DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223 |
Resumo: | Objetivo: Investigar as dificuldades intraescolares para efetividade da cultura de paz na escola.Método: configura-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, concretizado num estudo de caso em uma escola pública da Rede Municipal de Fortaleza-Ceará, com o grupo gestor e professores da referida escola. A coleta de dados foi de fevereiro a junho de 2015. A produção dos dados foi realizada por intermédio de entrevista semiestruturada. A análise e organização dos dados foram realizadas mediante Análise de Conteúdo.Resultado: verificou-se falha de comunicação, desgaste e desmotivação dos docentes, despreparo para realizarem atividades que contemplem a paz, assim como a ausência de parcerias municipais e governamentais.Conclusão: necessidade de capacitação dos professores e gestores para que ocorra de forma efetiva a promoção da Cultura de Paz nas escolas. |
id |
UFPR-15_906f25ae07d56364f5f2ab4ab2a59da6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/62223 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZLAS DIFICULTADES INTRA-ESCOLARES EN LA EFICACIA DEL PROJECTO DE CULTURA DE PAZ (PROYECTO CULTURA DE LA PAZ)INTRA-SCHOOL DIFFICULTIES IN THE EFFECTIVENESS OF THE PROJETO CULTURA DE PAZ (PROJECT CULTURE OF PEACE)Violência; Cultura; Estudantes; Bullying; Agressão; Educação.Violence; Culture; Students; Bullying; Aggression; Education.Violencia; Cultura; Estudiantes; Acoso Escolar; Agresión; Educación.Objetivo: Investigar as dificuldades intraescolares para efetividade da cultura de paz na escola.Método: configura-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, concretizado num estudo de caso em uma escola pública da Rede Municipal de Fortaleza-Ceará, com o grupo gestor e professores da referida escola. A coleta de dados foi de fevereiro a junho de 2015. A produção dos dados foi realizada por intermédio de entrevista semiestruturada. A análise e organização dos dados foram realizadas mediante Análise de Conteúdo.Resultado: verificou-se falha de comunicação, desgaste e desmotivação dos docentes, despreparo para realizarem atividades que contemplem a paz, assim como a ausência de parcerias municipais e governamentais.Conclusão: necessidade de capacitação dos professores e gestores para que ocorra de forma efetiva a promoção da Cultura de Paz nas escolas.The present study aimed to research the intra-school difficulties for effectiveness of the culture of peace in the school. The methodological course based on the object of study was exploratory and descriptive with a qualitative approach. A case study was developed at the Municipal School of Fortaleza-Ceará, established in Regional V. The target public of the study was the management group and teachers of this public school. The data collection occurred from February to June 2015.The production of the data was carried out through semi-structured interviews. The analysis and organization of the data were performed through Content Analysis. There was communication failure, attrition and demotivation of teachers, lack of preparation for activities that contemplate peace, as well as the absence of municipal and governmental partnerships.El presente estudio tuvo como objetivo investigar las dificultades intraescolares para la efectividad de la cultura de paz en la escuela. El curso metodológico basado en el objeto de estudio fue exploratorio y descriptivo con un enfoque cualitativo. Se desarrolló un estudio de caso en la Escuela Municipal de Fortaleza-Ceará, establecida en la Región V. El público objetivo del estudio fue el grupo de gestión y los maestros de esta escuela pública. La recopilación de datos se realizó de febrero a junio de 2015. La producción de los datos se realizó mediante entrevistas semiestructuradas. El análisis y la organización de los datos se realizaron a través de Análisis de Contenido. Hubo fallas en la comunicación, desgaste y desmotivación de los docentes, falta de preparación para las actividades que contemplan la paz, así como ausencia de asociaciones municipales y gubernamentales.Universidade Federal do ParanáLopes, Marina FrotaPontes, Herika PaivaOliveira, Denise NunesMelo, Juliana CarneiroRibeiro, Jaime Emanuel MoreiraFrota, Mirna Albuquerque2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6222310.5380/ce.v24i0.62223Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)2176-91331414-853610.5380/ce.v24i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223/pdf_enDireitos autorais 2019 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:13:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/62223Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:13:04Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ LAS DIFICULTADES INTRA-ESCOLARES EN LA EFICACIA DEL PROJECTO DE CULTURA DE PAZ (PROYECTO CULTURA DE LA PAZ) INTRA-SCHOOL DIFFICULTIES IN THE EFFECTIVENESS OF THE PROJETO CULTURA DE PAZ (PROJECT CULTURE OF PEACE) |
title |
DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ |
spellingShingle |
DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ Lopes, Marina Frota Violência; Cultura; Estudantes; Bullying; Agressão; Educação. Violence; Culture; Students; Bullying; Aggression; Education. Violencia; Cultura; Estudiantes; Acoso Escolar; Agresión; Educación. |
title_short |
DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ |
title_full |
DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ |
title_fullStr |
DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ |
title_full_unstemmed |
DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ |
title_sort |
DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ |
author |
Lopes, Marina Frota |
author_facet |
Lopes, Marina Frota Pontes, Herika Paiva Oliveira, Denise Nunes Melo, Juliana Carneiro Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira Frota, Mirna Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Pontes, Herika Paiva Oliveira, Denise Nunes Melo, Juliana Carneiro Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira Frota, Mirna Albuquerque |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Marina Frota Pontes, Herika Paiva Oliveira, Denise Nunes Melo, Juliana Carneiro Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira Frota, Mirna Albuquerque |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência; Cultura; Estudantes; Bullying; Agressão; Educação. Violence; Culture; Students; Bullying; Aggression; Education. Violencia; Cultura; Estudiantes; Acoso Escolar; Agresión; Educación. |
topic |
Violência; Cultura; Estudantes; Bullying; Agressão; Educação. Violence; Culture; Students; Bullying; Aggression; Education. Violencia; Cultura; Estudiantes; Acoso Escolar; Agresión; Educación. |
description |
Objetivo: Investigar as dificuldades intraescolares para efetividade da cultura de paz na escola.Método: configura-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, concretizado num estudo de caso em uma escola pública da Rede Municipal de Fortaleza-Ceará, com o grupo gestor e professores da referida escola. A coleta de dados foi de fevereiro a junho de 2015. A produção dos dados foi realizada por intermédio de entrevista semiestruturada. A análise e organização dos dados foram realizadas mediante Análise de Conteúdo.Resultado: verificou-se falha de comunicação, desgaste e desmotivação dos docentes, despreparo para realizarem atividades que contemplem a paz, assim como a ausência de parcerias municipais e governamentais.Conclusão: necessidade de capacitação dos professores e gestores para que ocorra de forma efetiva a promoção da Cultura de Paz nas escolas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223 10.5380/ce.v24i0.62223 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v24i0.62223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/62223/pdf_en |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019) Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019) Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v24i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068302714929152 |