HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Selene Cordeiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Frazão, Iracema da Silva, Ramos, Vânia Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25961
Resumo: Estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa objetivou compreender as contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na Promoção do Autocuidado de 8 usuários de substâncias psicoativas em tratamento, na modalidade intensiva, num Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad) do Município de Recife, Pernambuco. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2011 por consulta em prontuário e entrevistas que foram gravadas e submetidas à análise temática do conteúdo; o tratamento e interpretação dos dados foram organizados considerando constructos da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem. As contribuições do Grupo Terapêutico foram identificadas como motivação para a vida, suporte para identificação das demandas terapêuticas e construção de competências para o autocuidado. Esse Grupo proporciona, sob a ótica dos usuários, um ambiente terapêutico de educação em saúde por meio da troca de saberes entre os participantes e de suporte para aquisição de hábitos saudáveis. 
id UFPR-15_754170cb28c4e6df240682ff4b31dda8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/25961
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCESGRUPO TERAPÊUTICO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: SUBSÍDIOS PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVASGRUPO TERAPÉUTICO EDUCACIÓN EN SALUD: SUBSIDIOS PARA LA PROMOCIÓN DEL AUTOCUIDADO DE USUARIOS DE SUSTANCIAS PSICOACTIVASNursing; Health education; Self-care; Disorders related to substance use.Enfermagem; Educação em saúde; Autocuidado; Transtornos relacionados ao uso de substânciasEnfermería; Educación en salud; Autocuidado; Trastornos relacionados al uso de sustancias. Estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa objetivou compreender as contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na Promoção do Autocuidado de 8 usuários de substâncias psicoativas em tratamento, na modalidade intensiva, num Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad) do Município de Recife, Pernambuco. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2011 por consulta em prontuário e entrevistas que foram gravadas e submetidas à análise temática do conteúdo; o tratamento e interpretação dos dados foram organizados considerando constructos da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem. As contribuições do Grupo Terapêutico foram identificadas como motivação para a vida, suporte para identificação das demandas terapêuticas e construção de competências para o autocuidado. Esse Grupo proporciona, sob a ótica dos usuários, um ambiente terapêutico de educação em saúde por meio da troca de saberes entre os participantes e de suporte para aquisição de hábitos saudáveis. This descriptive-exploratory study with a qualitative approach aimed to investigate the contributions of the Therapeutic Group ‘Health Education in the Promotion of Self Care ’ to eight psycho-active substance users under intensive treatment in a Psychosocial Care Center –Alcohol and Drugs (CAPSad) in the municipality of Recife in the state of Pernambuco. The data was collected between July and August 2011 by consulting patient records and interviews, which were recorded and submitted to thematic content analysis; the treatment and interpretation of the data was organized taking into account constructs from Dorothea Orem’s Self-Care Theory. The contributions of the Therapeutic Group were identified as motivation for life, support for identifying therapeutic needs and construction of competencies for self-care. From the perspective of the users, this Group provides a therapeutic environment for health education through the exchange of knowledge between the participants, and support for acquiring healthy habits.Estudio descriptivo y exploratorio con abordaje cualitativo cuya finalidad fue comprender las contribuciones del Grupo Terapéutico Educación en Salud en la Promoción del Autocuidado de ocho usuarios de sustancias psicoactivas en tratamiento, en la modalidad intensiva, en un CAPSad del municipio de Recife, Pernambuco. Los datos fueron recogidos entre julio y agosto de 2011 por consulta en prontuario y entrevistas que fueron grabadas y sometidas al análisis temático de contenido; el tratamiento e interpretación de los datos fueron organizados considerando constructos de la Teoría del Autocuidado de Dorothea Orem. Las contribuciones del Grupo Terapéutico fueron identificadas como motivación para la vida, soporte para identificación de las demandas terapéuticas y construcción de competencias para el autocuidado. Ese grupo proporciona, bajo el punto de vista de los usuarios, un ambiente terapéutico de educación en salud por medio del cambio de saberes entre los participantes y de apoyo para adquisición de hábitos saludables.Universidade Federal do ParanáVasconcelos, Selene CordeiroFrazão, Iracema da SilvaRamos, Vânia Pinheiro2012-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2596110.5380/ce.v17i3.25961Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)2176-91331414-853610.5380/ce.v17i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25961/19041https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12388https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12389https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12390https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12391https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12424https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12935info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:36:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/25961Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:36:21Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES
GRUPO TERAPÊUTICO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: SUBSÍDIOS PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
GRUPO TERAPÉUTICO EDUCACIÓN EN SALUD: SUBSIDIOS PARA LA PROMOCIÓN DEL AUTOCUIDADO DE USUARIOS DE SUSTANCIAS PSICOACTIVAS
title HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES
spellingShingle HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES
Vasconcelos, Selene Cordeiro
Nursing; Health education; Self-care; Disorders related to substance use.
Enfermagem; Educação em saúde; Autocuidado; Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Enfermería; Educación en salud; Autocuidado; Trastornos relacionados al uso de sustancias.
title_short HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES
title_full HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES
title_fullStr HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES
title_full_unstemmed HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES
title_sort HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES
author Vasconcelos, Selene Cordeiro
author_facet Vasconcelos, Selene Cordeiro
Frazão, Iracema da Silva
Ramos, Vânia Pinheiro
author_role author
author2 Frazão, Iracema da Silva
Ramos, Vânia Pinheiro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Selene Cordeiro
Frazão, Iracema da Silva
Ramos, Vânia Pinheiro
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Nursing; Health education; Self-care; Disorders related to substance use.
Enfermagem; Educação em saúde; Autocuidado; Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Enfermería; Educación en salud; Autocuidado; Trastornos relacionados al uso de sustancias.
topic Nursing; Health education; Self-care; Disorders related to substance use.
Enfermagem; Educação em saúde; Autocuidado; Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Enfermería; Educación en salud; Autocuidado; Trastornos relacionados al uso de sustancias.
description Estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa objetivou compreender as contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na Promoção do Autocuidado de 8 usuários de substâncias psicoativas em tratamento, na modalidade intensiva, num Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad) do Município de Recife, Pernambuco. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2011 por consulta em prontuário e entrevistas que foram gravadas e submetidas à análise temática do conteúdo; o tratamento e interpretação dos dados foram organizados considerando constructos da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem. As contribuições do Grupo Terapêutico foram identificadas como motivação para a vida, suporte para identificação das demandas terapêuticas e construção de competências para o autocuidado. Esse Grupo proporciona, sob a ótica dos usuários, um ambiente terapêutico de educação em saúde por meio da troca de saberes entre os participantes e de suporte para aquisição de hábitos saudáveis. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-30
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25961
10.5380/ce.v17i3.25961
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25961
identifier_str_mv 10.5380/ce.v17i3.25961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25961/19041
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12388
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12389
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12390
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12391
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12424
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12935
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)
Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)
Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v17i3
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068306103926784