DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lucas Vinícius de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pavinati, Gabriel, Gonçalves, Luciane de Assis Rocha, Corsi, Carlos Alexandre Curylofo, Cabianchi, Ellen Catarine, Freitas, Rosane Almeida de, Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/86384
Resumo: Objetivo: sistematizar a experiência da parceria ensino-serviço na elaboração e aplicação de um jogo virtual sobre doação de órgãos e tecidos enquanto proposta de educação permanente em saúde.Método: sistematização de experiência, conduzida por análise documental, envolvendo o processo de elaboração e aplicação de uma prática educativa de gamification por estudantes, professores e profissionais da enfermagem, que desenvolveram a estratégia e aplicaram em um hospital universitário no Sul do Brasil em setembro de 2020.Resultados: ante o contexto sanitário imposto pela covid-19, o jogo virtual composto por 20 questões em torno do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, enquanto estratégia de educação permanente em saúde, inspirou engajamento e motivação dos profissionais, que mostraram escasso conhecimento acerca da temática e avaliaram a estratégia como positiva.Conclusão: evidenciou-se um caminho potencial a ser replicado em diferentes contextos e temáticas, estimulando e encorajando o processo de cuidado e de educação. 
id UFPR-15_e1a7091d1b29208faba3a4121863f762
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/86384
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDECiências da Saúde; Enfermagem.Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Pessoal de Saúde; Doadores de Tecidos.Objetivo: sistematizar a experiência da parceria ensino-serviço na elaboração e aplicação de um jogo virtual sobre doação de órgãos e tecidos enquanto proposta de educação permanente em saúde.Método: sistematização de experiência, conduzida por análise documental, envolvendo o processo de elaboração e aplicação de uma prática educativa de gamification por estudantes, professores e profissionais da enfermagem, que desenvolveram a estratégia e aplicaram em um hospital universitário no Sul do Brasil em setembro de 2020.Resultados: ante o contexto sanitário imposto pela covid-19, o jogo virtual composto por 20 questões em torno do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, enquanto estratégia de educação permanente em saúde, inspirou engajamento e motivação dos profissionais, que mostraram escasso conhecimento acerca da temática e avaliaram a estratégia como positiva.Conclusão: evidenciou-se um caminho potencial a ser replicado em diferentes contextos e temáticas, estimulando e encorajando o processo de cuidado e de educação. Federal University of ParanáLima, Lucas Vinícius dePavinati, GabrielGonçalves, Luciane de Assis RochaCorsi, Carlos Alexandre CurylofoCabianchi, Ellen CatarineFreitas, Rosane Almeida deBaldissera, Vanessa Denardi Antoniassi2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSistematização de Experiência.application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8638410.1590/ce.v28i0.86384Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)2176-91331414-853610.1590/ce.v28i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/86384/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/53797https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/53798https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/53800https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/54821https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/54823https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/54827https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57601https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57602https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57747https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57832https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57882https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57883https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57887https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57888https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57889Direitos autorais 2023 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T17:30:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/86384Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2023-12-14T17:30:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
title DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
spellingShingle DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Lima, Lucas Vinícius de
Ciências da Saúde; Enfermagem.
Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Pessoal de Saúde; Doadores de Tecidos.
title_short DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
title_full DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
title_fullStr DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
title_full_unstemmed DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
title_sort DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
author Lima, Lucas Vinícius de
author_facet Lima, Lucas Vinícius de
Pavinati, Gabriel
Gonçalves, Luciane de Assis Rocha
Corsi, Carlos Alexandre Curylofo
Cabianchi, Ellen Catarine
Freitas, Rosane Almeida de
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
author_role author
author2 Pavinati, Gabriel
Gonçalves, Luciane de Assis Rocha
Corsi, Carlos Alexandre Curylofo
Cabianchi, Ellen Catarine
Freitas, Rosane Almeida de
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lucas Vinícius de
Pavinati, Gabriel
Gonçalves, Luciane de Assis Rocha
Corsi, Carlos Alexandre Curylofo
Cabianchi, Ellen Catarine
Freitas, Rosane Almeida de
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde; Enfermagem.
Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Pessoal de Saúde; Doadores de Tecidos.
topic Ciências da Saúde; Enfermagem.
Jogos e Brinquedos; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Pessoal de Saúde; Doadores de Tecidos.
description Objetivo: sistematizar a experiência da parceria ensino-serviço na elaboração e aplicação de um jogo virtual sobre doação de órgãos e tecidos enquanto proposta de educação permanente em saúde.Método: sistematização de experiência, conduzida por análise documental, envolvendo o processo de elaboração e aplicação de uma prática educativa de gamification por estudantes, professores e profissionais da enfermagem, que desenvolveram a estratégia e aplicaram em um hospital universitário no Sul do Brasil em setembro de 2020.Resultados: ante o contexto sanitário imposto pela covid-19, o jogo virtual composto por 20 questões em torno do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, enquanto estratégia de educação permanente em saúde, inspirou engajamento e motivação dos profissionais, que mostraram escasso conhecimento acerca da temática e avaliaram a estratégia como positiva.Conclusão: evidenciou-se um caminho potencial a ser replicado em diferentes contextos e temáticas, estimulando e encorajando o processo de cuidado e de educação. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Sistematização de Experiência.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/86384
10.1590/ce.v28i0.86384
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/86384
identifier_str_mv 10.1590/ce.v28i0.86384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/86384/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/53797
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/53798
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/53800
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/54821
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/54823
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/54827
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57601
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57602
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57747
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57832
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57882
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57883
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57887
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57888
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/86384/57889
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Paraná
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
2176-9133
1414-8536
10.1590/ce.v28i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068289756626944