DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/86384 |
Resumo: | Objetivo: sistematizar a experiência da parceria ensino-serviço na elaboração e aplicação de um jogo virtual sobre doação de órgãos e tecidos enquanto proposta de educação permanente em saúde.Método: sistematização de experiência, conduzida por análise documental, envolvendo o processo de elaboração e aplicação de uma prática educativa de gamification por estudantes, professores e profissionais da enfermagem, que desenvolveram a estratégia e aplicaram em um hospital universitário no Sul do Brasil em setembro de 2020.Resultados: ante o contexto sanitário imposto pela covid-19, o jogo virtual composto por 20 questões em torno do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, enquanto estratégia de educação permanente em saúde, inspirou engajamento e motivação dos profissionais, que mostraram escasso conhecimento acerca da temática e avaliaram a estratégia como positiva.Conclusão: evidenciou-se um caminho potencial a ser replicado em diferentes contextos e temáticas, estimulando e encorajando o processo de cuidado e de educação. |
id |
UFPR-15_e1a7091d1b29208faba3a4121863f762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/86384 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDECiências da Saúde; Enfermagem.Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Pessoal de Saúde; Doadores de Tecidos.Objetivo: sistematizar a experiência da parceria ensino-serviço na elaboração e aplicação de um jogo virtual sobre doação de órgãos e tecidos enquanto proposta de educação permanente em saúde.Método: sistematização de experiência, conduzida por análise documental, envolvendo o processo de elaboração e aplicação de uma prática educativa de gamification por estudantes, professores e profissionais da enfermagem, que desenvolveram a estratégia e aplicaram em um hospital universitário no Sul do Brasil em setembro de 2020.Resultados: ante o contexto sanitário imposto pela covid-19, o jogo virtual composto por 20 questões em torno do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, enquanto estratégia de educação permanente em saúde, inspirou engajamento e motivação dos profissionais, que mostraram escasso conhecimento acerca da temática e avaliaram a estratégia como positiva.Conclusão: evidenciou-se um caminho potencial a ser replicado em diferentes contextos e temáticas, estimulando e encorajando o processo de cuidado e de educação. Federal University of ParanáLima, Lucas Vinícius dePavinati, GabrielGonçalves, Luciane de Assis RochaCorsi, Carlos Alexandre CurylofoCabianchi, Ellen CatarineFreitas, Rosane Almeida deBaldissera, Vanessa Denardi Antoniassi2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSistematização de Experiência.application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8638410.1590/ce.v28i0.86384Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)2176-91331414-853610.1590/ce.v28i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/86384/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/53797https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/53798https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/53800https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/54821https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/54823https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/54827https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57601https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57602https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57747https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57832https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57882https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57883https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57887https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57888https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57889Direitos autorais 2023 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T17:30:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/86384Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2023-12-14T17:30:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE |
title |
DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE |
spellingShingle |
DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE Lima, Lucas Vinícius de Ciências da Saúde; Enfermagem. Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Pessoal de Saúde; Doadores de Tecidos. |
title_short |
DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE |
title_full |
DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE |
title_fullStr |
DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE |
title_sort |
DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE |
author |
Lima, Lucas Vinícius de |
author_facet |
Lima, Lucas Vinícius de Pavinati, Gabriel Gonçalves, Luciane de Assis Rocha Corsi, Carlos Alexandre Curylofo Cabianchi, Ellen Catarine Freitas, Rosane Almeida de Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi |
author_role |
author |
author2 |
Pavinati, Gabriel Gonçalves, Luciane de Assis Rocha Corsi, Carlos Alexandre Curylofo Cabianchi, Ellen Catarine Freitas, Rosane Almeida de Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lucas Vinícius de Pavinati, Gabriel Gonçalves, Luciane de Assis Rocha Corsi, Carlos Alexandre Curylofo Cabianchi, Ellen Catarine Freitas, Rosane Almeida de Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde; Enfermagem. Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Pessoal de Saúde; Doadores de Tecidos. |
topic |
Ciências da Saúde; Enfermagem. Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Pessoal de Saúde; Doadores de Tecidos. |
description |
Objetivo: sistematizar a experiência da parceria ensino-serviço na elaboração e aplicação de um jogo virtual sobre doação de órgãos e tecidos enquanto proposta de educação permanente em saúde.Método: sistematização de experiência, conduzida por análise documental, envolvendo o processo de elaboração e aplicação de uma prática educativa de gamification por estudantes, professores e profissionais da enfermagem, que desenvolveram a estratégia e aplicaram em um hospital universitário no Sul do Brasil em setembro de 2020.Resultados: ante o contexto sanitário imposto pela covid-19, o jogo virtual composto por 20 questões em torno do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, enquanto estratégia de educação permanente em saúde, inspirou engajamento e motivação dos profissionais, que mostraram escasso conhecimento acerca da temática e avaliaram a estratégia como positiva.Conclusão: evidenciou-se um caminho potencial a ser replicado em diferentes contextos e temáticas, estimulando e encorajando o processo de cuidado e de educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Sistematização de Experiência. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/86384 10.1590/ce.v28i0.86384 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/86384 |
identifier_str_mv |
10.1590/ce.v28i0.86384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/86384/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/53797 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/53798 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/53800 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/54821 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/54823 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/54827 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57601 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57602 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57747 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57832 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57882 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57883 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57887 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57888 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023) Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023) Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023) 2176-9133 1414-8536 10.1590/ce.v28i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068289756626944 |