Superdotação – identificação e opções de atendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Maria Irribarem
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, Baibich, Tânia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2156
Resumo: A educação especial dos superdotados pode parecer polêmica, já que portadores de altas habilidades muitas vezes são vistos como seres privilegiados por natureza. O presente artigo parte do princípio de que o compromisso do educador com tais alunos deve ser o mesmo compromisso que ele tem com todos os seus alunos: o de estabelecer com eles uma relação educativa que respeite as diferenças e que atenda, na medida do possível, às necessidades especiais dos alunos. Estruturado a partir de pesquisas feitas para a dissertação de mestrado que vincula um programa de atendimento a alunos superdotados ao desenvolvimento da autonomia moral, este trabalho apresenta o conceito de superdotação, que não é único e está sujeito às variações culturais, bem como algumas dificuldades na identificação do indivíduo superdotado. Também analisa o uso dos testes de inteligência na avaliação do indivíduo portador de altas habilidades, além de arrolar outros fatores presentes na identificação do aluno com este tipo de necessidade especial. Finalmente, descreve alguns tipos de programas propostos como alternativas de atendimento ao aluno portador de altas habilidades pelos órgãos governamentais e por especialistas em superdotação. Avalia que o papel do educador é fundamental para que o aluno portador de altas habilidades possa perceber seus talentos e não se imagine apenas como um aluno diferente. Giftedness – identification and education options Abstract The special education of the gifted ones can be seen as controversial, as the gifted are seen as privileged beings most of the times. In this paper, one sees the role of the teacher educating gifted students equal to the role of the teacher educating any student, that is, the role of establishing with them an educational relationship which respects the differences and fulfills the special needs of each and every student. It has been written having as a basis the research made for a dissertation which links a program for the education of gifted students with the development of their moral autonomy, and it presents a given concept of giftedness, as well as some difficulties that can be found in the identification of those beings. It also analyses the use of intelligence tests to evaluate gifted pupils, as well as listing other factors involved in their evaluation. Finally, it describes some kinds of programs seen as alternatives of education of the gifted ones, not only by experts, but by the government as well. One sees that the role of the educator is very important if one wants the gifted ones to become aware of their talents, trying to minimize the effects of being seen as a different student.
id UFPR-4_011e14ba93ec4ef4b8655dc0446bec8d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2156
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Superdotação – identificação e opções de atendimentonecessidades especiais; superdotação; educação especial; special needs; gifted; special education. A educação especial dos superdotados pode parecer polêmica, já que portadores de altas habilidades muitas vezes são vistos como seres privilegiados por natureza. O presente artigo parte do princípio de que o compromisso do educador com tais alunos deve ser o mesmo compromisso que ele tem com todos os seus alunos: o de estabelecer com eles uma relação educativa que respeite as diferenças e que atenda, na medida do possível, às necessidades especiais dos alunos. Estruturado a partir de pesquisas feitas para a dissertação de mestrado que vincula um programa de atendimento a alunos superdotados ao desenvolvimento da autonomia moral, este trabalho apresenta o conceito de superdotação, que não é único e está sujeito às variações culturais, bem como algumas dificuldades na identificação do indivíduo superdotado. Também analisa o uso dos testes de inteligência na avaliação do indivíduo portador de altas habilidades, além de arrolar outros fatores presentes na identificação do aluno com este tipo de necessidade especial. Finalmente, descreve alguns tipos de programas propostos como alternativas de atendimento ao aluno portador de altas habilidades pelos órgãos governamentais e por especialistas em superdotação. Avalia que o papel do educador é fundamental para que o aluno portador de altas habilidades possa perceber seus talentos e não se imagine apenas como um aluno diferente. Giftedness – identification and education options Abstract The special education of the gifted ones can be seen as controversial, as the gifted are seen as privileged beings most of the times. In this paper, one sees the role of the teacher educating gifted students equal to the role of the teacher educating any student, that is, the role of establishing with them an educational relationship which respects the differences and fulfills the special needs of each and every student. It has been written having as a basis the research made for a dissertation which links a program for the education of gifted students with the development of their moral autonomy, and it presents a given concept of giftedness, as well as some difficulties that can be found in the identification of those beings. It also analyses the use of intelligence tests to evaluate gifted pupils, as well as listing other factors involved in their evaluation. Finally, it describes some kinds of programs seen as alternatives of education of the gifted ones, not only by experts, but by the government as well. One sees that the role of the educator is very important if one wants the gifted ones to become aware of their talents, trying to minimize the effects of being seen as a different student. UFPR2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2156Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 125-141Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 125-141Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 125-1411984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2156/1808https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2156/31350Soares, Ana Maria IrribaremArco-Verde, Yvelise Freitas de SouzaBaibich, Tânia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:16:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/2156Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:16:35Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Superdotação – identificação e opções de atendimento
title Superdotação – identificação e opções de atendimento
spellingShingle Superdotação – identificação e opções de atendimento
Soares, Ana Maria Irribarem
necessidades especiais; superdotação; educação especial; special needs; gifted; special education.
title_short Superdotação – identificação e opções de atendimento
title_full Superdotação – identificação e opções de atendimento
title_fullStr Superdotação – identificação e opções de atendimento
title_full_unstemmed Superdotação – identificação e opções de atendimento
title_sort Superdotação – identificação e opções de atendimento
author Soares, Ana Maria Irribarem
author_facet Soares, Ana Maria Irribarem
Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza
Baibich, Tânia Maria
author_role author
author2 Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza
Baibich, Tânia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Maria Irribarem
Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza
Baibich, Tânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv necessidades especiais; superdotação; educação especial; special needs; gifted; special education.
topic necessidades especiais; superdotação; educação especial; special needs; gifted; special education.
description A educação especial dos superdotados pode parecer polêmica, já que portadores de altas habilidades muitas vezes são vistos como seres privilegiados por natureza. O presente artigo parte do princípio de que o compromisso do educador com tais alunos deve ser o mesmo compromisso que ele tem com todos os seus alunos: o de estabelecer com eles uma relação educativa que respeite as diferenças e que atenda, na medida do possível, às necessidades especiais dos alunos. Estruturado a partir de pesquisas feitas para a dissertação de mestrado que vincula um programa de atendimento a alunos superdotados ao desenvolvimento da autonomia moral, este trabalho apresenta o conceito de superdotação, que não é único e está sujeito às variações culturais, bem como algumas dificuldades na identificação do indivíduo superdotado. Também analisa o uso dos testes de inteligência na avaliação do indivíduo portador de altas habilidades, além de arrolar outros fatores presentes na identificação do aluno com este tipo de necessidade especial. Finalmente, descreve alguns tipos de programas propostos como alternativas de atendimento ao aluno portador de altas habilidades pelos órgãos governamentais e por especialistas em superdotação. Avalia que o papel do educador é fundamental para que o aluno portador de altas habilidades possa perceber seus talentos e não se imagine apenas como um aluno diferente. Giftedness – identification and education options Abstract The special education of the gifted ones can be seen as controversial, as the gifted are seen as privileged beings most of the times. In this paper, one sees the role of the teacher educating gifted students equal to the role of the teacher educating any student, that is, the role of establishing with them an educational relationship which respects the differences and fulfills the special needs of each and every student. It has been written having as a basis the research made for a dissertation which links a program for the education of gifted students with the development of their moral autonomy, and it presents a given concept of giftedness, as well as some difficulties that can be found in the identification of those beings. It also analyses the use of intelligence tests to evaluate gifted pupils, as well as listing other factors involved in their evaluation. Finally, it describes some kinds of programs seen as alternatives of education of the gifted ones, not only by experts, but by the government as well. One sees that the role of the educator is very important if one wants the gifted ones to become aware of their talents, trying to minimize the effects of being seen as a different student.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2156
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2156/1808
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2156/31350
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 125-141
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 125-141
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 125-141
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989825723924480