, inglês e espanhol, sem uso de filtro para o ano, de quatro bases de dados e uma biblioteca virtual, em junho e julho de 2013. Como resultado, 167 artigos foram capturados, de 1992 e 2013, a maioria em inglês, oriundos de pesquisas originais, dos Estados Unidos, disponíveis na base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Onlinee no periódico Nurse Education Today. A utilização do portfólio mostra-se como tema atual, que está sendo trabalhado de maneira contínua e crescente em diversos países e por pesquisadores de distintas categorias profissionais, fato relevante à transformação da educação na área da saúde e enfermagem.Estudio bibliométrico cuyo objetivo fue caracterizar las publicaciones nacionales e internacionais acerca de la utilización del portfolio en la evaluación del estudiante de graduación en el área de la salud. Fueron seleccionados resúmenes de ar tículos en por tugués, inglés y español, sin uso de filtro para el año, de cuatro bases de datos y una biblioteca virtual, en junio y julio de 2013. Como resultado, 167 artículos fueron obtenidos, de 1992 y 2013; la mayoría en inglés, que surgieron de investigaciones originales, de Estados Unidos, disponibles en la base de datos Medical Literature Analysis and Retrieval System Online y en el periódico Nurse Education Today. La utilización del portfolio se muestra un tema actual, que está siendo trabajado de modo contínuo y creciente en diversos países y por investigaciones de distintas categorías profesionales, hecho relevante a la transformación de la educación en el área de la salud y enfermería.This bibliometric study aimed to characterize Brazilian and international publications on the use of the portfolio in the evaluation of the undergraduate student in the area of health. Abstracts were selected of articles in Portuguese, English and Spanish, without using a filter for the year, from four databases and one virtual library, in June and July 2013. As a result, 167 articles were captured, from 1992 and 2013, the majority in English, originating from original research, from the United States, available on the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online database and from the Nurse Education Today journal. The use of the portfolio is shown to be a current theme, being worked upon continuously and increasingly in various countries by researchers from distinct professional categories, a fact which is relevant to the transformation of education in the area of health and nursing.Universidade Federal do ParanáBernardi, Mariely CarmelinaPrado, Marta Lenise doKempfer, Silvana SilveiraRibeiro, Kátia Regina BarrosOliveira, Saionara Nunes de2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão; Bibliometriaapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3819910.5380/ce.v20i1.38199Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)2176-91331414-853610.5380/ce.v20i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/38199/24865https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/38199/25058https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19174https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19175https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19176https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19177https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19178https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19179https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19181https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19282https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19423info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:36:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/38199Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:36:15Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PORTFOLIO EN LA EVALUACIÓN DEL ESTUDIANTE DE GRADUACIÓN EN EL ÁREA DE LA SALUD: ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO
THE PORTFOLIO IN THE EVALUATION OF THE UNDERGRADUATE STUDENT IN THE HEALTH AREA: A BIBLIOMETRIC STUDY
PORTFÓLIO NA AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
title PORTFOLIO EN LA EVALUACIÓN DEL ESTUDIANTE DE GRADUACIÓN EN EL ÁREA DE LA SALUD: ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO
spellingShingle PORTFOLIO EN LA EVALUACIÓN DEL ESTUDIANTE DE GRADUACIÓN EN EL ÁREA DE LA SALUD: ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO
Bernardi, Mariely Carmelina
Educación superior; Evaluación educacional; Bibliometria.
Higher education; Educational evaluation; Bibliometrics.
Educação; Avaliação; Portfólio
Educação superior; Avaliação educacional; Bibliometria.
title_short PORTFOLIO EN LA EVALUACIÓN DEL ESTUDIANTE DE GRADUACIÓN EN EL ÁREA DE LA SALUD: ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO
title_full PORTFOLIO EN LA EVALUACIÓN DEL ESTUDIANTE DE GRADUACIÓN EN EL ÁREA DE LA SALUD: ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO
title_fullStr PORTFOLIO EN LA EVALUACIÓN DEL ESTUDIANTE DE GRADUACIÓN EN EL ÁREA DE LA SALUD: ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO
title_full_unstemmed PORTFOLIO EN LA EVALUACIÓN DEL ESTUDIANTE DE GRADUACIÓN EN EL ÁREA DE LA SALUD: ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO
title_sort PORTFOLIO EN LA EVALUACIÓN DEL ESTUDIANTE DE GRADUACIÓN EN EL ÁREA DE LA SALUD: ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO
author Bernardi, Mariely Carmelina
author_facet Bernardi, Mariely Carmelina
Prado, Marta Lenise do
Kempfer, Silvana Silveira
Ribeiro, Kátia Regina Barros
Oliveira, Saionara Nunes de
author_role author
author2 Prado, Marta Lenise do
Kempfer, Silvana Silveira
Ribeiro, Kátia Regina Barros
Oliveira, Saionara Nunes de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Mariely Carmelina
Prado, Marta Lenise do
Kempfer, Silvana Silveira
Ribeiro, Kátia Regina Barros
Oliveira, Saionara Nunes de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educación superior; Evaluación educacional; Bibliometria.
Higher education; Educational evaluation; Bibliometrics.
Educação; Avaliação; Portfólio
Educação superior; Avaliação educacional; Bibliometria.
topic Educación superior; Evaluación educacional; Bibliometria.
Higher education; Educational evaluation; Bibliometrics.
Educação; Avaliação; Portfólio
Educação superior; Avaliação educacional; Bibliometria.
description Estudo bibliométrico com objetivo de caracterizar as publicações nacionais e internacionais sobre a utilização do portfólio na avaliação do estudante de graduação na área da saúde. Foram selecionados resumos de artigos em português, inglês e espanhol, sem uso de filtro para o ano, de quatro bases de dados e uma biblioteca virtual, em junho e julho de 2013. Como resultado, 167 artigos foram capturados, de 1992 e 2013, a maioria em inglês, oriundos de pesquisas originais, dos Estados Unidos, disponíveis na base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Onlinee no periódico Nurse Education Today. A utilização do portfólio mostra-se como tema atual, que está sendo trabalhado de maneira contínua e crescente em diversos países e por pesquisadores de distintas categorias profissionais, fato relevante à transformação da educação na área da saúde e enfermagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-31
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão; Bibliometria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/38199
10.5380/ce.v20i1.38199
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/38199
identifier_str_mv 10.5380/ce.v20i1.38199
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/38199/24865
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/38199/25058
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19174
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19175
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19176
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19177
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19178
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19179
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19181
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19282
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/38199/19423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)
Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)
Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v20i1
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068293065932800