DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marina Frota
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pontes, Herika Paiva, Oliveira, Denise Nunes, Melo, Juliana Carneiro, Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira, Frota, Mirna Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223
Resumo: Objetivo: Investigar as dificuldades intraescolares para efetividade da cultura de paz na escola.Método: configura-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, concretizado num estudo de caso em uma escola pública da Rede Municipal de Fortaleza-Ceará, com o grupo gestor e professores da referida escola. A coleta de dados foi de fevereiro a junho de 2015. A produção dos dados foi realizada por intermédio de entrevista semiestruturada. A análise e organização dos dados foram realizadas mediante Análise de Conteúdo.Resultado: verificou-se falha de comunicação, desgaste e desmotivação dos docentes, despreparo para realizarem atividades que contemplem a paz, assim como a ausência de parcerias municipais e governamentais.Conclusão: necessidade de capacitação dos professores e gestores para que ocorra de forma efetiva a promoção da Cultura de Paz nas escolas.
id UFPR-15_906f25ae07d56364f5f2ab4ab2a59da6
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/62223
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZLAS DIFICULTADES INTRA-ESCOLARES EN LA EFICACIA DEL PROJECTO DE CULTURA DE PAZ (PROYECTO CULTURA DE LA PAZ)INTRA-SCHOOL DIFFICULTIES IN THE EFFECTIVENESS OF THE PROJETO CULTURA DE PAZ (PROJECT CULTURE OF PEACE)Violência; Cultura; Estudantes; Bullying; Agressão; Educação.Violence; Culture; Students; Bullying; Aggression; Education.Violencia; Cultura; Estudiantes; Acoso Escolar; Agresión; Educación.Objetivo: Investigar as dificuldades intraescolares para efetividade da cultura de paz na escola.Método: configura-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, concretizado num estudo de caso em uma escola pública da Rede Municipal de Fortaleza-Ceará, com o grupo gestor e professores da referida escola. A coleta de dados foi de fevereiro a junho de 2015. A produção dos dados foi realizada por intermédio de entrevista semiestruturada. A análise e organização dos dados foram realizadas mediante Análise de Conteúdo.Resultado: verificou-se falha de comunicação, desgaste e desmotivação dos docentes, despreparo para realizarem atividades que contemplem a paz, assim como a ausência de parcerias municipais e governamentais.Conclusão: necessidade de capacitação dos professores e gestores para que ocorra de forma efetiva a promoção da Cultura de Paz nas escolas.The present study aimed to research the intra-school difficulties for effectiveness of the culture of peace in the school. The methodological course based on the object of study was exploratory and descriptive with a qualitative approach. A case study was developed at the Municipal School of Fortaleza-Ceará, established in Regional V. The target public of the study was the management group and teachers of this public school. The data collection occurred from February to June 2015.The production of the data was carried out through semi-structured interviews. The analysis and organization of the data were performed through Content Analysis. There was communication failure, attrition and demotivation of teachers, lack of preparation for activities that contemplate peace, as well as the absence of municipal and governmental partnerships.El presente estudio tuvo como objetivo investigar las dificultades intraescolares para la efectividad de la cultura de paz en la escuela. El curso metodológico basado en el objeto de estudio fue exploratorio y descriptivo con un enfoque cualitativo. Se desarrolló un estudio de caso en la Escuela Municipal de Fortaleza-Ceará, establecida en la Región V. El público objetivo del estudio fue el grupo de gestión y los maestros de esta escuela pública. La recopilación de datos se realizó de febrero a junio de 2015. La producción de los datos se realizó mediante entrevistas semiestructuradas. El análisis y la organización de los datos se realizaron a través de Análisis de Contenido. Hubo fallas en la comunicación, desgaste y desmotivación de los docentes, falta de preparación para las actividades que contemplan la paz, así como ausencia de asociaciones municipales y gubernamentales.Universidade Federal do ParanáLopes, Marina FrotaPontes, Herika PaivaOliveira, Denise NunesMelo, Juliana CarneiroRibeiro, Jaime Emanuel MoreiraFrota, Mirna Albuquerque2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6222310.5380/ce.v24i0.62223Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)2176-91331414-853610.5380/ce.v24i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223/pdf_enDireitos autorais 2019 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:13:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/62223Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:13:04Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ
LAS DIFICULTADES INTRA-ESCOLARES EN LA EFICACIA DEL PROJECTO DE CULTURA DE PAZ (PROYECTO CULTURA DE LA PAZ)
INTRA-SCHOOL DIFFICULTIES IN THE EFFECTIVENESS OF THE PROJETO CULTURA DE PAZ (PROJECT CULTURE OF PEACE)
title DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ
spellingShingle DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ
Lopes, Marina Frota
Violência; Cultura; Estudantes; Bullying; Agressão; Educação.
Violence; Culture; Students; Bullying; Aggression; Education.
Violencia; Cultura; Estudiantes; Acoso Escolar; Agresión; Educación.
title_short DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ
title_full DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ
title_fullStr DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ
title_full_unstemmed DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ
title_sort DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ
author Lopes, Marina Frota
author_facet Lopes, Marina Frota
Pontes, Herika Paiva
Oliveira, Denise Nunes
Melo, Juliana Carneiro
Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira
Frota, Mirna Albuquerque
author_role author
author2 Pontes, Herika Paiva
Oliveira, Denise Nunes
Melo, Juliana Carneiro
Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira
Frota, Mirna Albuquerque
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marina Frota
Pontes, Herika Paiva
Oliveira, Denise Nunes
Melo, Juliana Carneiro
Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira
Frota, Mirna Albuquerque
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Violência; Cultura; Estudantes; Bullying; Agressão; Educação.
Violence; Culture; Students; Bullying; Aggression; Education.
Violencia; Cultura; Estudiantes; Acoso Escolar; Agresión; Educación.
topic Violência; Cultura; Estudantes; Bullying; Agressão; Educação.
Violence; Culture; Students; Bullying; Aggression; Education.
Violencia; Cultura; Estudiantes; Acoso Escolar; Agresión; Educación.
description Objetivo: Investigar as dificuldades intraescolares para efetividade da cultura de paz na escola.Método: configura-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, concretizado num estudo de caso em uma escola pública da Rede Municipal de Fortaleza-Ceará, com o grupo gestor e professores da referida escola. A coleta de dados foi de fevereiro a junho de 2015. A produção dos dados foi realizada por intermédio de entrevista semiestruturada. A análise e organização dos dados foram realizadas mediante Análise de Conteúdo.Resultado: verificou-se falha de comunicação, desgaste e desmotivação dos docentes, despreparo para realizarem atividades que contemplem a paz, assim como a ausência de parcerias municipais e governamentais.Conclusão: necessidade de capacitação dos professores e gestores para que ocorra de forma efetiva a promoção da Cultura de Paz nas escolas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-13
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223
10.5380/ce.v24i0.62223
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223
identifier_str_mv 10.5380/ce.v24i0.62223
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223/pdf_en
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)
Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)
Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v24i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068302714929152