Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexa
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20355 |
Resumo: | O presente artigo, de natureza teórica e com base em pesquisas realizadas com crianças, discute as complexas relações entre consciência metalingüística e compreensão leitora a partir da consciência fonológica, da consciência morfológica e da consciência metatextual. A consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir acerca dos sons que compõem as palavras, auxiliando no processo de decodificação que, por sua vez, contribui para a compreensão de leitura. A consciência morfológica pode ser entendida como a habilidade de refletir sobre os morfemas, que são as menores unidades lingüísticas que têm significado próprio. O que se observa é que a informação relativa à decodificação interage com informações sintático-semânticas oriundas do conhecimento que o leitor possui acerca da morfologia da língua, contribuindo para a leitura de textos. A consciência metatextual refere-se à habilidade de refletir sobre as propriedades dos textos. Diferentemente da consciência fonológica e morfológica, as relações entre a consciência metatextual e a compreensão leitora não são tão claras, havendo resultados divergentes quanto à contribuição do conhecimento sobre as propriedades do texto para a compreensão textual. O entendimento dessas relações permite construir um quadro teórico a respeito do papel da consciência metalinguística, seja em relação ao fonema, ao morfema ou às propriedades do texto, na compreensão textual; bem como extrair implicações educacionais acerca da aprendizagem da leitura. |
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Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexaO presente artigo, de natureza teórica e com base em pesquisas realizadas com crianças, discute as complexas relações entre consciência metalingüística e compreensão leitora a partir da consciência fonológica, da consciência morfológica e da consciência metatextual. A consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir acerca dos sons que compõem as palavras, auxiliando no processo de decodificação que, por sua vez, contribui para a compreensão de leitura. A consciência morfológica pode ser entendida como a habilidade de refletir sobre os morfemas, que são as menores unidades lingüísticas que têm significado próprio. O que se observa é que a informação relativa à decodificação interage com informações sintático-semânticas oriundas do conhecimento que o leitor possui acerca da morfologia da língua, contribuindo para a leitura de textos. A consciência metatextual refere-se à habilidade de refletir sobre as propriedades dos textos. Diferentemente da consciência fonológica e morfológica, as relações entre a consciência metatextual e a compreensão leitora não são tão claras, havendo resultados divergentes quanto à contribuição do conhecimento sobre as propriedades do texto para a compreensão textual. O entendimento dessas relações permite construir um quadro teórico a respeito do papel da consciência metalinguística, seja em relação ao fonema, ao morfema ou às propriedades do texto, na compreensão textual; bem como extrair implicações educacionais acerca da aprendizagem da leitura. UFPRCAPESCNPqFACEPE E FAPERJSpinillo, Aline GalvãoMota, Márcia Maria Peruzzi Elia daCorrea, Jane2010-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20355Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 157-171Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 157-171Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 157-1711984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20355/13517https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20355/31001info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:58:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/20355Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:58:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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